“Pilares de um Envelhecimento Saudável” na Semana do Idoso

Com abertura programada para o próximo dia 26, Franca realizará através da Prefeitura, Conselho Municipal do Idoso e outras entidades, mais uma Semana do Idoso com atividades variadas e gratuitas que seguirão até o dia 28. O médico geriatra Paulo Silva Santos, do Ambulatório de Geriatria de Franca, estará na quarta-feira às 8h30, proferindo a palestra inaugural com o tema ‘Pilares de um Envelhecimento Saudável’, no Teatro da Fundação Judas Iscariotes, na Cidade Nova.

A organização dessa atividade é do CCI da Saúde e CCI/SCFV Centro/Leste, com show de dança ‘Banho de Lua’ logo depois da palestra. No mesmo dia está previsto um Sarau Protesto, com o poeta Carlos Assumpção. O Teatro Judas Iscariotes fica na rua José Marques Garcia, 395.

Os demais eventos estão na programação e seguem até a sexta-feira, dia 28, todos eles abertos ao público da terceira idade. A programação culminará com o Baile da Amizade no último dia, a partir das 13 h no Clube da Velha Guarda, na Vila Santa Rita. É necessário confirmar a presença previamente no tel. 3703-5611.

Concurso Cultural, último dia para inscrições

Termina nesta sexta-feira o prazo para as inscrições no VI Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, idealizado pela secretaria municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental e o núcleo de IEC (Informação, Educação e Comunicação). Nesse sentido os diretores de escolas e professores que ainda não entregaram os trabalhos de seus alunos deverão fazê-lo, procurando a própria sede da Vigilância, Secretaria da Educação ou Direção Regional de Ensino.

O projeto é conjunto com as participações da secretaria da Educação e da Diretoria de Ensino de Franca, tendo como foco o combate aos focos do mosquito Aedes Aegypti.

É a sequência do Projeto “Cidadão Multiplicador” em execução desde 2012, onde um dos objetivos é conscientizar cada vez mais a população para adoção de condutas e práticas para o enfrentamento ao Aedes aegypti, eliminando os possíveis criadouros e recipientes que possam acumular água, pois essa ação tem impacto significativo na população do vetor.

Mais adesão este ano

A mobilização Social contra o Aedes é eliminação dos criadouros do mosquito. Espera-se assim manter resultados alcançados em 2017 nas escolas do município cujo índice de participação foi de 100% e aumentar a adesão as escolas das redes particular e estadual. Essa primeira fase envolve a escolha de uma frase que poderá ser usada como tema de campanha de Mobilização Social contra o Aedes aegypti; a segunda de desenhos, onde serão escolhidos 12 desenhos para prevenção e combate ao Aedes aegypti, transmissor do Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela e deverão compor o calendário anual da Vigilância Ambiental Ano 2019.

Devem se inscrever os estudantes regularmente matriculados no 3° ano do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino do município, nas próprias unidades de ensino. Cada aluno poderá ter uma única participação/produção inscrita e não serão aceitas participações com mais de um autor. A partir da segunda-feira esses trabalhos serão avaliados por uma comissão especial.

Parceiros da Saúde, inscrições terminam na sexta-feira

Diretores de escolas, educadores e coordenadores pedagógicos que desejam participar da edição deste ano do Concurso Cultural ‘Parceiros da Saúde’, idealizado pela Prefeitura devem se manter atentos que o prazo final para inscrições termina nesta sexta-feira, dia 21. A iniciativa que além e pedagógica busca formar multiplicadores das ações de orientação e esclarecimento sobre o mosquito transmissor da dengue é aberta aos estudantes das redes particular e pública de ensino, Estado e Município.

O concurso consiste na produção de frases sobre o mosquito e maneiras adequadas de combatê-lo, desenhos que uma vez escolhidos ilustrarão o calendário da Vigilância Sanitária do ano que vem e uma redação sobre a temática. As orientações em detalhes constam do regulamento disponível no portal da Prefeitura e foram passadas também, com a devida antecedência para todas as escolas do município.

Na edição do ano passado a secretaria de Saúde conseguiu a adesão de praticamente todas as escolas municipais ao concurso. Diversos prêmios serão sorteados, tanto para os alunos como para os educadores orientadores dos trabalhos. O secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, diz que esse é um projeto integrado com as participações também das equipes da Secretaria da Saúde e Direção Regional de Ensino, além das unidades particulares de ensino.

Os baixos índices de incidência da doença na cidade, aliado ao trabalho ostensivo feito pela Vigilância Sanitária diuturnamente, deve-se em grande parte a adesão e mobilização permanente da população. E um concurso com esse perfil, finalizou o secretário de Saúde, ajuda em muito a envolver além das crianças, as suas famílias nesse estado de alerta que deve ser permanente.