Antigo Novo

‘Operação Sucata’ recupera fiação, postes furtados e prende receptador

 IMG 7927
     Uma pessoa foi presa em flagrante por receptação de produtos furtados, diversos materiais encontrados foram recuperados e devolvidos aos proprietários nesta quinta-feira, durante a ‘Operação Sucata’, realizada pela Guarda Civil Municipal e Vigilância Sanitária, com o apoio da Polícia Militar. Esse trabalho visa reduzir a incidência de furtos de cabos de energia e será realizada periodicamente. 
     Um outro objetivo é o de identificar os responsáveis pela compra de materiais furtados, encaminhando os mesmos para as autoridades competentes. Essas práticas têm causado prejuízos, tanto ao poder público, bem como as empresas que oferecem serviços públicos e prestadores de serviços.
     Nessa operação foram visitados, de acordo com a Guarda Civil, três estabelecimentos na região Sul da cidade, onde havia indícios de comércio de produtos originários de furtos. Nesses locais, foram encontrados três postes de sinalização de trânsito e cerca de 25 cabos de cobre de energia, todos desencapados, ou seja, prontos para serem vendidos. A fiação correspondia a cerca de 130 metros de extensão.
     No caso dos cabos de energia, foi apurado nesse levantamento, tratar-se de produto furtado da rede de transmissão de uma empresa de telefonia, cujo técnico acionado logo reconheceu, inclusive citando de onde eles foram retirados. 
     Os donos dos estabelecimentos foram conduzidos a Central da Polícia Judiciária, sendo que um deles, que tinha posse dos cabos, acabou sendo autuado em flagrante e recolhido pelo crime de receptação.
Paralelamente, foram lavradas as multas pela Vigilância Sanitária, de acordo com a legislação, por falta de alvará de funcionamento nos três locais e pela Guarda Civil Municipal, que aplicou a multa ambiental. 
 

Aumento de furtos de fiação prejudica trânsito e serviços na cidade

 WhatsApp Image 2022 07 08 at 17.19.15
     Franca, a exemplo do que tem ocorrido nas principais cidades de médio e grande portes do país, está enfrentando problemas constantes com furtos de cabos de energia elétrica, prejudicando a sinalização de trânsito e o bom funcionamento das repartições municipais. As autoridades da área de segurança estão em alerta e com um esquema de monitoramento preventivo naqueles pontos de maior incidência e esperam contar também, com o auxílio da população. Ao observar qualquer movimento estranho (por exemplo, pessoas subindo em postes ou árvores durante a madrugada), as pessoas deverão acionar de imediato os telefones 190 (Polícia Militar) ou 153 (Guarda Civil Municipal).
     Além de prejuízos aos cofres municipais, essas ações causam transtornos e comprometem os serviços prestados à população. 
     Em um balanço parcial, o setor de elétrica da Secretaria de Meio Ambiente, que realiza essas manutenções, informa que nos últimos dias, houve o registro dessas práticas de furtos de cabos de energia, em semáforos no cruzamento das Avenidas Champagnat com Ismael Alonso y Alonso, na Alameda Arminda Nogueira, imediações da igreja Santa Rita (duas vezes) entre a Av. Ismael Alonso y Alonso e rua Voluntários da Franca e na Av. Champagnat, por duas vezes seguidas, em frente ao antigo Colégio Champagnat. 
     Na UBS da Estação foi registrado o furto de fiação, comprometendo o atendimento na quinta-feira, afetando também a rotina do ACAR (Ambulatório de Crianças de Alto Risco), que funciona em anexo e os atendimentos odontológicos. Outra ocorrência de furto de cabos e equipamentos aconteceu no Centro Comunitário do Parque Vicente Leporace, que funciona em área cedida pela Prefeitura.

 

Mobilização coletiva 
     O secretário de Segurança, Marcus Araújo, a quem a Guarda Civil está vinculada, reforça que as rondas noturnas estão sendo intensificadas por toda a cidade, especialmente, nesses pontos de maior incidência. Estão sendo feitas gestões também, junto aos comandos das Polícias Militar e Civil, visando dedicarem uma atenção especial a esses tipos de delitos.
     Em uma outra frente, Guarda Civil, Polícia Militar e a Vigilância Sanitária têm feito operações em estabelecimentos, que comercializam materiais usados e outros, onde o foco é chegar aos receptadores. 
     Os prejuízos são consideráveis e a população acaba sendo a maior prejudicada. Nas últimas semanas, escolas, unidades de saúde, semáforos, praças e obras foram alvos dessas práticas delituosas. 

Segurança alerta para interdições no trânsito

 interdicao B
     A Secretaria de Segurança, por meio do Departamento de Trânsito, alerta aos motoristas para algumas interdições de importantes ruas e avenidas da cidade, neste início de semana, tendo em vista a execução de obras de redes de esgoto.
     Para esta segunda-feira, 11, o trânsito de veículos será interrompido na rua Sacramento, entre as vias Mário David e Fortunato Barbosa, no Jardim Roselândia, no horário das 7 às 17h, para o remanejamento da rede de esgoto. A Rua Mário David terá interdição parcial, entre a rua Sacramento, no período de 11 a 15, deste mês, no horário das 7 às 17 horas.
     A Secretaria de Segurança orienta os motoristas para que nos dias e horários mencionados, utilizem rotas alternativas e evitem transitar por esses locais, visando garantir a segurança de todos. 

Segurança recebe veículo para vigilância no campo

 WhatsApp Image 2022 07 06 at 09.05.39
     Um convênio firmado pela Prefeitura, com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, possibilitou a destinação de uma camioneta zero quilômetro, cabine dupla, no valor de R$ 257 mil, que deverá ser utilizada nas ações de vigilância, de prevenção e combate a queimadas no campo, conforme Plano de Trabalho apresentado. O veículo foi colocado à disposição da Secretaria de Segurança e será incorporado a frota da Guarda Civil Municipal, cuja forma de utilização será definida de acordo com as demandas verificadas e o que consta do Programa ‘Agro-SP +Seguro’
     Em sua essência, o programa ‘Agro-SP+Seguro’ tem o propósito de contribuir para o reforço da vigilância das estradas rurais do município; apoiar e orientar o município na elaboração e desenvolvimento de atividades de Vizinhança Solidária e promover reuniões com os convenentes, representantes das entidades públicas e privadas, demais interessados para o desenvolvimento e obtenção de  melhores resultados.

Segurança reforça a sinalização nos bairros

 DSC 6740
     A Secretaria de Segurança, em conjunto com a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), realizou nos últimos dias, serviços de revitalização das sinalizações vertical e horizontal em mais de uma dezena de vias públicas nos bairros da cidade. A prioridade está sendo os locais de maiores aglomerações de pessoas, próximos aos portões de entradas e saídas de alunos nas escolas, repartições como Unidades de Saúde, entre outras.
     Nos bairros Santa Lúcia e Jardim Flórida, o trabalho foi concluído durante a semana e envolveu pintura de faixas de pedestres, indicadores de ‘Pare’, além da recuperação de alguns locais, onde a sinalização estava apagada. Na Santa Cruz foram feitos serviços nas Avenidas Cláudio Cruz Ribeiro e Santa Cruz, o mesmo ocorrendo em outro extremo da cidade, no Jardim Santa Efigênia, a partir da Avenida Ministro Rui Barbosa e o bairro Santa Maria. Na mesma região, foram feitas revitalizações de sinalização na Avenida Major Moura Mattos e rua Francisco Marques, a partir do pontilhão sobre a rodovia Cândido Portinari.
     Junto com essas medidas, também estão sendo executadas a pintura e revitalização dos espaços reservados a pessoas idosas e com deficiência, além das áreas para fins de cargas e descargas. A secretaria buscando oferecer maior segurança no trânsito, segue atenta também, ao trabalho de substituição de placas danificadas em ruas e avenidas.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais