Saúde

Campanha de Vacinação contra a Gripe começa em todas as unidades de Atenção Básica

vacinacao gripe original
 
      A Secretaria de Saúde iniciou a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A imunização segue diretrizes da secretaria estadual e do Ministério da Saúde.
      Neste primeiro momento, serão 7.400 doses. Poderão se imunizar os seguintes grupos: crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, falou sobre a importância da vacinação. “É fundamental que a população busque as unidades para se vacinar, pois a imunização reduz os sintomas e, consequentemente, a internação pela doença”, ressaltou.
      A vacinação acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas e é necessário que a pessoa leve um documento de identificação com foto.
 

Prefeitura recolhe 10,3 toneladas de materiais em 'Arrastão' no Aeroporto

Arrastao Dengue original
 
      A Prefeitura retirou mais de 10 toneladas de materiais inservíveis durante o 'Arrastão da Dengue' realizado no último sábado, no Jardim Aeroporto.
      A 9ª ação, promovida pelas Secretarias de Saúde e Infraestrutura, tem como objetivo eliminar criadouros do mosquito e conscientizar a população sobre a importância da prevenção.
      Segundo a Prefeitura, o mutirão já percorreu os bairros Éden/Palma, Aeroporto 3, Santa Bárbara, São Sebastião, Leporace, Santa Terezinha, Jardim Tropical, Conceição Leite, Santos Dumont, entre outros. Uma ação de orientação também foi realizada na feira livre da Estação.
      Além do arrastão, outras medidas estão sendo adotadas, como a intensificação da limpeza de terrenos e ações educativas para sensibilizar a população sobre os riscos da doença.
      De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, a população tem colaborado durante as ações. “Apesar disso a luta não pode parar. A população é uma forte aliada do poder público neste combate”, disse.
 

Sábado tem ‘Arrastão da Dengue’ no Jardim Aeroporto 1

Arrastao da Dengue 3 original
 
      O Jardim Aeroporto I recebe neste sábado, 5, o 9º ‘Arrastão da Dengue’, ação que tem o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti e manter o bairro mais limpo e seguro.
      A iniciativa inclui a coleta de materiais descartáveis e a conscientização dos moradores sobre como evitar criadouros do mosquito transmissor da dengue. De acordo com Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, a partir das 8 horas, as equipes percorrerão ruas e avenidas do bairro recolhendo objetos que possam acumular água e se tornar criadouros do Aedes aegypti. “A gente pede que a população separe todos os materiais inservíveis que possam acumular água e deixem nas calçadas das casas para que nossa equipe possa recolher. Até o momento, Franca registra 904 casos confirmados de dengue. Apesar deste número ser menor que dos anos anteriores, esta luta não pode parar. A população é um forte aliado do poder público neste combate”, disse.
      Waléria ressaltou ainda a importância de cada morador tirar 10 minutos por semana para olhar vasos, calhas e qualquer local que possa juntar água. “Gostaria de aproveitar e agradecer a população que não tem medido esforços neste combate ao mosquito, pois a luta é de todos nós”, disse.
      Além da retirada dos resíduos, agentes de saúde orientarão os moradores sobre práticas eficazes para evitar a proliferação do mosquito dentro de casa.
 
Outras ações de combate à dengue
      Além do mutirão, a cidade segue com a limpeza de áreas públicas, campanhas educativas e fiscalização intensificada pela Guarda Civil. Para facilitar o descarte correto, quatro Ecopontos estão à disposição nos bairros City Petrópolis, Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas. Há também o Serviço de Recolha Agendada de Materiais, que pode ser solicitado pelo telefone 0800-591-6842.
 
 

Saúde leva programa a usuários do IANSA

Sabores da Saude no IANSA original
 
      A Secretaria de Saúde desenvolve o Programa ‘Sabores da Saúde’ nas unidades de atenção básica, com o objetivo de compartilhar orientações sobre bem-estar, hábitos de alimentação saudável, com sugestões de produtos mais adequados a cada situação e esclarecimentos de dúvidas.
      Além das UBSs, a ação está acontecendo em parceria com entidades do Terceiro Setor, entre elas, o IANSA (Instituição de Apoio Nossa Senhora Aparecida), que atende pacientes oncológicos, ofertando alimentação, hospedagens e oficinas.
      Nesta quarta-feira, 2, a nutricionista Hezilmara Aparecida de Menezes Mendonça, ministrou uma palestra na instituição, que fica no Jardim do Éden, sobre saúde e bem-estar. O encontro contou com a participação de usuários, moradores das imediações e familiares de pacientes, bem como da equipe de dentistas do Odontomóvel da Prefeitura e profissionais de enfermagem.
      O Projeto ‘Sabores da Saúde’ acontece nas UBSs do Jardim Paraty, City Petrópolis, Estação, Jardim Paulistano e Parque do Horto, com grupos formados e com obtenção de bons resultados na qualidade de vida, conforme os relatos de pacientes atendidos.
      As entidades interessadas em conhecer a ação e montar grupos de acompanhamento do projeto ‘Sabores da Saúde’, podem fazer contato com o serviço social da Secretaria de Saúde ou das próprias UBS.

Aeroporto I recebe 'Arrastão da Dengue' neste sábado

Arrastao da Dengue 1 original
 
      No próximo sábado, 5, as secretarias de Saúde e Infraestrutura farão o 9º 'Arrastão da Dengue', atendendo ao Jardim Aeroporto I, com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, manter os espaços públicos limpos e conscientizar a população sobre o descarte correto de materiais.
      Dentre as vias, as equipes percorrerão as avenidas Carlos Roberto Haddad, Rio Negro e Solimões e rua Francisco Marconi.
      A ação começa às 8 horas. A orientação das secretarias é que os moradores separem materiais inservíveis como latas, restos de móveis, estofados, materiais recicláveis, entre outros e deixem nas calçadas na noite anterior para facilitar a retirada.
      Além da coleta, os agentes de saúde orientarão a população sobre os cuidados dentro de casa para evitar os criadouros no mosquito.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, ressalta que o combate ao mosquito é uma luta de todos. “A gente conta com a colaboração de toda população para acabar com os criadouros. Se cada morador tirar 10 minutinhos do dia para olhar vasos e locais, que possam acumular água dentro de casa, já é uma ajuda e tanto”, disse.
      Além do 'Arrastão', a Prefeitura segue com a limpeza de áreas públicas, campanhas educativas, fiscalização da Guarda Civil, quatro Ecopontos (City Petrópolis, Portinari, Luíza e Parque das Esmeraldas) em funcionamento e do Serviço de Recolha Agendada de Materiais, que pode ser solicitado pelo telefone 0800-591-6842.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais