Livro “Marias...”, será lançado nesta quinta-feira

Na noite dessa quinta-feira, às 19h30, acontece o lançamento do livro “Marias...”, produzido pelas professoras do AJA- Alfabetização de Jovens e Adultos. Com apoio da Prefeitura através da secretaria de Educação, será no auditório da secretaria da Educação, na Av. Francisco Paula Quintanilha Ribeiro,550-Parque Francal.

O conteúdo do livro escrito pelas professoras teve como base a vivência com cada aluno. Foram selecionados 27 textos que retratam histórias de vida e superação através de poesias, com um toque diferenciado na forma de relatar apenas a trajetória de mulheres, devido ao fato delas apresentarem o maior índice de alfabetização acima dos 60 anos.

Entre os objetivos dessa obra está o de divulgar o trabalho no município e proporcionar a comunidade o conhecimento do projeto, e que a partir atraia novos alunos “Sabemos que muitas pessoas ainda não são alfabetizadas. Nossa meta é fazer com que estas se sintam à vontade e se abram para iniciar esse projeto de aprendizado”, comenta Rita Mozetti, coordenadora da AJA, e ainda ressalta “O livro também é um meio de valorização da história de vida de cada aluno”. Vale ressaltar que essa será a segunda publicação escrita pelas professoras.

O evento reunirá todas as alunas, que juntas receberão os exemplares. As poesias ainda serão lidas e declamadas pelas mulheres presentes no local, valorizando ainda mais o acontecimento.

Cinco escolas municipais premiadas na Olimpíada de Astronomia

Mais uma vez Franca foi destaque ao participar da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, com dezenas de alunos premiados com medalhas de ouro, prata e bronze pelas suas conquistas. O prefeito Gilson de Souza recebeu essa semana, documento de saudação pelo desempenho das escolas de Franca e seus estudantes na Olimpíada, assinado pelo coordenador Nacional da Olimpíada e Nacional da Mostra Brasileira de Foguetes, o astrônomo professor João Batista Garcia Canalle.

Nesse documento Batista Canalle reforça que a Agência Especial Brasileira (AEB), em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira organizam anualmente essa Olimpíada, enfatizando que na presente edição estiveram presentes 77.232 alunos distribuídos em 8.456 escolas.

Dos estudantes de Franca, a maioria é de 5 unidades da Prefeitura, sendo elas Vanda de Senne Badaró, com o maior número de medalhistas (35, das quais 22 de ouro, 8 de prata e 5 de bronze), no Recanto Elimar; Fausto Alexandre Teodoro, do Jardim Santa Bárbara; da Escola Etelgina Viveiros, do residencial Júlio D’Elia; Escola Antônio Manoel de Paula, do Jardim Aeroporto 2 e Maria Brizabela Zinader, do Parque Vicente Leporace.

Entre as unidades do Estado e particulares, também tiveram alunos medalhistas os seguintes estabelecimentos: Colégio Jesus Maria José; Helena Cury de Tacca; Hélio Palermo, Fundação Educandário Pestalozzi; Mundo Mágico/Colégio Gandolfi; Novo Colégio Sistema de Ensino de Franca, Jerônimo Barbosa Sandoval, João Marciano de Almeida, Colégio Toulouse Lautrec e Ana Maria Junqueira.

Na escola municipal do Vanda Badaró, com os pais, autoridades e convidados a entrega das medalhas está programada em cerimônia para as 8 h do dia 4 de dezembro. Para o secretário de Educação, Edgar Ajax Filho, essa participação reforça o comprometimento dos educadores e alunos locais com a pesquisa e a busca por novos conhecimentos. Aproveitou para cumprimentar cada um pelas medalhas obtidas e na medida do possível pretende levar seu abraço em cada um das escolas, especialmente as municipais.

Subcategorias