Evento na Educação marca os 20 anos do Família Acolhedora

 

     O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Franca reúne na noite dessa quarta-feira, 31 de outubro, no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), famílias acolhedoras, famílias substitutas, famílias extensas e famílias de origem para celebrar vinte anos de atividades dessa modalidade de acolhimento institucional. As equipes da Prefeitura, secretaria de Ação Social, a quem o serviço é vinculado e pessoas integradas ao Família Acolhedora, trabalharam com muita dedicação nas últimas semanas para preparar algo diferenciado e marcante na vida de muitos personagens.

     Famílias que acolheram e crianças que foram acolhidas, tios, primos, avós, irmãos de sangue ou não estarão reunidos, onde algumas surpresas foram preparadas e somente serão conhecidas durante o evento. A solenidade está marcada para começar às 19 h e será marcada também, por imagens de vídeo, depoimentos de personagens que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Serviço Família Acolhedora na cidade.

A História

     No final da década de 90 nascia em Franca o Serviço Família Acolhedora, portanto são duas décadas de história, com o foco voltado para crianças e adolescentes. Esse embrião surgido em outubro de 1998 foi criado na cidade a partir de ações integradas do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência já acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.

     O Serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.

     Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

     Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda. Daí a importância das pessoas comparecerem e participarem do ato dessa quarta-feira, para conhecer algumas histórias e havendo interesse, receber as informações de como aderir e também se tornar uma Família Acohedora.

     Outras informações podem ser obtidas a respeito do Serviço no tel. 3701-1058.

 

Serviço Família Acolhedora comemora 20 anos em Franca

     Em comemoração aos 20 anos de existência de trabalho que tem como papel acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, o Serviço Família Acolhedora realizará um encontro no dia 31 deste mês, no auditório da secretaria da Educação. Na oportunidade, a partir das 19 h, o local (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550,,Parque Francal), será palco de uma confraternização em que serão ouvidos depoimentos e exibidos com vídeos detalhando essas duas décadas de atividades.

     Na busca de ressaltar a importância dessas famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências, viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário até que possam ser possibilitados o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, serem encaminhados para a adoção, será realizado juntamente ao acontecimento uma homenagem a todas essas pessoas que contribuem para a subsistência do serviço.

     Por meio da equipe, composta por Juiz da Infância, Prefeitura e Promotoria será oferecido ao público presente uma apresentação de dados do percentual de Famílias Acolhedoras, vídeo institucional, esclarecimento de dúvidas e coquetel.

     Aos interessados em comparecer durante a comemoração para prestigiar e até mesmo conhecer o serviço, é necessário a realização da inscrição até sexta-feira dessa semana, dia 26, pelo telefone 3701-1058 ou mesmo pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. As vagas serão limitadas para melhor acomodar os que estiverem presentes.

Família Acolhedora

     O Serviço Família Acolhedora que reúne até o momento 15 famílias, foi criado em Franca na década de 90, envolvendo a Prefeitura Municipal, Poder Judiciário, Ministério Público e Sociedade Civil organizada, tornando-se fonte de pesquisas, sendo visitado e revisitado por estudantes, profissionais e municípios com interesse em conhecer o funcionamento.

     O serviço que visa a importância do aprimoramento, qualificação e boa estrutura de trabalho, prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo acompanhamento e sempre que possível o retorno dessas crianças a suas famílias de origem.

      Mesmo contando com essa quantidade de famílias no serviço, o número permanece insuficiente diante a demanda, se tornando uma das pautas de melhorias do serviço. Devido a isso, as oportunidades estão abertas as pessoas interessadas em participar. Elas antes passam por uma entrevista, devem residir na cidade, dispor de aceitação para o trabalho com crianças.

     Para se candidatar e fazer parte da equipe, se tornando uma das Famílias Acolhedora ou de Apoio é preciso entrar em contato pelos telefones 3702-3531 ou 3701-1058 e agendar a entrevista para demais informações.

Prefeitura prepara comemoração de 20 anos do Família Acolhedora

      A Prefeitura e a Secretaria de Ação Social trabalham nos preparativos das comemorações no final deste mês, dos 20 anos do Serviço Família Acolhedora na cidade, duas décadas de história. São poucos os serviços públicos voltados para crianças e adolescentes que completam vinte anos de trabalho efetivo.

     Em 1998, de maneira peculiar e originalmente, o Serviço de Acolhimento Familiar foi criado em Franca envolvendo: Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.

    O serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.

    Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

    Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda que está em permanente crescimento.

Comemoração

     Para marcar e difundir mais esse trabalho feito na cidade, a equipe do Família Acolhedora prepara um evento em comemoração aos 20 anos de existência do programa para o dia 31 deste mês, no auditório da Secretaria de Educação, localizado na Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro - Parque Francal, a partir das 19 h. Será uma oportunidade para as pessoas conhecerem um pouco mais sobre esse trabalho, ouvir depoimentos e constatar como o serviço fez e continua fazendo a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente das crianças.

     Para uma melhor organização do conteúdo a ser mostrado os organizadores estão pedindo que as pessoas interessadas façam sua inscrição previamente, até o dia 26 próximo (sexta-feira), através do tel. 3701-1058 ou por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Por uma questão de comodidade as vagas serão limitadas a capacidade do local.

 

Chamamento público do Conselho da Criança

      O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente está com Chamamento Público aberto para fins de receber propostas de organizações da Sociedade Civil, destinadas a seleção de projetos a serem financiados com recursos do Fundo dos Direitos da Criança e Adolescente. O extrato da publicação está disponível no Diário Oficial do Município, edição dessa quinta-feira, conforme chamamento nº 13.019.

     As organizações que tiverem interesse deverão observar ao que dispõe o inciso III do Art. 2º da resolução CMDCAF nº 05/2018, mediante análise de plano de trabalho, com posterior formalização de Termo de Fomento. Os interessados deverão protocolar a inscrição dos projetos no de período de 16 deste mês (terça-feira próxima), até às 16 h do dia 14 de novembro próximo, na sede do CMDCAF, à Avenida Champagnat, nº 1808 – Centro.

     Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e também no tel. 3721-4918. Os Editais estão à disposição no site https://www.franca.sp.gov.br/portal-transparência/paginas/publica/consulta_licitacao.xhtml.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais