Conselho de Assistência Social descentraliza suas reuniões

    O Conselho Municipal de Assistência Social pretende estar mais próximo da comunidade e estimular a participação dos moradores das várias regiões nos assuntos do seu interesse. Nesse sentido começou este mês, a partir da reunião mensal dos conselheiros no Cras Sul, no Jardim Aeroporto I, realizá-las de forma descentralizada nos bairros.

    Segundo a presidente Lucinéia Sartóri Coelho, é uma forma de facilitar a participação da comunidade nas discussões dos temas que são do seu interesse. No encontro de quinta-feira, 11, além dos conselheiros com assento no colegiado estiveram presentes vários moradores e usuários dos serviços da região Sul.

    De acordo com avaliação prévia que fez após o encerramento, foi muito positivo tratar com a participação daquelas pessoas que compareceram de temas que estão muito presentes nos atendimentos sociais.

     Além disso, essa abertura proporciona a oportunidade das pessoas terem acesso a uma série de informações úteis para o seu dia a dia. A proposta é avançar nesse propósito realizando, nos meses seguintes, as reuniões nos Cras das outras quatro regiões da cidade, previamente divulgadas para que os moradores podendo compareçam e participem apresentando suas demandas e sugestões.

Casa de Passagem e Abrigo Provisório oferecem amparo contínuo à população

casadepassagem original

Atualmente com 40 pessoas, a Casa de Passagem tem seu limite de atendimento atingido.  


     Ainda sobre as baixas temperaturas, a Prefeitura de Franca registrou uma grande demanda nos últimos dias. A Casa de Passagem e o Abrigo Provisório fizeram o que puderam para atender a todos, mas respeitando o limite dos espaços, encaminharam a demanda reprimida para a Escola Municipal “Nair Rocha”, onde acontecia a ação de emergência para acolher moradores de rua durante o feriado prolongado que registrou baixa temperatura na cidade.
    A Casa de Passagem, localizada na Avenida Dr. Willian Azzuz, tem como finalidade principal acomodar e oferecer amparo especialmente para pessoas de outras cidades. O suporte é ofertado por até 90 dias . Após este prazo, a Casa abre espaço para que um novo integrante realize seu cadastro. Segundo Taís Cristina de Oliveira Lopes, do departamento administrativo do local, existem exceções e, em alguns casos, ficam por um período maior, mas com uma completa avaliação do caso.

    Atualmente com 40 pessoas, a Casa de Passagem tem seu limite de atendimento atingido. Além da acomodação, banheiro e alimentação, a Prefeitura disponibiliza passagens rodoviárias para aqueles que desejam voltar para a cidade de origem. Somente no mês de junho, foram 110 passagens num raio de até 200 quilômetros.
    Já o Abrigo Provisório tem outro viés. Com o limite de até 48 pessoas, também lotada, a casa acolhe essa população por até 6 meses. “No Abrigo atendemos muitas pessoas que trabalham, estudam, vão à igreja. Aqui eles têm livre acesso e acompanhamento de assistentes sociais, psicólogos e da pedagoga que prepara atividades recreativas. Preparamos o indivíduo para o mercado de trabalho e se necessário para uma recuperação”, disse Dário Rosa dos Santos, auxiliar administrativo do Abrigo.
    Os dois locais atuam 24h com fornecimento de quatro refeições. Para usufruir é preciso seguir algumas regras. Os acordos foram firmados juntamente com os membros, que aceitaram tais regras como o retorno até às 18h e a proibição do álcool dentro do recinto.

 

Divulgado gabarito da prova do Conselho Tutelar

    O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente divulgou nesta quinta-feira, 11, por meio da Comissão Eleitoral, o gabarito da segunda prova para conselheiro tutelar realizada na última quarta-feira, 10, para aqueles candidatos que não conseguiram a pontuação mínima exigida conforme publicado em edital. A publicação com as orientações gerais ocorrerá na edição do Diário Oficial dessa sexta-feira, 12, com informações gerais sobre o prazo para apresentação de eventuais recursos.

    De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Franca, (CMDCAF), Eurípedes Palhares, os candidatos que participaram da segunda etapa da avaliação, terão prazo de três dias corridos para apresentação de eventuais recursos. Isso significa que esse prazo passa a contar a partir da publicação e terminará na segunda-feira, dia 15, considerando que domingo não existe expediente nas repartições.

    Em seu art. 2º do Edital, fica estabelecido que os recursos deverão ser efetuados por escrito, dirigidos à Comissão Eleitoral devidamente fundamentados e instruídos com os elementos probatórios das alegações. Decorrido o prazo já referido a Comissão Eleitoral se reunirá para avaliar e decidir sobre eventuais recursos interpostos pelos interessados, retificando, se necessário, o gabarito divulgado.

Com a publicação no Diário Oficial, o presente Edital será afixado na sede da CMDCAF, disponibilizado na Internet no endereço: www.franca.sp.gov.br, link CMDCA- Franca.

 

Gabarito

   O gabarito da segunda fase da avaliação de conhecimentos sobre Língua Portuguesa e legislação específica sobre os direitos da criança e do adolescente, realizado no dia 10/07/19, é o seguinte:

 

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

LÍNGUA PORTUGUESA

1

A

11

D

21

B

2

C

12

B

22

A

3

A

13

A

23

D

4

D

14

C

24

C

5

B

15

A

25

A

6

A

16

C

26

C

7

B

17

A

27

D

8

C

18

D

28

B

9

D

19

C

29

D

10

D

20

B

30

B

Ação Social atende mais de 170 pessoas no feriado gelado

      No fim de semana, contando ainda o feriado, mais frio dos últimos oito anos, a Prefeitura de Franca se mobilizou para amparar à população de rua. Através da Secretaria de Ação Social em conjunto com a de Educação, Serviços e Meio Ambiente e a Guarda Civil, foi realizada a ação “Acolher e aquecer, responsabilidade de todos”, que atendeu cerca de 170 moradores em situação vulnerável. 

     A Escola Municipal “Nair Rocha” foi disponibilizada, da última sexta até esta quarta-feira, para receber esse público que foi abordado e convidado por agentes para se protegerem das baixas temperaturas. Além do abrigo, foram oferecidos agasalhos, cobertores e comida conseguidos por meio de doação. Alguns, ainda, após solicitarem, foram encaminhados ao Abrigo Provisório e à Casa de Passagem. 

    Muitos voluntários também participaram desta ação, que tornou-a muito mais efetiva. Através do apoio e parceria da população, praticamente todos os moradores de rua tiveram conhecimento da ação. Só não recebeu o auxílio aqueles que realmente recusaram. 

     Nesta quarta-feira, 10, os que ainda passaram a noite na escola foram encaminhados para um café da manhã no Centro Pop e foram convidados a atualizar seus cadastros.

Candidatos ao Conselho Tutelar farão nova prova no dia 10

     O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente marcou para a próxima quarta-feira, 10, a aplicação de nova prova para os candidatos a um dos Conselhos Tutelares. Assim como aconteceu na primeira prova, serão cobradas questões de português e conhecimentos específicos (Estatuto da Criança e do Adolescente).

     A prova será aplicada a partir das 19 horas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (Cefap), localizado na Rua Francisco Barbosa, 1.480, esquina com a Rua Frederico Moura, na Cidade Nova.

   Os aprovados participarão da eleição, no mês de outubro, que irá escolher os 10 novos conselheiros que atuarão nas duas unidades. Os candidatos também passarão por uma avaliação psicológica.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais