Antigo Novo

Educação inicia ano letivo nas escolas municipais

ano original 

      Na segunda-feira, 6, as equipes gestoras e professores se reunirão para planejar o acolhimento dos estudantes matriculados no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, de 1º ao 5º ano, que retornam às salas de aula na próxima terça-feira, 7, para o início do ano letivo 2023. 
      Márcia Gatti, secretária de Educação, falou da expectativa para este ano. “Implantaremos o planejamento de forma ainda mais efetiva, alfabetização dos estudantes, uso das tecnologias e ações de apoio à aprendizagem, com escuta ativa às demandas”, disse. 
     Além dos kits de materiais escolares que serão distribuídos, os alunos da rede pública municipal receberão uniformes de forma gratuita. Mais de 20 mil camisetas foram adquiridas para os alunos das Fases I e II das Escolas Municipais e Creches, além de estudantes do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. A previsão de entrega é para o primeiro trimestre.
    A Secretaria de Educação também tem outras ações para garantir um ensino de excelência. Em 2.023, 7 escolas terão ensino integral da Educação Infantil. O Programa ‘Tempo Todo’ contemplará a EMEI Izaura Cunha Nunes (Leporace), EMEI Maria de Lourdes Lima Pelizaro (Jardim Aeroporto 2), EMEB Paulo Freire (Jardim Aviação), EMEB Fausto Alexandre (Jardim Santa Bárbara), EMEB José Mário Faleiros (Jardim Aeroporto 3), EMEB Nair Martins Rocha (Vila Santos Dumont) e EMEI Izanild Paludetto (Centro), beneficiando 431 alunos.
     Os estudantes serão atendidos das 7 às 16 horas, com acompanhamento pedagógico e diferentes atividades, que serão realizadas nas Oficinas Curriculares para garantir o desenvolvimento motor, social e cognitivo. Além das aulas regulares, os alunos terão oficinas curriculares de teatro e dança, cultura do movimento, atividades culturais, tecnologia e inovação, leitura, jogos de raciocínio, experiências científicas, projetos didáticos, brinquedos e brincadeiras, aulas de inglês e de música.
     O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 21 de julho e retomada das atividades para o segundo semestre no dia 24 de julho. O término do ano letivo de 2.023 está marcado para o dia 22 de dezembro.
    As creches e creches-escola já iniciaram o ano letivo. Já os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornarão as salas de aula no dia 8 de fevereiroquarta-feira, seguindo o mesmo cronograma de encerramento do 1º semestre e ano letivo das demais unidades escolares.
     Segundo a Secretaria de Educação, estão matriculados neste ano, 30.406 alunos, sendo 16.692 nas Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 11.938 crianças nas creches e 1.776 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Secretaria de Educação divulga nova lista de crianças contempladas com vagas em creches

creche original 

      A Secretaria de Educação publicou nesta sexta-feira, 3, uma nova etapa de convocação das crianças contempladas, com vagas em creches parceiras da Prefeitura. As vagas são para todas as fases da Educação Infantil (Berçário I à Fase II da Pré-escola). A relação está disponível no site da Prefeitura, na aba ‘Central de Vagas – Convocação’, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/educacao/divisoes/creches/administracao-e-controle.
      Além disso, a secretaria disponibilizou, no mesmo link, um espaço destinado para que os pais e responsáveis possam tirar eventuais dúvidas sobre as inscrições. 
Na resolução, que será divulgada na próxima semana, constarão os documentos necessários para a inscrição das crianças a serem assistidas pelas creches, como certidão de nascimento ou CPF da criança; comprovante de endereço; comprovante de renda dos moradores; CPF da mãe ou dos responsáveis pela criança; laudo médico comprobatório para aquelas que necessitam da Educação Especial (e tem prioridade no atendimento, conforme determina a lei), entre outros.
     Importante ressaltar que o prazo de matrícula, no caso da criança convocada, é da sexta-feira, em que saiu a lista até a quinta-feira da semana seguinte, sempre às 12 horas. Se o prazo for encerrado e não for feita a matrícula, a vaga será disponibilizada para outra criança.
     No caso de rematrícula, ao final do ano letivo, a Secretaria de Educação indica que as famílias devem procurar a secretaria das creches para atualizar os dados e seguir na instituição. Já as famílias de crianças que estão finalizando a etapa de Maternal II, em unidades que não possuem continuidade para a Pré-escola, são orientadas a procurarem a Central de Vagas, na Secretaria de Educação, para que a vaga seja organizada em outro local.
Nos casos de transferências, a resolução estabelece que as famílias façam os pedidos na Central de Vagas. A solicitação não é acatada de imediato, pois depende da disponibilidade de vaga na creche desejada.

Inscrições para Bolsa Universidade começam na segunda-feira

 unji original

     A Secretaria de Educação inicia na próxima segunda-feira, 6, as inscrições para o Programa 'Bolsa Universidade', que auxilia universitários no custeio dos estudos de nível Superior. 
     Para este ano, estão sendo oferecidas 171 vagas, sendo 48 para a Faculdade de Direito, distribuídas conforme a classificação final de pontuação, 70 vagas disponibilizadas para a Universidade de Franca (Unifran), em qualquer curso, semestre ou turno, com exceção dos cursos de Arquitetura, Direito, Enfermagem, Engenharia Agronômica, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Psicologia e Odontologia, de acordo com a classificação final de pontuação, limitadas a 5 vagas por curso e para o Centro Universitário Municipal de Franca (Uni-Facef) serão 3 vagas para Engenharia Civil e 50 para as graduações de Administração, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Comunicação Social, Enfermagem, Engenharia de Produção, Engenharia de Software, Letras, Matemática, Psicologia e Sistemas de Informação, que também serão distribuídas conforme a classificação final de pontuação.
     As inscrições deverão ser feitas a partir das 10 horas, do dia 6 de fevereiro até às 23h59 do dia 10, do mesmo mês, pelo site  www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracaodireta/educacao/bolsa-universidade. No ato da inscrição, o candidato deve preencher o formulário e entregar, junto com a documentação necessária, nos dias 13 e 14 de fevereiro, às 7h30 ou às 12h30, na Secretaria de Educação, que fica na avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal. 
    O Bolsa Universidade é um programa voltado para auxiliar os estudantes universitários de baixa renda, regularmente matriculados na Faculdade de Direito (FDF), Centro Universitário Uni-Facef (UNI-FACEF) ou Unifran e que não tenham formação universitária anterior. 
São requisitos para o candidato, residir na cidade há, no mínimo, 5 anos anteriores ao início da graduação; comprovadamente, deverá ter cursado o Ensino Médio, em escola de rede pública ou na condição de bolsista integral de rede particular, com exceção da pessoa com deficiência, que tenha recebido bolsa parcial da rede particular e possuir renda familiar mensal, per capita, de até dois salários mínimos vigentes. No caso do estudante, que mora sozinho, este poderá ter renda mensal per capita de até três salários mínimos vigentes. 
    O processo de seleção consiste em duas etapas. Primeiro, os candidatos inscritos terão a documentação analisada pela equipe de serviço social responsável pelo programa, observando as condições previstas no edital e os seguintes indicadores: estudantes com dependentes legais; composição familiar; situação profissional do estudante inscrito; de moradia;  patrimônio (veículos); de saúde e situação econômica familiar (renda per capita). Os candidatos selecionados serão informados de sua classificação para a etapa seguinte da seleção, por meio de publicação no Diário Oficial do Município, no site da Prefeitura de Franca e também no link do Bolsa Universidade. Nesta etapa será realizada entrevista social com todos os pré classificados.
     A Secretaria disponibiliza os telefones (16) 3711-9267 e 3711-9220, além dos e-mail's Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para informações e esclarecimentos de dúvidas.
 

Educação ministra capacitação para merendeiras

merendeiras original 

    As 325 merendeiras, que trabalham na rede de ensino do município participaram, nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, de um curso de formação e capacitação, no auditório da Secretaria de Educação, sobre as 'Boas Práticas na Manipulação de Alimentos'.
     A iniciativa é a segunda etapa da formação das merendeiras e faz parte de uma programação de quatro módulos. Quem conduziu o curso foi a nutricionista Betânia de Andrade Monteiro, que é graduada pela Unesp de Botucatu, com especialização em Nutrição Clínica e várias outras especializações. Ela é docente dos cursos de Nutrição e Gastronomia, da Universidade de Franca, atua como nutricionista clínica.
     Durante o encontro, a Secretaria de Educação também passou informações a merendeiras a respeito do ano letivo e do trabalho desempenhado para as crianças, que estudam na rede municipal. 
     Essa é mais uma ação da Prefeitura de Franca para valorizar as profissionais e garantir serviço de qualidade aos estudantes. Outras iniciativas já aconteceram, como o concurso 'Sabor da Educação', que premiou os melhores pratos desenvolvidos por merendeiras e estudantes de Nutrição da Unifran, além da contratação de mais profissionais para o preparo da alimentação dos estudantes da educação municipal. 
     Atualmente, são servidas, em média, 75 mil refeições por dia, para um total de 200 escolas das redes municipal, estadual e creches parceiras, com cardápios elaborados para o atendimento nutricional de cada faixa etária, incluindo também as dietas especiais para o atendimento aos alunos, que possuem restrições alimentares.
    Somente em 2022, já foram investidos pela Prefeitura, quase R$ 11 milhões a mais para completar o valor destinado pelo Governo, por cada refeição servida nas escolas. Também foram adquiridos novos equipamentos para as cozinhas escolares e a contratação de mais merendeiras.

Prefeitura divulga gabarito da prova objetiva do Programa ‘Residência Médica’

 concurso 1 original

    Foi publicado no Diário Oficial do Município desta quarta-feira, 1º de fevereiro, o gabarito da prova objetiva do Programa Residência Médica. O resultado está disponível no link https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2214-01022023.pdf.
      Os candidatos, que discordarem do gabarito, terão prazo para a apresentação de recursos, nos dias 2 e 3 de fevereiro, podendo protocolar o documento pessoalmente ou por procurador, legalmente, constituído, na sede da Secretaria de Saúde (Av. Dr Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador).
      A divulgação do currículo está prevista para o dia 4 de fevereiro e dias 6 e 7, o prazo para recurso contra o resultado da primeira etapa. Depois, no dia 8, deste mês, será publicado no Diário Oficial, o resultado final dos classificados. Eles poderão fazer a matrícula na Secretaria de Saúde entre os dias 8 e 17 de fevereiro. O candidato, que não se apresentar neste prazo, será considerado desistente, portanto, desclassificado. O programa terá início em 1º de março, com duas vagas em Medicina de Família e Comunidade, com duração de dois anos.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais