Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Desenvolvimento

Prefeitura se reúne com empresários para elaborar plano de pontos turísticos na região

 Pontos Turisticos Reuniao original

       Aconteceu na tarde desta quinta-feira, mais uma reunião entre Prefeitura e empresários da região para elaboração de estratégias que fomentem o turismo em várias áreas. Uma delas é o turismo rural. Para isso, a ideia inicial é mapear e traçar as trilhas ciclísticas que existem na região e, através delas, divulgar pontos de parada e até pernoite a partir das moradias, pousadas e hotéis que estão no trajeto, visando aliar a prática esportiva ao lazer. A estimativa é que haja em torno de 100 trilhas na região.

     A empresária Cristiane Kaulich, de Patrocínio Paulista, tem uma fazenda com reserva florestal, cachoeira e uma área para refeição. Ela comemorou a iniciativa da Prefeitura. “Eu achei fantástica esta ideia. Era o que a gente precisava. Temos uma riqueza enorme na nossa região e precisamos expandir isso, ampliar nossas rotas e pontos turísticos. A iniciativa valoriza o pequeno proprietário. O que a Prefeitura está propondo é uma união de tudo que estava desvinculado”, disse.

     Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, um encontro preliminar foi realizado no início da semana, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas que participam de passeios ciclísticos. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura (www.franca.sp.gov.br) e o escaneamento de QR Code pelo celular.

     Fernando Rached Jorge, presidente da Acif (Associação do Comércio e Indústria de Franca) participou da reunião e disse que Franca tem um amplo potencial turístico. “Estamos falando de turismo rural, com a possibilidade de rotas para o café; religioso, com grandes eventos como o Hallel e Comadef; gastronômico, com cervejarias premiadas e pratos típicos; e de negócios, com um parque industrial reconhecido e área de serviços em expansão. Temos ainda o turismo de aventura, com mais de 200 rotas de bicicleta e moto catalogadas em Franca e região, o que nos torna um destino espetacular para aqueles que buscam esse tipo de atividade”, destacou.

'Caminho para o Emprego' tem vagas em cursos de alimentação e serviços

 Caminhos para o emprego original

         As pessoas que buscam qualificação profissional ou querem mudar de área de atuação, podem se inscrever para os cursos gratuitos oferecidos pelo Programa 'Caminho para o Emprego', da Secretaria de Desenvolvimento, nas áreas de alimentação e prestação de serviços.

        Dos cursos oferecidos, ainda tem vagas para 'Processamento Caseiro de Leite', 'Fotografia Comercial com Celular', 'Jardinagem', além dos que serão ministrados em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, sendo 'Plantas Medicinais', Temperos e Condimentos', 'Produtos de Confeitaria' e 'Pães e Salgados Fitness'. As capacitações também contam com apoio do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural de Franca e Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas). Algumas das opções já tiveram as aulas iniciadas e outros começarão em abril.

       Para fazer inscrição, o interessado deverá ter 18 anos e acessar o site da Prefeitura, no link do 'Programa Caminho para o Emprego', https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml, onde poderá consultar a data de início das aulas, locais, duração e outras informações importantes sobre cada capacitação. Para alguns cursos é necessário comparecer à sede da Escola Profissionalizante, no Centro (Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro) para efetuar o cadastro, munido dos documentos pessoais e comprovante de endereço.

       Informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3706-6590 ou pelo WhatsApp (16) 3724-7417.

       Confira as opções de cursos com vagas abertas:

ALIMENTAÇÃO: FABRICAÇÃO DE PÃES E SALGADOS FITNESS

01/04 a 15/04

Segundas, terças e quartas - 13 às 17 horas

Local: Casa de Misericórdia (rua General Osório, 2294, Centro)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

 

FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE CONFEITARIA

02/04 a 29/04

Segundas, terças e quartas – das 18 às 22 horas

Local: Cantinho Amor e Caridade (avenida Gabriela Almeida Pirajá, 168, Jardim Aeroporto II)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

TEMPEROS E CONDIMENTOS

02/04 a 30/07

Terças – 8 às 11 horas

Local: Jardim Zoobotânico (avenida Segundo Guaraldo, City Petrópolis)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

 

PLANTAS MEDICINAIS

04/04 a 01/08

Quintas – 8 às 11 horas

Local: Jardim Zoobotânico (avenida Segundo Guaraldo, City Petrópolis)

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

PROCESSAMENTO CASEIRO DE LEITE - Parceria com o SENAR/ Sindicato Rural

De 15/04 a 17/04

Segunda a quarta-feira

8 às 17h

Local: CASA MATEUS - RUA CASTRO ALVES, 606 - MIRAMONTES

Inscrições: Site da Prefeitura > Aba ‘Caminho para o Emprego’ - https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml

FOTOGRAFIA COMERCIAL COM O CELULAR - Parceria com o SENAC

De 12/03 a 16/04

14 às 17h

Terças e quintas-feiras

Local: SENAC FRANCA

Inscrições: Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' - Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 - Centro

 

JARDINAGEM

De 18/03 a 26/03

13h30 às 17h30

Segunda a sexta-feira

Local: Secretaria de Desenvolvimento - Av Flávio Rocha, 500 - Vila Exposição

Inscrições: Escola Profissionalizante 'Caminho para o Emprego' - Rua Dr. Júlio Cardoso, 1948 – Centro

Prefeitura inicia mapeamento de trilhas rurais para ciclistas

Passeio Noturno original 

    A Secretaria de Desenvolvimento, contando com a participação de ciclistas que fazem trilhas rurais na região, iniciou um levantamento das opções existentes no entorno da cidade, a partir de cinco marcos zeros definidos. Os objetivos da iniciativa são identificar as extensões destes percursos, características, se são íngremes ou não, pontos de atração e opções para paradas e até pernoite, a partir das moradias existentes nos trajetos.    Pelas estimativas de alguns participantes destes passeios, existem em torno de 100 trilhas, sendo que, de cada um dos cinco marcos zeros que servirão de ponto de partida do mapeamento, haverá a possibilidade de acesso em torno de dez ou mais trilhas.    Atendendo às orientações do prefeito Alexandre Ferreira, uma reunião preliminar foi realizada na última segunda-feira, na Secretaria de Desenvolvimento, envolvendo colaboradores e pessoas com participações frequentes nestes passeios. Elas se organizam em grupos de WhatsApp e estão oferecendo subsídios que serão importantes na elaboração do mapeamento das trilhas que, posteriormente, será disponibilizado no site da Prefeitura e nas redes sociais para que o interessado conheça as opções de trajeto disponíveis. Além dos equipamentos públicos municipais, hotéis e outros estabelecimentos também poderão divulgar as trilhas.

     Carlos Henrique Barbosa, de 59 anos, campeão de ciclismo em provas regionais e no país, falou sobre a iniciativa. “Este mapeamento ajudará muita gente que ainda desconhece essas opções que a natureza disponibiliza nos arredores de Franca e que agora poderão ser contempladas”, disse.    Nos próximos dias, as equipes irão a campo, percorrendo os trechos e registrando cada atrativo para que os trajetos sejam disponibilizados, mediante o link do site da Prefeitura e o escaneamento do QR Code pelo celular.

Câmara Setorial Temática se reúne com produtores de café da Alta Mogiana

 Reuniao Setorial original

       Com o objetivo de fortalecer o agronegócio paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA/SP), através da Câmara Setorial e Temática da Agricultura, se reuniu na última segunda-feira com produtores de café da região da Alta Mogiana e com a CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) de Franca.

     As Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria têm a função de orientar e propor políticas públicas com vistas ao aprimoramento constante das práticas e tecnologias de produção rural.

José Carlos de Faria, engenheiro agrônomo e coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da SAA/SP, enfatizou que estas reuniões são um elo importante entre governo e setor privado. “É um mecanismo democrático e transparente de participação da sociedade na formulação de políticas públicas naquela área em específico”, disse.

     Esta foi a primeira vez que a Câmara Setorial se reuniu com representantes da cafeicultura na região. "Recebemos pela primeira vez em Franca a reunião da Câmara Setorial de Café, o que reforça a representatividade do café da Alta Mogiana para o Estado. Estivemos no ano passado em São Paulo e vimos quantas políticas estão sendo implementadas para o setor cafeeiro. Através do Sindicato Rural, com apoio da Prefeitura e da CATI, esta reunião pôde chegar até nossa cidade, com objetivo de disponibilizar aos produtores de Franca e região, conhecimento e acesso às políticas públicas disponíveis para os nossos cafeicultores”, afirmou Lucimara Prado, secretária de Desenvolvimento.

     O coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas também enfatizou a importância da região da Alta Mogiana, como uma das mais relevantes do Estado em termos de produção e qualidade do café. “Hoje, 30% de toda produção sai daqui. Na reunião, falamos sobre os vários concursos de café, a importância da certificação na região, novas metodologias do selo São Paulo, entre outros assuntos. Esse encontro veio brindar a região de Franca e a partir de hoje, uma vez por ano, a Câmara Setorial do Café virá para região se reunir com produtores e todos os elos da cadeia produtiva para que possamos melhorar cada vez mais essa relação e ouvir os anseios do setor, de modo a buscar sempre as melhores soluções”, concluiu.

Emprega Franca e PAT têm mais de 188 vagas, sendo 48 só para construção civil

 DSC 2556 original

     A Secretaria de Desenvolvimento anunciou nesta segunda-feira, 11, que estão disponíveis 188 vagas de trabalho pelo Programa 'Emprega Franca' e o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).     Desta quantidade, 48 são destinadas para a construção civil, que disponibiliza, de forma imediata, 25 para ajudante de obras, sete de eletricista de instalação, 12 para pedreiros, três para servente e uma para auxiliar de manutenção predial.     Karla de Paula, diretora de Empreendedorismo, Emprego e Renda, informou que para o setor da construção civil, a demanda por mão de obra é crescente e, devido a esta grande procura, a secretaria criou um banco de currículos para as empresas e empreendedores, que necessitam de contratação destes profissionais. "Estamos à disposição para intermediar as vagas de trabalho disponíveis, atendendo o trabalhador e o empregador em todas as suas necessidades", explicou.     Os interessados em se candidatar as vagas, deverão comparecer ao 'Emprega Franca'/ PAT, munidos do currículo impresso e dos documentos pessoais, como RG, CPF, PIS, Carteira de Trabalho, CNH e comprovante de endereço. Para algumas oportunidades é necessário ter o Ensino Médio completo e experiência, para outras apenas o Ensino Fundamental, sem comprovação de ter trabalhado na área anteriormente.     Além desta área, estão disponíveis no PAT vagas para bamburista com experiência em máquina de misturar massa de borracha; consultor de vendas com experiência, CNH A/B e carro ou moto disponíveis para trabalho; defumador para fabricação de bacon sem experiência; auxiliares administrativo, contábil, de produção, consultor de vendas, corretor de imóveis, gerente comercial, cuidador de idosos, operador de caixa exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), dentre outras. Para consultar as vagas, basta acessar o endereço bit.ly/vagaspatfranca .     Já pelo Programa 'Emprega Franca', estão disponíveis oportunidades para auxiliar eletricista, auxiliar de escritório, caixa e atividades financeiras, chapeiro, designer gráfico, fiscal de loja de apoio - prevenção e perdas, garçom e garçonete, motorista de garagem, operador de máquinas, social media e vendedor eletro e eletrônico.    Para acessar e se candidatar às vagas, os interessados deverão entrar no site da Prefeitura, no link do 'Emprega Franca', https://www.franca.sp.gov.br/pmf-emprega-franca/ , onde poderão cadastrar o currículo.     O 'Emprega Franca e o PAT' ficam em prédio anexo à Rodoviária de Franca, na rua Professor Laerte Barbosa Cintra, no Residencial Baldassari e funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Informações poderão ser obtidas pelo WhatsApp (16) 99601-0848.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais