Fundo Social abre inscrições para cursos de Modelagem e Costura

costura 
     O Fundo Social de Solidariedade abriu inscrições para dois cursos, gratuitos, na área de costura e modelagem, com a oferta de 32 vagas, sendo 16 para cada um.
     Os cadastros para os cursos de Modelagem Industrial de Moda Praia e Costureiro de Tecidos Planos, que serão ministrados em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), poderão ser feitos pelo Programa "Caminho para o Emprego", com acesso pelo link https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml .
     Poderão concorrer as vagas disponíveis, pessoas com 18 anos completos ou mais, que tenham concluído ou cursando a quinta série do Ensino Fundamental. 
     As aulas terão início a partir do dia 20, deste mês e serão ministradas até dezembro, com aulas presenciais na sede do Fundo Social, atendendo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 
     O curso de Modelagem Industrial de Moda Praia tem como pré-requisito, que pessoa possua noções básicas de costura em máquinas. Durante as aulas que serão ministradas às segundas e terças-feiras, das 8 às 12h, os alunos poderão desenvolver modelagens de bases para maiô, biquinis, sunga, seguindo a tabela de medida e informações, conforme ficha técnica, normas de saúde e segurança do trabalho, mantendo-se atualizados com as novas tendências do mercado.
     Já para a qualificação de Costureiro de Tecidos Planos, os participantes também deverão apresentar conhecimento básico de costura em máquinas. Durante as aulas que serão realizadas às segundas e terças-feiras, das 13 às 17h, os participantes receberão os conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de operações básicas em vários tipos de tecidos planos, utilizando máquinas específicas, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais e de segurança. O conteúdo do curso vai auxiliar no desenvolvimento de costura em máquinas específicas como Interloque, Pespontadeira com 2 agulhas, Fechadeira, Máquina de pregar cós, Caseadeira, Máquina de pregar botão, Travete e Ponto invisível.
     Outro curso que ainda tem vagas disponíveis é o de Confecção de Brindes - Artefatos de Couro e Sintético, em parceria com o Senai, cujas aulas serão iniciadas no próximo dia 23. Os cadastros poderão ser feitos pelo Programa Caminho para o Emprego, no site da Prefeitura.
     Atualmente, estão em andamento, 8 cursos gratuitos para capacitação profissional em Depilação, Designer de Sobrancelhas, Auxiliar de Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Tear de Pedal, Temperos e Condimentos, Plantas Medicinais e Modelista de Bolsa de Couro e Sintético. 
     Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Fussol já capacitou mais de 1.000 pessoas, com os cursos on-line e presenciais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 

Fundo Social entrega certificados para cursos de qualificação

DSC 8445 
     O Fundo Social de Solidariedade realizou nesta sexta-feira, 10, a entrega de certificados para os formandos dos cursos de qualificação profissional de Desenvolvimento de Peça Piloto de Bolsa em Couro, Bonecas em Feltro, Manicure e Pedicure, visando a geração de renda de dezenas de famílias.
     Os cursos foram ministrados, em parceria com o Sebrae e o Senai, além do Instituto Pablo Henrique e a ESF (Estratégia de Saúde da Família) Paineiras, que cederam as instalações para a realização das aulas de boneca. 
     Durante o evento, receberam os certificados de participação nos cursos, 22 mulheres.
     O prefeito Alexandre Ferreira, acompanhado pela presidente do Fussol, Cynthia Ferreira, esteve presente, além do gerente regional do Sebrae, Vinícius Nóbrega e Sérgio Cintra, coordenador técnico do Senai e monitores dos cursos.
     Brenda Stefany, que fez o curso de Manicure e Pedicure, disse que está muito feliz e agradecida por ter participado das aulas. "Vou iniciar nesta área da beleza e é o que eu quero para a minha vida para futuramente, financiar a minha casa própria", falou a aluna.
     Maíra Martins, 25 anos, concluinte do curso de Manicure e Pedicure, contou que fez a inscrição, ficou na lista de espera, mas logo foi chamada a participar das aulas. "Foi uma experiência única. Já tinha feito um curso antes, mas não foi como esse, desde a monitora que é exemplar até a organização do programa. Eu era dona de casa, já gostava de fazer as unhas de minha família e a minha, agora vou abrir o meu salão, em parceria com uma amiga, o que vai me ajudar bastante no orçamento familiar", destacou.
     Cláudia Lopes, aluna do curso de Bonecas em Feltro, falou que tinha encerrado as atividades de sua loja de lingerie, onde trabalhou por 10 anos e estava apresentava sintomas de depressão. A convite de uma amiga resolveu participar do curso para distração. Segundo ela, foi uma decisão muito acertada porque se identificou muito com o aprendizado, que vai se tornar a sua profissão. "Me encontrei, agora estou muito bem. Só tenho a agradecer. Inclusive já estou trabalhando e já tenho três pedidos para entregar neste final de semana. Este é o meu trabalho agora, de onde estou mantendo a minha casa", comemorou Cláudia. 
Nadir Ribeiro, que já trabalha na área de bolsas e acessórios, fez o curso de Desenvolvimento de Peça Piloto de Bolsa em Couro e comentou que o aprendizado foi muito bom e irá agregar muito em seu trabalho. "A gente acha que sabe tudo, mas é sempre importante aprender cada vez mais. Vou fazer os próximos cursos", disse. 
     Atualmente, o Fundo Social de Solidariedade está atendendo alunos nos cursos de Designer de Sobrancelhas, Depilação, Auxiliar de Cabeleireiro e Tear de Pedal. Para a próxima semana, serão iniciadas novas turmas de Manicure e Pedicure, Modelista de Bolsa de Couro e Sintético e Confecção de Brindes e Artefatos de Couro e Sintético. 
     Somente nos primeiros oito meses deste ano, o Fussol já capacitou mais de 1.000 pessoas, com os cursos on-line e presenciais, seguindo os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19. 
 

