Oficinas de Empreendedorismo Feminino com inscrições abertas

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      Uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento, por meio do Programa Caminho para o Emprego, o Fundo Social de Solidariedade e o Sebrae vai possibilitar a realização de oficinas on-line destinadas para às mulheres empreendedoras. 
      Trata-se do Programa Sebrae Delas, edição de abril, cujas inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo link http://bit.ly/CaminhosEmpregoSD até o próximo dia 26. 
      As oficinas terão início no dia 26 e prosseguem até o dia 29, deste mês, retomando às aulas no período de 3 a 5 de maio, sempre das 19 às 21h, abordando temas como Descubra-se Inteligência Emocional, empreendedorismo, ideia de negócio, marketing, finanças, formalização e Dicas para a saúde do seu negócio.     
      O evento tem o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, despertar o autoconhecimento, gerar networking, aumentar a competitividade dos negócios liderados por mulheres e facilitar acesso ao mercado e o crédito orientado. 
      As empreendedoras que participarem das oficinas terão direito ao certificado e também acesso a linha especial de crédito "Empreenda Mulher", do Banco do Povo, isentando sobre a exigência do avalista  para  empréstimos  até R$ 5 mil, além de ampliar o prazo para  pagamento em até 46 parcelas, sendo 12 meses a mais, que as  linhas convencionais.

Prefeitura prepara reabertura da Central de Habitação

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      A Prefeitura de Franca está readequando às instalações e pretende colocar em funcionamento, em breve, a Central de Habitação, que havia sido desativada, de maneira a facilitar o atendimento em apoio aos milhares de  mutuários na cidade, que possuem imóveis vinculados à Companhia Habitacional e Urbana do Estado (CDHU). O assunto foi pautado pelo prefeito Alexandre Ferreira, ainda no período de transição, no final de 2020, tendo em vista uma realidade traumática para muitas pessoas que, em casos de transferências de titularidade, emissão de segunda via de prestações e regularização de documentos em geral, na atual situação, são obrigados a se deslocarem até Ribeirão Preto.
      Inicialmente, o prefeito Alexandre Ferreira, ao lado do secretário de Infraestrutura,  Nicola Rossano Costa, nas primeiras semanas após assumir a administração, fez contato com a direção regional da CDHU, que havia manifestado interesse em reabrir o escritório na cidade, mediante parceria com a Prefeitura. Uma das condições apresentadas foi que a companhia habitacional cedesse, ao menos, um funcionário, para ajudar no processamento, análise e encaminhamento dos documentos.
      A Prefeitura iniciou as adequações de um espaço de fácil acesso em sua sede, na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova. Fica na parte térrea, entre o setor de administração do Paço Municipal e a Secretaria de Desenvolvimento, onde os ajustes finais estão praticamente concluídos.

Desenvolvimento publica normas e amplia Serviço de Inspeção Municipal

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      Os profissionais do comércio e da indústria, que trabalham com a produção e manipulação de produtos de origem animal, seja industrializando ou comercializando, devem ficar atentos a publicação da Instrução Normativa 04, publicada no Diário Oficial, desta terça-feira. Nela são estabelecidas as diretrizes gerais de aplicação do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), que segue, rigorosamente, o que estabelecem as legislações federal, estadual e municipal, no tocante aos produtos de origem animal.

      O Serviço de Inspeção Municipal sediado no Parque de Exposições Fernando Costa é vinculado ao Departamento de Agropecuária da Secretaria de Desenvolvimento, tendo como função orientar, fiscalizar e conceder registro aos estabelecimentos comerciais e industriais, que se adequam às legislações para a produção e manipulação de produtos de origem animal. O objetivo é proporcionar ao  consumidor a qualidade e a segurança alimentar.

      Esse serviço, que nos últimos anos ficou praticamente inativo, tem como função trabalhar para a orientação das empresas e seus responsáveis técnicos quanto aos cuidados que precisam observar, com ênfase nas normas contidas na legislação em vigor. O objetivo da Prefeitura, ao reativar o Serviço de Inspeção, é garantir aos consumidores, a certeza de que estarão adquirindo produtos de procedência, saudáveis e que não lhe causarão riscos à saúde. 

      O papel dos agentes do SIM/Franca é o de realizar a inspeção e fiscalização e nessa missão estarão a campo, trabalhando em conjunto com a Vigilância Sanitária. Isso implica esclarecer que haverá troca de informações permanentes entre os dois órgãos, de tal forma que ao detectar situações irregulares nos estabelecimentos visitados, os fiscais da Vigilância vão repassar ao SIM para que adote as medidas cabíveis, de acordo com a Instrução Normativa.

 

Passo a passo 

      Nesta nova fase do SIM, a Prefeitura  pretende massificar as informações sobre o trabalho que se propõe a realizar, esclarecendo todo tipo de dúvidas tanto para quem industrializada, como os que fazem a comercialização, mediante o processamento. Nesse sentido, no ícone ‘SIM’ no site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br),  o cidadão vai encontrar o ‘Passo a Passo’, com orientações pontuais das etapas que devem ser cumpridas para se obter o registro no Serviço, de maneira a trabalhar com segurança e oferecer isso ao público consumidor. Tudo pode ser feito virtualmente.

      O registro da empresa no S.I.M. não é simplesmente um “selo” que a empresa obtém para fixar na embalagem dos alimentos que produz. O objetivo é o de regularizar a situação dos estabelecimentos urbanos e rurais, levando em conta os padrões sanitários exigidos em todo o território nacional para a manipulação, processamento e industrialização de produtos alimentícios de origem animal, evitando os riscos de contaminação, contribuindo para a redução do abate clandestino de animais, minimizando danos à saúde pública através de certificação e garantia de qualidade dos alimentos que serão comercializados para consumo humano no município.  É um órgão que inspeciona e fiscaliza. Mas também tem a prerrogativa de informar, orientar e fomentar a organização e a criação de novos empreendimentos no município, contribuindo diretamente para a geração de novas empresas, de renda e de novos empregos no comércio e indústria local.

 

Informações

Secretaria Municipal de Desenvolvimento

S.I.M. – Serviço de Inspeção Municipal

Av. Dr. Flávio Rocha, 500, Vila Exposição

Tel. (16) 3711-9480 – E-Mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

PAT disponibiliza vagas de emprego diárias

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      O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), unidade da Secretaria de Desenvolvimento, que funciona em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, disponibiliza, diariamente, pelo site da Prefeitura, as vagas abertas de emprego  comunicadas pelas empresas da cidade.
      Para esta quinta-feira, 7, estavam disponíveis oportunidades para as funções de ajudante de serralheiro, torneiro mecânico, cuidador de idosos, vendedor externo, auxiliar de sinistro e eletricista de força e controle, sendo  exigidos como escolaridade os Ensinos Fundamental, Médio e Médio Completo, além de experiência comprovada ou não, dependendo do cargo.
     Os candidatos interessados poderão ter acesso as vagas abertas e as especificações para cada função, além de se cadastrarem para o cargo pretendido, acessando o endereço https://www.franca.sp.gov.br/pmf-pat/ e preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/ynCwimUejrSeq5ei9.
     A unidade faz a intermediação do trabalhador para o preenchimento das vagas disponibilizadas pelas empresas, de acordo com as especificações e exigências das funções, o perfil e as qualificações de cada pessoa.  O PAT oferece o cadastramento gratuito das vagas e ainda disponibiliza para às empresas, salas para a realização de entrevistas e treinamentos sem nenhum custo para o empresário.
     O atendimento na unidade está sendo prestado de forma remota pelo telefone 3723-5444 e pelo envio de mensagens para os whatsapps 3723-5317, destinado para os trabalhadores e 3723-5958 para as empresas.
     Além das vagas de emprego, também são prestadas orientações sobre o Seguro Desemprego.
     A Secretaria de Desenvolvimento informou que está promovendo uma reestruturação no PAT, tendo em vista que o trabalho ficou comprometido devido a pandemia. 

Inscrições para Salão de Gramado vão até quinta-feira

sicc 2020 imprensa plataforma credito dinarci borges 38 Crédito: Dinarci Borges

            A Prefeitura está mais uma vez, com inscrições abertas para empresas de pequeno e médio portes, que desejam participar em Gramado-RS, do Salão Internacional de Couro e Calçados (SICC), com prazo encerrando nesta quinta-feira, dia 8. Muitas consultas e empresários estão buscando informações, cabendo lembrar que serão proporcionadas oportunidades para 14 empresas, que poderão mostrar seus produtos, especialmente os lançamentos Primavera /Verão deste ano, com suas coleções de calçados e acessórios.

            A Secretaria de Desenvolvimento está à frente dessa iniciativa, cuidando dos detalhes e oferecendo as orientações. Trata-se da organização de um espaço coletivo com estandes individuais para até 14 indústrias.  O evento está programado para ser realizado no Serra Park – Centro de Feiras e Eventos de Gramado, entre os dias 24 e 26 de maio. Junto com a inscrição, deve ser apresentada a documentação solicitada no edital que foi publicado.

Seleção 

           Serão selecionadas as empresas que melhor se adequarem aos objetivos do evento e as atividades desenvolvidas por elas. Havendo, mais empresas interessadas do que o número indicado, serão selecionadas àquelas que, primeiro, se manifestarem. A Prefeitura de Franca irá subsidiar parte da área de montagem do espaço coletivo, cujo valor será de R$ 50 mil, dividido, de forma igualitária, entre os selecionados. 

           As empresas participantes deverão efetuar contrapartida das demais despesas necessárias para viabilizar o projeto (saldo da montagem de estandes e outros), que terão os seus atos determinados, após a definição do número real de empresas participantes. Esse apoio é destinado às micro e pequenas empresas, sediadas em Franca, que tenham como atividade a fabricação de calçados e acessórios (cintos, bolsas e outros) compatíveis com o evento apoiado: SICC 2021.

           Entre as exigências do edital, está o protocolo até o dia 8, deste mês, das 8h às 16h30, da documentação na Divisão de Indústria, Comércio e Serviços (Parque Fernando Costa). Não serão aceitos “fax” ou “e-mail” de nenhum documento e a Secretaria de Desenvolvimento emitirá parecer sobre cada um dos interessados, que apresentarem a documentação, avaliando se as empresas estão aptas a receber o apoio. 

            Informações e outros esclarecimentos podem ser solicitados, através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e edital, em sua integra, pode ser consultado no Diário Oficial do dia 9 de março, através do site da Prefeitura - www.franca.sp.gov.br.

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