Repartições municipais funcionam até o meio-dia de sexta-feira

 DSC 1808
 
     As repartições municipais terão funcionamento normal até o meio-dia desta sexta-feira, 31 de dezembro.  De acordo com o Decreto n° 11.370, de 1º de dezembro de 2.021, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais na véspera de Ano Novo, será até às 12h. 
      As exceções são as unidades de urgência e emergência, que prestam serviços essenciais e estarão funcionando, sem interrupções, como os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem e o Canil Municipal estarão funcionando em sistema de plantão. 
     O serviço de coleta de lixo seguirá normal durante os dias da semana, sendo suspenso apenas no sábado, 1º de janeiro de 2.022 (Ano Novo). 
As repartições municipais retornarão ao expediente normal, de acordo com o horário de cada departamento, a partir das 7h, na segunda-feira, dia 3 de janeiro de 2.022. 
 
 
Feira Livre, Parque Fernando Costa e Poliesportivo 
 
     O Parque de Exposições “Fernando Costa” e o Complexo Poliesportivo também estarão funcionando até às 12h, nesta sexta-feira,  31 de dezembro e estarão fechados no sábado de Ano Novo.  
     Os dois locais estarão abertos ao público, no domingo, dia  2 de janeiro, sendo que o Parque Fernando Costa funcionará das 7h30 às 19h e o Poliesportivo, das 6 às 21h. 
     A Feira Livre da Estação, tradicionalmente realizada aos sábados, também será antecipada e ocorrerá na sexta-feira, dia 31, a partir das 5h da manhã, seguindo até por volta das 13h, no local de costume (Av. da Integração), entre as rotatórias com as ruas São Sebastião e Voluntário Adriano Cintra.
 

Câmara Municipal devolve R$ 1,8 milhão a Prefeitura para investimentos na saúde

 DSC 1804
     A Câmara Municipal de Franca está devolvendo, aproximadamente, R$ 1,8 milhão, a título do duodécimo deste exercício para a Prefeitura, com a recomendação para que sejam aplicados em área da saúde. Assinado pelo presidente do Legislativo, vereador Claudinei da Rocha e os 14 parlamentares, o documento foi endereçado ao prefeito Alexandre Ferreira na última segunda-feira, 20.
     No ofício endereçado ao prefeito, o presidente da Câmara destaca que o assunto foi discutido em reunião anterior, com a solicitação para que o montante seja destinado para a área de saúde, visando a realização de procedimentos, como Tratamento de Colelitíase (cálculo na vesícula biliar), Retirada de Cateter Renal e Facectomia (cirurgias de catarata).
     O prefeito já determinou ao secretário de Saúde, Lucas Souza, que elabore uma programação, que permita fazer frente às demandas existentes.  Alexandre Ferreira aproveitou também, em nome do presidente do Legislativo, para saudar e agradecer a iniciativa de todo o quadro de vereadores, fazendo essa destinação que será de extrema importância para atender às pessoas, que estão na espera por esses procedimentos.

Franca é a primeira cidade do Estado a lançar o 5G

 DSC 1709
     Franca foi a primeira cidade do Estado de São Paulo, a lançar na manhã desta quarta-feira, 15, a tecnologia 5G, a quinta geração da rede de internet móvel. O evento realizado no Gabinete do Prefeito, contou com a presença do vice-presidente da Algar Telecom, Márcio de Jesus e equipe, vereadores, secretários municipais, empresários, representantes de entidades de classe e universidades.
     A empresa Algar Telecom foi uma das operadoras de telefonia móvel do país, vencedora de um lote das frequências leiloadas no mês passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e vai atender a região do sul de Minas Gerais, parte do Mato Grosso e uma parte de São Paulo.  Durante o leilão, as empresas pleiteavam explorar, comercialmente, as radiofrequências 700 MHz, 2.3 GHz, 3.5 GHz e 26 GHz.
     Márcio de Jesus, vice-presidente da Algar Telecom, ressaltou  que o dia 15 de dezembro de 2.021 é uma data marcante para o lançamento e a implantação da nova tecnologia 5G, em Franca, que está sendo a pioneira em receber o novo serviço e também as cidades mineiras de Uberlândia e Uberaba. A primeira frequência que está sendo ativada na cidade é a 2.3 Ghz, liberada para uso comercial. 
     Segundo ele, Franca foi escolhida, por ser uma das principais cidades de atuação da operadora, que desde o leilão vem trabalhando de uma forma intensa para levar o serviço à população.
     De acordo com o vice-presidente da Algar, a partir desta quarta-feira, vários setores da cidade, que apresentam maior concentração e movimentação de pessoas, passaram a contar com a nova tecnologia 5G, nesta primeira etapa, atendendo a região central e, posteriormente, o Distrito Industrial, Parque Progresso, Jardim Francano, Cidade Nova, Jardim Ângela Rosa e Vila Santa Cruz. Até o final deste ano, a previsão é que um terço da cidade seja atendida com o serviço, com evolução contínua ao longo de 2.022.
     Na prática, o 5G representa um aumento da velocidade no acesso à internet pelo smartphone. Quanto mais frequência é adicionada ao 5G, maior é a velocidade que poderá ser alcançada. Nesta faixa de 2.3 Ghz, pelos testes apresentados pela empresa, a velocidade alcançada é quase 40 vezes a do 4G. 
     Márcio de Jesus informou também que para ter acesso ao 5G, a pessoa deve ter um smartphone compatível com o serviço, sem nenhum custo adicional para os clientes da operadora. 
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira disse que é uma grande alegria, Franca ter sido uma das poucas cidades escolhidas para receber essa nova tecnologia, que será uma revolução para o país inteiro. "O  papel do gestor público também é aproximar todos os atores e as possibilidades, aproximar o progresso da cidade, o ganho para a população em todos os serviços que podem ser prestados, visando a melhoria da qualidade de vida de todos", declarou o prefeito. 
     Ferreira ressaltou também que a cidade irá preparar a mudança na legislação para adequar às necessidades da infraestrutura para a instalação das antenas e utilizar o 5G para oferecer os serviços da Prefeitura, de maneira mais rápida, eficiente e com mais tecnologia. "O 5G vem trazer uma revolução para nós, de velocidade, qualidade, de acesso e com certeza, nós inauguramos hoje, com a Algar, um diferencial muito grande para a nossa cidade. Hoje, o país inteiro está olhando para nós", completou o chefe do Executivo. 
 

Repartições Municipais funcionam até meio dia de sexta-feira

 DSC 1808
     De acordo com o decreto n° 11.370, de 1 de dezembro de 2.021, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, o horário de funcionamento das repartições públicas municipais nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, será até às 12h. 
     As exceções são as unidades de urgência e emergência, que prestam serviços essenciais e estarão funcionando, sem interrupções, como os dois Prontos-Socorros (Adulto e Infantil), as duas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita, além do CAPS Ad (Centro Psicossocial). Os serviços como o SAMU, Guarda Civil, Conselhos Tutelares, Abrigo Provisório, Casa de Passagem e o Canil Municipal estarão funcionando em sistema de plantão. 
     O serviço de coleta de lixo seguirá normal nos dias 24 e 31 de dezembro e será suspenso nos dias 25 (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo). 
As repartições municipais retornam ao expediente normal, de acordo com o horário de cada departamento, a partir das 7h, nas segundas-feiras, dias 27 de dezembro e 3 de janeiro de 2.022. 



Funcionamento Parque Fernando Costa e Poliesportivo 
     O Parque de Exposições “Fernando Costa” e o Complexo Poliesportivo também estarão funcionando até às 12h, nos dias 24 e 31 de dezembro e estarão fechados nos sábados de Natal e Ano Novo.  
     Os dois locais estarão abertos ao público, nos domingos, 26 de dezembro e 2 de janeiro, sendo que o Parque Fernando Costa funcionará das 7h30 às 19h e o Poliesportivo, das 6 às 21h. 

Prefeitura implanta sistema digital para agilizar aprovação de projetos da construção civil

 DSC 1557
     O prefeito Alexandre Ferreira lançou nesta sexta-feira, 10, o sistema digital "Álvará On-line", que vai possibilitar celeridade nos processos de aprovação de projetos de construção civil, a partir da simplificação de processos e rotinas internas, otimização a captação de informações e melhor integração entre os setores. O evento realizado no Gabinete, contou com a presença de vereadores, secretários municipais, representantes de entidades da área, como CREA, ALFA, IAB - núcleo de Franca, Assescofran, escritórios, engenheiros e arquitetos.
     De acordo com o prefeito, a partir desta sexta-feira, o sistema já está em funcionamento e as pessoas poderão acessar o site da Prefeitura, no link https://franca.prefeituras.net/login , onde mediante a um cadastro simples, poderão protocolar as solicitações de alvará de edificação até três pavimentos, projetos para ampliação, regularização ou demolição de imóveis residenciais, comerciais, industriais, certidão de liberação de lotes para fins de registro em cartório e os pedidos de Habite-se total ou parcial. Tudo passa a ser feito de forma digital, onde os interessados deverão cadastrar todas as informações do profissional, proprietário, telefones e endereços para contato, documentação do imóvel e os projetos técnicos para as obras.
     Por meio do sistema "Alvará On-line", tanto o profissional técnico, como o proprietário do imóvel, terão acesso a toda a tramitação do processo apresentado na Prefeitura, poderão atualizar informações até a aprovação e emissão de alvarás para o início da obra.
     Alexandre Ferreira explicou que a implantação do novo sistema atende a uma reivindicação dos profissionais da área e trará inúmeras vantagens, como a diminuição da quantidade de correções nos processos, tendo em vista a integração de todas as informações, que constam nos documentos anexados, redução do uso de papel, maior segurança nos alvarás, certidões e plantas baixas geradas, que passarão a contar com um QR-Code, podendo atestar a veracidade e a validade dos documentos gerados, além da facilitação e clareza na comunicação entre a Prefeitura e os profissionais externos, principalmente, para a apresentação de informações e correções do projeto. 
     Segundo a Secretaria de Infraestrutura, este ano, já foram analisados 10.236 projetos ainda de forma tradicional, no papel. "Estamos colocando em prática, o que anunciamos no início da administração, visando desburocratizar e agilizar a emissão do alvará e certidões, a aprovação de projetos, fomentando o setor da construção civil e fortalecendo a economia da cidade", declarou Alexandre Ferreira. 
     Carlos Barros, presidente da Alfa (Associação dos Loteadores e Empreendedores Imobiliários de Franca), disse que essa é uma ação indispensável para a melhoria no atendimento público aos profissionais e as pessoas que estão com obras ou querem construir. A maneira como estava sendo desenvolvido até agora era insustentável, manualmente, fazer todos os projetos que a cidade tem, por ser uma demanda muito grande e a quantidade reduzida de profissionais da Prefeitura, que estavam sobrecarregados. A Prefeitura está de parabéns. Todo o setor estava aguardando, com muita ansiedade, porque muitos profissionais e clientes reclamavam da demora para a aprovação dos projetos e foi um passo importante para agilizar. Todo o setor está muito feliz e será maravilhoso para o setor e para a cidade toda", comentou.
     Ítalo Mazzucatto, arquiteto e diretor do IAB SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), parabenizou a Prefeitura e todos os responsáveis pela implantação do sistema, ressaltando que nem dava para acreditar a apresentação dessas ações. Segundo ele, o setor da construção civil tem grande contribuição para a economia da cidade, gerando emprego e renda pós-pandemia. A efetividade e rapidez na tramitação dos processos, de fato, vão ajudar muito o setor, melhorar o trabalho da engenharia, arquitetura e os trabalhadores da obra, como encanadores e pintores. "Achei muito interessante a forma de trabalho do prefeito, que implantou de uma só vez, a atualização do Código de
Edificações, a Outorga Onerosa e agora o sistema digital que vai ser excelente e dar uma reviravolta no setor de uma vez só", comemorou o arquiteto.
 
 
Alvará na Hora
     Durante o evento, o prefeito Alexandre Ferreira também anunciou que a partir do próximo dia 10 de janeiro de 2.022, os alvarás destinados a construções residenciais térreas unifamiliares, com até 140 m² de área construída, em terreno inferior a 350 m², que representam, praticamente, a metade dos projetos apresentados na Prefeitura, poderão ser emitidos na hora pelo sistema "Alvará On-line", onde o profissional técnico poderá fornecer as informações e documentos sobre a obra, declarando a veracidade dos dados apresentados. Após a emissão imediata do alvará de construção, a Prefeitura terá um prazo para verificar o projeto. Se estiver em desacordo com as normas, a obra terá que ser paralisada até a correção. Por isso, é muito importante que os processos sejam apresentados no sistema, dentro das regras e a execução da obra obedeça o projeto. Atualmente, 6 em cada 10 projetos são apresentados, em desacordo com as regras.  A partir da implantação de um modelo declaratório, onde o profissional informa a consistência das informações prestadas no processo, é possível a geração automática do alvará de construção. Assim, em poucos minutos, será possível realizar o licenciamento da obra.
 
 
 
Novo Código de Edificações e Outorga Generosa
     Ferreira também ressaltou durante o evento, o novo Código de Obras e Edificações, que já está em vigor e atualiza a lei anterior, após 53 anos, modernizando as regras para construções na cidade. O novo Código de Edificações foi elaborado, com a participação de profissionais da área e sociedade civil, visando agilidade na aprovação de projetos, a não exigência da apresentação de projetos complementares, liberdade para dimensionar cômodos internos, mas com responsabilização dos profissionais técnicos e dos proprietários.
     O outro projeto "Outorga Generosa", que isenta o pagamento para regularização de imóveis com até 140 m², apresentado pelo prefeito no final de novembro, será apreciado em primeira votação, na próxima terça-feira, 14, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal e poderá beneficiar cerca de 20 mil famílias. 
     Dentre outras ações destacadas pelo prefeito na área de Infraestrutura e Planejamento, estão a Central de Habitação, que foi reinaugurada neste ano e o Programa de REURB (Regularização Fundiária Urbana)  do Parque Vicente Leporace, instituído pelo decreto municipal 11.359, de 23 de novembro de 2.021, que vai permitir a regularização do conjunto habitacional do Leporace.  "São projetos importantes que vão impactar, diretamente, na vida das pessoas, principalmente, as que mais precisam, melhorando a qualidade de vida delas", ressaltou Ferreira.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais