Último dia da Campanha Fique Sabendo de HIV e Sífilis

         A Secretaria Municipal de Saúde está realizando deste a última segunda-feira mais uma vez a Campanha Fique Sabendo, de orientação e prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e testes para detecção do vírus HIV e Sífiles. O atendimento é gratuito e pode ser conseguido durante este sábado, das 8 às 16 horas, na unidade do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua General Osório, 1417, centro.

       No domingo passado, 1º de dezembro, comemorou-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids e para marcar a passagem foram desenvolvidas atividades em diversas partes do País. Durante toda essa semana o fluxo de pessoas na repartição cresceu consideravelmente, porém nada que leve os pacientes a esperas. Com esses atendimentos disponíveis durante os últimos 5 um dos objetivos foi intensificar a testagem e abranger mais pessoas, lembrando que o atendimento é gratuito e sigiloso.

      É importante a realização do exame pois uma vez diagnosticada patologia seja o HIV ou a Sífilis, a pessoa será orientada a respeito e conduzida para o necessário tratamento na rede pública. A coleta de sangue para exame neste sábado será normal das 8 às 16 horas, onde independente do resultado o paciente recebe as orientações dos profissionais responsáveis.

     O slogan da campanha que acontece em todo o País é “Faça o teste da aids e da sífilis” e tem o propósito de destacar a importância do diagnóstico precoce destes dois agravos principalmente entre jovens. Os números atualizados da campanha, iniciada no dia 2 e que termina neste sábado, apontavam para a realização de 208 testes para HIV sendo 5 com sorologia positiva e 205 testes para sífilis sendo 21 com sorologia positiva.

Mais informações no CTA-Centro de Testagem e Aconselhamento, tel. 3724-3920

Campanha ‘O mosquito não tira férias’ recebe inscrições

      Neste período do ano, com o aumento de chuva, é muito comum registrar um maior número de casos de dengue. Com o objetivo de reverter esse quadro, a EPTV, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, lança a Campanha ‘O mosquito não tira férias’. A proposta é envolver alunos de ensino médio e fundamental de escolas públicas e particulares com ideias renovadoras de como se combater o mosquito.

     As inscrições podem ser efetuadas até o dia 29 de fevereiro. As ideias mais inovadoras serão premiadas com troféus, brindes e certificado.

    As escolas interessadas em participar devem se inscrever pelo site: www.mutiraoregional.eptv.com.br. Junto com a inscrição é preciso enviar as imagens de vídeo ou foto que comprovem que o trabalho de eliminação do mosquito está sendo realizado. Todos os trabalhos serão avaliados por uma equipe especializada no assunto. A data de divulgação dos vencedores ainda não está definida.

 

5ª Campanha de combate ao Aedes Aegypti será no dia 14

 

 

          Com o objetivo de conscientizar a população e eliminar os criadouros do mosquito da dengue, a EPTV em parceria com a Prefeitura promoverá no próximo dia 14 de dezembro a 5ª Campanha Regional de Combate ao Aedes Aegypti que prevê a realização de um mutirão em vários bairros com a ajuda dos agentes de saúde e de um caminhão para coletar os criadouros do mosquito.

        O mutirão terá início às 7 horas pelas ruas dos bairros: Santa Terezinha, City Petropólis, Jardim Cambuí, Ipanema, Marambaia, Parque do Horto, Miramontes, Recreio Campo Belo. Toda a campanha será desenvolvida em parceria com as secretarias de Saúde e de Serviço e Meio Ambiente.

       Os agentes conversarão com os moradores orientando sobre a importância de manter os quintais sempre limpos retirando sempre objetos que possam servir de criadouros do mosquito.

 

Pequenas ações fazem toda a diferença:

 

*Mantenha a caixa d’água limpa e tampada

*Deixe as lixeiras sempre tampadas

*Guarde pneus em lugares cobertos

*Mantenha o quintal sempre limpo e livre de objetos que possam servir de criadouros

*Coloque areia nos vasos de plantas

*Utilize cloro nas piscinas e mantenha a manutenção em dia

*Não deixe água parada

UBS inaugura sua estante de livros

    Em uma ação integrada que envolveu os profissionais da Unidade Básica de Saúde do Jardim Ângela Rosa (rua Ângela Rosa Scarabucci, 691) e alunos e educadores da Escola Estadual (Prof. Ângelo Scarabucci) existente no bairro, será inaugurada nesta terça-feira a estante de livros montada na recepção. É mais um espaço destinado a estimular a prática da leitura e a convivência dos usuários da repartição, que poderão levar livros que não usam mais e também retirar aqueles que lhes interessem.

     Com o slogan ‘Partilhando Leituras, Promovendo Saúde’, a equipe espera reforçar o acervo que estará disponível para todas as pessoas. Essa iniciativa que vem somar-se ao projeto das ‘Geladeirotecas’ presentes em outras repartições da saúde do município, também é uma forma de humanizar cada vez mais os atendimentos oferecidos, oferecendo entretenimento e estreitando as relações.

   Através do livro, conforme relata o autor Dante Gollian, cuja mensagem está sintetizada em um banner na Unidade, diz que através de um livro o leitor viaja na história, na geografia e principalmente na alma e descobre coisas maravilhosas.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais