Foi por volta das 3h40, quando uma equipe da Guarda Civil Municipal foi acionada pela vigilante do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) que disse que uma pessoa havia invadido o Bercário/Creche Elisa Verzola, localizado na rua Orestes Tristão, na Vila Resende, ao lado da unidade assistencial. Num primeiro momento, quando a equipe da Guarda chegou, não avistou nenhuma movimentação estranha, porém notou que o telhado da creche estava danificado. Como os guardas não viram ninguém suspeito, foram embora.
Minutos depois foram acionados novamente pela equipe de monitoramento eletrônico, alegando que uma pessoa tinha sido vista no interior da creche. Ao adentrarem no local, os guardas municipais notaram que o sistema de alarme estava danificado. A suspeita, uma mulher de 37 anos, foi localizada na cozinha, comendo e bebendo a alimentação dos alunos. Com ela, os agentes encontraram uma bolsa contendo ferramentas que seriam utilizadas para cortar a fiação elétrica. A mulher não esboçou reação e alegou ser usuária de drogas.
Ela foi conduzida à Central de Polícia Judiciária onde foi ratificada a prisão em flagrante.
Monitoramento
Na mesma madrugada de terça-feira, 23, o sistema de monitoramento da Prefeitura conseguiu flagrar dois bandidos furtando a fiação elétrica da rede semafórica na avenida Major Moura Matos, na Vila São Sebastião. Os agentes da Guarda, que fazem o monitoramento, acionaram a Polícia Militar mas a dupla não foi localizada.
A Central de Monitoramento, comandada pela Guarda Civil Municipal, foi inaugurada no final de agosto do ano passado e conta com 8 monitores grandes, utilizados para o acompanhamento das 56 câmeras instaladas em diferentes pontos da cidade.
A unidade funciona 24 horas por dia, integrada com as Polícias Civil e Militar, responsáveis pelas investigações e patrulhamento ostensivo na cidade, respectivamente.
De acordo com o inspetor chefe da Guarda, Luís Fernando Fernandes, o sistema tem auxiliado significativamente no combate à criminalidade e identificação dos autores.