Franca Melhor, também na zona rural

O trabalho permanente da Prefeitura na conservação de ruas e avenidas, limpeza e reparos de canais, substituição de galerias, remendo asfáltico ou recapeamento sempre é observado por um volume grande de pessoas, afinal o serviço ocorre na área urbana. Mas nos arredores da cidade a presença do Poder Público também é constante, onde a embora a visibilidade seja menor, a preocupação é garantir estradas rurais vicinais e condições seguras para quem lá reside e depende delas para a sobrevivência ou mesmo para estudar, no caso dos alunos que em tempos de normalidade fazem essas rotas diariamente em peruas kombis ou vans.

É nesse sentido, garantir vias trafegáveis, que a Prefeitura implementa também nas propriedades rurais o programa ‘Franca Melhor’, abrindo através da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente (tel. 3711-9440), um canal de interlocução com as pessoas interessadas. Desde a semana passada quem circula pelas estradas rurais intermediárias a rodovia do Paiolzinho e Tancredo Neves, compreendendo Furnas dos Taveira, Manoel Matias, Nego Elói, Garcia, entre outras, depara com máquinas, caminhões em homens em ação.

É o serviço de reparos e conservação dessas estradas, que vão desde a recuperação das represas secas, para contenção das águas pluviais, aos alargamentos das pistas onde isso é possível, reformas e ou substituição de mata-burros, consertos de cercas e o nivelamento dos leitos com a compactação e cascalhamento naqueles locais mais críticos. Esse trabalho é contínuo e rotativo, abrangendo outras regiões, como do Bom Jardim e outras localidades em que existem muitos pequenos produtores rurais que garantem o seu sustento produzindo e comercializando seus produtos na cidade.

Centro de Esportes no Jardim Esmeralda

Com o foco no pós pandemia da Covid-19, a Prefeitura vem trabalhando no sentido de proporcionar espaços saudáveis e de recreação para os moradores dos bairros. Depois da Vila Santa Terezinha, na região Norte, está iniciando essa semana a construção de um Centro de Esportes também no Jardim Esmeralda, bairro vizinho ao Distrito Industrial, na região Oeste, fazendo parte do programa ‘Franca Melhor’.

As equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente realizaram durante a semana, as demarcações dos pontos para fixação dos postes de concretos e a área toda será alambrada. A ideia e aproveitar esse espaço público com um campo de futebol onde os moradores, quando essa prática voltar a ser permitida, possam ali praticar o seu esporte nos fins de tarde e finais de semana.

Serão colocados alambrados nas duas laterais e nas partes dos fundos, de tal modo que a vizinhança não seja incomodada. Para um segundo momento está previsto também a iluminação do espaço, garantindo que seja utilizado à noite, além de melhorar as condições de segurança das famílias residentes nas proximidades.

Subcategorias