Fundo Social faz balanço da Campanha do Agasalho

Post 2 
     O Fundo Social de Solidariedade fez uma avaliação positiva da Campanha do Agasalho realizada neste ano, que arrecadou cerca de 14 mil peças, entre roupas, agasalhos, cobertores e calçados.
     Cynthia Milhim Ferreira, presidente do Fundo Social, destacou que foram recebidos 1.500 cobertores, que foram entregues a entidades que atenderam pessoas em situação de rua, principalmente, nos dias de quedas de temperaturas registradas no final de julho e início de agosto. Foram beneficiadas 23 entidades, que receberam roupas e agasalhos masculino, feminino e infantil para o atendimento a todos os públicos em estado de vulnerabilidade. 
     A presidente do Fussol explicou que as pessoas estão se conscientizando da importância da doação de roupas em condições de uso, o que possibilitou o repasse da grande maioria das peças arrecadadas. 
     Cynthia Ferreira agradeceu a cada francano que participou da campanha, entre pessoas físicas e empresas, pela simples manifestação do aceite em colocar a caixa para o recebimento das doações. "Agradeço a todos os francanos que têm este coração solidário, sabem da importância de dar as mãos para ajudar os que mais precisam. Foi um resultado de muito amor e união por tudo, que conquistamos nesta campanha", comemorou a presidente do Fussol. 
     Segundo ela, o Fundo Social conta com muitas empresas parceiras, que trabalham a responsabilidade social e contribuíram muito para a arrecadação, seja interna e até na realização de lives para o recebimento de doações. "Ficamos felizes em poder contar com a parceria de empresas da nossa cidade, que junto com o poder público, se mobilizam para o trabalho social, em prol das pessoas mais necessitadas", disse. 

FUSSOL abre vagas para novos cursos

 modelagem couro2
     O Fundo Social de Solidariedade recebe inscrições para novos cursos disponibilizados através do Programa Caminho para o Emprego. Estão sendo oferecidas 32 vagas para os cursos de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, e Confecção de Brindes de Couro. As aulas serão presenciais, na sede do Fussol, seguindo os protocolos sanitários da Covid-19, com início a partir do dia 13, deste mês. 
     Para o curso de Modelista de Bolsa de Couro e Sintético, as aulas serão ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 13h às 17h, onde os alunos irão aprender a elaborar moldes para desenvolver e confeccionar bolsas em couro e outros materiais, construindo ficha técnica e peça piloto. Já os participantes de Confecção de Brindes em Couro irão preparar moldes e executar operações de corte, costura e montagem de brindes em couro, sintético e tecido, em indústria de artefatos de couro, gráfica, papel e papelão, controlando a qualidade do trabalho realizado, organizando o posto de trabalho, segundo prescrições do setor de tempos e métodos e normas ambientais e de segurança, com aulas todas às quintas e sextas-feiras, no mesmo horário. 
     Os dois cursos estão com término previsto para dezembro deste ano. 
     Poderão se inscrever, pessoas acima de 18 anos, pelo site da Prefeitura, no link do Programa “Caminho para o Emprego”, https://www.franca.sp.gov.br/caminho-emprego-portal/cursos.xhtml . 
 

Fussol realiza formatura dos cursos de capacitação

 DSC 7470
     O Fundo Social de Solidariedade realizou nesta semana, a formatura dos alunos que concluíram os cursos de capacitação, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para Ajustes e Reformas de Roupas e Joias em Couro. No total, 15 pessoas receberam os certificados de conclusão do curso, após quatro semanas de aprendizado.  
     Cleusa Aparecida é manicure e concluiu o curso de Joias em Couro. Para ela, a participação nas aulas trouxe oportunidades, mudando a sua vida num todo e oferecendo a opção de ter uma nova renda financeira. 
     Atualmente, o Fussol está com 9 cursos em andamento, sendo os de Manicure, Depilação, Designer de Sobrancelhas, Auxiliar de Cabeleireiro Feminino, Tear de Pedal, Oficinas de Bonecas, Desenvolvimento de  Peça Piloto em Couro, Plantas Medicinais, Temperos e Condimentos, com o atendimento de cerca de 70 alunos. 
     Os cursos de capacitação são oferecidos, gratuitamente, atendendo toda a população. O objetivo é levar oportunidade e conhecimento as pessoas, facilitando o acesso para novas áreas de atuação e geração de renda. 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais