A exposição da “Das Raízes às Flores!”, da artista plástica Magda Belato, segue nas dependências da Casa da Cultura até 8 de março
A exposição da “Das Raízes às Flores!”, da artista plástica Magda Belato, segue nas dependências da Casa da Cultura até 8 de março
Está marcada para o próximo dia 13, a Assembleia Pública para eleição dos representantes da Sociedade Civil que vão compor o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Franca (Comdecon). A comunicação de interesse geral da comunidade é do próprio Conselho, tendo com base o art 3º da Lei de Criação Municipal de nº 6.009/2003 e o seu Regimento Interno, o Decreto Municipal de nº 8476/2005, que preveem a renovação dos membros que compõem o Colegiado do COMDECON, de dois em dois anos.
A Assembleia será às 19 horas, no Anfiteatro da Casa da Cultura e do Artista Francano “Abdias Nascimento”, na rua Oscar Brasilino Santos, 1531 – Centro, para eleição dos representantes para o biênio 2019/2021 dos seguintes segmentos:
01 (um) Representante do Movimento Estudantil Organizado, Secundário ou Universitário;
01 (um) Representante de Sindicatos e Associações de Trabalhadores;
10 (dez) Representantes de Entidades da Comunidade Negra de Franca.
A cada representante Titular, eleito entre seus pares, corresponderá a eleição de 1 (um ) Suplente. Cada representante dos segmentos citados presente no dia da eleição, poderá se candidatar para o segmento no qual pertence, podendo votar e ser votado, entre seus pares e não poderá ter nenhum vínculo com o Poder Público.
São requisitos para os representantes dos segmentos, na qualidade de candidato/eleitor ou de eleitor:
idade mínima de 14 anos; residir em Franca, ser representante do segmento constante nos Incisos XIII a XV do Artigo 3º. da legislação em epígrafe: do Movimento Estudantil Organizado, Secundário ou Universitário; ou de Sindicatos e Associações de Trabalhadores ou de Entidade da Comunidade Negra do Município; ter interesse, afinidade e identificação com a defesa da causa da Comunidade Negra do Município; disponibilidade para participar das atividades do Conselho, bem como para as atribuições que lhe forem conferidas e atender aos critérios estabelecidos nas legislações citadas.
Para participar da Assembleia Eleitoral, os candidatos/eleitores e os eleitores deverão inscrever-se no momento do credenciamento, enfatiza Carlos Eduardo da Silva, presidente do Comdecon/Franca.
A Prefeitura de Franca inaugura em breve o Centro Esportivo Infanto-Juvenil, na Vila Chico Júlio, com nove modalidades esportivas
A Prefeitura de Franca, por meio do Fussol (Fundo Social de Solidariedade), oferece o curso especial de ovos de Páscoa.
Franca mais uma vez foi escolhida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (Siseb), para sediar as capacitações presenciais este ano. O município de Franca foi selecionado e estará através de sua Biblioteca Municipal sediada no Champagnat, recebendo a capacitação"Fab lab: como fazer livros artesanais, laboratório de aprendizado compartilhado para publicação de livros em pequena escala e baixo custo para promover a produção literária da sua comunidade".
Essa capacitação, com participação gratuita ao público interessado, em entre os seus objetivos, oferecer à comunidade da biblioteca a oportunidade de autopublicação de livros com baixo custo de produção; apresentar conceitos editoriais e gráficos básicos e fornecer subsídios para a edição de livros de autores iniciantes; auxiliar no processo de produção do livro artesanal; contribuir para a criação de um Fab Lab (laboratório de fabricação), um espaço de criatividade, aprendizado, compartilhamento do conhecimento e produção literária dos autores locais e promover a sustentabilidade por meio de um movimento eco cultural, para a fabricação dos equipamentos e confecção dos livros.
Conteúdo
Os participantes terão acesso à fundamentação do design do livro – criação da capa, paginação, diagramação, escolha do papel, design para o livro, impressão e acabamento de forma artesanal;
• Registro do livro – registro na Biblioteca Nacional – direitos autorais, ISBN, ficha catalográfica, custos, montagem artesanal e impressão, lançamento do livro;
• Técnicas básicas de encadernação – etapas da confecção, sustentabilidade, equipamentos e utensílios.
A capacitação tem como público-alvo os escritores independentes, profissionais de bibliotecas, salas de leituras e programas de incentivo à leitura.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 19 deste mês, 30 dias antes da realização da oficina, pelo site do siseb (www.siseb.sp.org.br). Outras informações podem ser obtidas na Biblioteca Municipal, no tel. 3711-9209, com Clemência Canoas.
Com o apoio da Prefeitura e sua Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer está confirmado uma apresentação-show da equipe Stock Car e do piloto Daniel Serra, nessa sexta-feira, a partir das 12h30. Um dos objetivos da iniciativa num horário de maior fluxo comercial na área central da cidade e divulgar na Praça Nossa Senhora da Conceição, o Jogo das Estrelas programado para Franca na própria sexta-feira à noite no Poliesportivo ‘Pedrocão’ e no sábado, com o confronto entre atletas nacionais e estrangeiros.
Segundo contatos feitos com o secretário Elson Bonifácio, de Esportes e Cultura de Franca, a equipe Stock Car estará na cidade para o Jogo das Estrelas e nessa apresentação levará a população que gosta de automobilismo e que acompanha esporte, de conhecer o bólido V8 Stock Car de perto e ainda, pegar um autógrafo do bicampeão Daniel Serra.
O carro e o piloto estarão na sexta-feira na Praça Central para que a população possa acompanhar e conhecer o carro e o piloto. O veículo vai ser colocado em funcionamento com a distribuição de bonés uma tabela móvel de basquete deve ser colocada ao lado para brincadeiras de arremessos de 3 pontos pelas crianças, valendo o ingresso para o jogo do dia seguinte, sábado. E mais, os dois melhores nessa brincadeira, poderão assistir ao jogo na área VIP ao lado do Daniel Serra.
A Prefeitura por meio da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente vem trabalhando sem tréguas também na manutenção, reparos e limpeza dos três principais córregos que cortam a cidade: dos Bagres, Cubatão e Espraiado. Equipes trabalham na limpeza recolhendo peças de móveis atiradas nos córregos, pneus e outros objetos de grande porte que dificulta o curso natural das águas.
Com as chuvas fortes dos últimos dias em alguns pontos ocorreram estragos nas estruturas laterais que exigiram das equipes, uma pronta intervenção. A Prefeitura programou para o Córrego do Cubatão, a partir do bairro São José um trabalho completo que envolve a reconstrução dos laterais danificadas, poda da vegetação e recolhimento dos objetos atirados indevidamente.
No Córrego dos Bagres foram feitos serviços idênticos na parte mais alta, entre os Jardins Paulista e proximidades do Pronto-Socorro Infantil e rotatória com a Avenida Orlando Dompieri. Nessas ‘varreduras’ periódicas são também identificados problemas nos fundos de canal e na medida do possível os reparos são incluídos na programação e executados. O secretário da pasta de Serviços e Meio Ambiente, Adriano Tosta, ressalta que são intervenções preventivas que evitam que os problemas se agravem, muitas vezes até invadindo os passeios e as pistas, com riscos de comprometer o sistema de emissários de esgotos que margeia os córregos.