Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Segurança

Defesa Civil do Estado faz treinamento para período de estiagem na região

 Reuniao Defesa Civil original

      Franca sediou nesta quinta-feira, 9, a Oficina Preparatória São Paulo sem Fogo realizada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) e contou com a participação de mais de 60 pessoas de vários municípios da região de Franca, entre eles Ituverava, Ipuã, Morro Agudo, Franca, entre outros.
      Marcus Araújo, secretário de Segurança e coordenador municipal da Defesa Civil, esteve presente, além de agentes de Franca e Guarda Municipal. “É um trabalho de extrema importância para que consigamos reduzir significativamente o número dos focos de incêndio”, disse.
      A oficina foi conduzida pela Capitão do Corpo de Bombeiros de Franca e coordenadora regional da Defesa Civil, Sandra Helena de Camargo. Os brigadistas da região e agentes da Defesa Civil de cada cidade puderam ter contato com instruções teóricas e práticas sobre planos de contingência e previsão meteorológica; emissão de alertas e comunicação em desastres; incêndios florestais e danos à fauna; e saúde pública no período de estiagem. “Este ano, o período de estiagem se antecipou e já temos o alerta que a situação pode ser mais crítica que em anos anteriores. Por isso, é importante nos adiantarmos e despertarmos a mentalidade da Defesa Civil de cada cidade não só em como combater os incêndios, mas acima de tudo, fazer trabalhos preventivos. É uma união entre poder público e iniciativa privada”, explicou.

Central de Monitoramento auxilia no combate a criminalidade

 Central original

          Nos últimos três meses, a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal flagrou crimes, acidentes e infrações das mais diversas. A maioria na área central da cidade.
      De acordo com o inspetor da Guarda Civil, Luiz Fernando Fernandes, as câmeras têm sido importantes aliadas no combate à criminalidade, ajudando a esclarecer delitos e até acidentes de trânsito. “Antigamente, quando acontecia um crime na área central, por exemplo, a Polícia Militar precisava colher informações e ir atrás de imagens das câmeras de estabelecimentos na tentativa de elucidar o fato. Como a abrangência das câmeras da Central é muito grande, a Guarda que faz o monitoramento, já conseguiu flagrar muitas ações e com o acionamento da PM, chegar aos criminosos ou até mesmo impedir a ação delituosa”, disse.
      No período mencionado, as câmeras flagraram 27 acidentes de trânsito, nove furtos a estabelecimentos comerciais, entre outros como atropelamento de pedestre, pessoas suspeitas vendendo produto de furto, suspeito armado em posto de combustível e veículo suspeito com pessoas que tinham passagem policial.
      A Central de Monitoramento, comandada pela Guarda Civil Municipal, foi inaugurada em agosto do ano passado e conta com oito monitores grandes, utilizados para o acompanhamento das 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade. São equipamentos de alta resolução que captam imagens em 360º. A unidade funciona 24 horas por dia, integrada com as Polícias Civil e Militar.
      Segundo Fernandes, a Central de Monitoramento foi um divisor de águas na segurança. "Mesmo que algum crime não possa ser evitado, após o ocorrido, nós conseguiremos, através das imagens, esclarecer a ocorrência e identificar os infratores”, finalizou.
 
Crime ambiental
      Nas últimas semanas, a Guarda Civil também tem feito vários flagrantes de descarte irregular de lixo na área urbana.
      Somente na estrada Alberto Carraro, no Jardim Ipanema, na Região Norte, foram três flagrantes em menos de 15 dias. Em um dos descartes, a Guarda encontrou restos de materiais utilizados na fabricação de bolsas e carteiras. Através dos dados encontrados junto aos materiais, os agentes conseguiram chegar até os responsáveis. “Infelizmente, temos estes locais que chamamos de “pontos viciados”, onde as pessoas insistem em realizar o descarte irregular. Porém, a Guarda está de olho e temos recebido muitas denúncias anônimas no momento do descarte, o que tem aumentando as autuações”, disse Fernandes.
      Desde o começo do ano, a Guarda Civil aplicou mais de 50 autuações ambientais, sendo a maioria por descarte de lixo. A multa para quem é flagrado comentando este tipo de crime é de R$ 598,50, segundo a Lei Complementar Municipal nº 9, de 26 de novembro de 1996 (Código do Meio Ambiente do Município de Franca).
      Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelos telefones 153 e (16) 3724-1033 ou pelo 'EcoFranca', aplicativo da Prefeitura disponível para celulares com sistemas iOS e Android.

Segurança convoca taxistas para vagas abertas

 Convacao Taxistas original

        A Secretaria de Segurança publicou nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial do Município, o edital de convocação de novos taxistas que estavam cadastrados para o preenchimento de vagas disponibilizadas, conforme definido pela legislação. A publicação poderá ser consultada no link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2483-15032024.pdf.

     Os convocados deverão comparecer à Central de Atendimento da Prefeitura, a partir do dia 18 de março até 8 de abril, das 8 às 16 horas, para providenciar a inscrição municipal e se habilitarem para o transporte de táxi.      Para confirmar a inscrição, é necessário que cada um providencie e apresente a seguinte documentação:

- RG, CPF e CNH com EAR (exerce atividade remunerada);- Certidão de ações criminais no TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo);- Cópia do documento do veículo (com no máximo 15 anos de uso e no nome do convocado);- Certidão de quitação eleitoral;- Atestado Médico (assinado por médico do trabalho ou clínica do trabalho);- Comprovante de endereço;- Cópia do edital de convocação.

Segurança e Emdef ampliam serviços de sinalização

 Sinalizacao Reforco original

        A Secretaria de Segurança e a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca) estão ampliando o serviço de sinalização de trânsito e pintura, aliado à instalação de placas para inibir os excessos de velocidade. Este trabalho permitiu nestes primeiros meses do ano, o atendimento de 18 bairros, abrangendo todas as regiões, com serviços de pintura de solo e instalação de novas placas verticais.

     Nesta quarta-feira, 13, as equipes trabalharam no Recanto Elimar, fazendo a marcação de solo. Para o período da noite, está programada a continuidade do serviço. Esta medida tem a finalidade de evitar impacto na rotina do sistema viário, especialmente nas vias de maior movimento.

     Dentre os bairros que receberam revitalização na sinalização e pintura nas últimas semanas, constam a Vila Santa Helena, Noêmia, São Joaquim, Cidade Nova, Santa Terezinha, Santa Maria do Carmo, Teixeira, Santo Antônio, Monteiro, Allan Kardec, Jardim Boa Esperança, Vila Real, Recanto Elimar, Vila Europa, Jardim Aeroporto I, Parque do Horto, Vila Nicácio e Jardim Miron. Foram instaladas 444 novas placas, substituídas 483 e pintados mais de 31 mil metros quadrados de sinalização horizontal em ruas e avenidas.

     Receberão os serviços, nos próximos dias, os bairros Aeroporto II e III e Jardim Santa Mônica (Samello V).

Procon oferece atendimento na praça nesta quarta-feira

 Atendimento Movel Procon original

       O Procon de Franca e a Fundação Procon de São Paulo realizam nesta quarta-feira, 13, atendimentos gratuitos na praça central Nossa Senhora da Conceição, próximo à Fonte Luminosa, como parte das ações da Semana do Consumidor, cujo Dia Mundial é celebrado nesta sexta-feira, 15.

     A unidade móvel do Procon estará na praça no horário das 9 às 16 horas, onde as pessoas poderão tirar dúvidas, registrar reclamações e receberem material informativo.

     Luís Murari, chefe do Setor de Defesa do Consumidor, ressaltou a importância da harmonia no mercado de consumo, respeitando sempre os direitos entre consumidor e fornecedor. "O mercado se mostra cada vez mais complexo, pois a quantidade e a variedade de produtos e serviços colocados à disposição do consumidor crescem com o passar dos anos, portanto a conscientização nesta hora é extremamente importante, visando evitar danos e conflitos", disse.

     Nos primeiros meses deste ano, foram prestados cerca de 2.000 atendimentos na sede do Procon, que fica no Parque dos Pinhais. Desta quantidade, o maior percentual de reclamações foi 'assunto financeiro' com 42,99% ou 736 reclamações, seguido de produtos com 339 solicitações, o que representa 19,80% e 307 para serviços privados, com 17,93%.

     O Procon Franca fica na Alameda Vicente Leporace, 4655 - Parque dos Pinhais e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3721-4678 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais