Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde agradece parceria do Tiro de Guerra no combate à dengue

 Tiro de guerra original

        Nesta terça-feira, 30, a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, esteve na sede do Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013) para agradecer a parceria dos atiradores em levar informação e orientação à população sobre o combate à dengue na cidade.
      O trabalho começou no dia 8 de abril e terminou nesta terça-feira. Durante 15 dias, cerca de 20 atiradores percorreram das 8 às 11h30, as avenidas Francisco Marques, Brasil e Presidente Vargas, vias dos Jardins Francano, Aeroporto 2, City Petrópolis, Noêmia, Ângela Rosa e Integração.
      Daniela Ubiali, chefe do setor de Vigilância, ressaltou o apoio dos atiradores nas ações de prevenção. “Foi um reforço muito importante, com grande visibilidade pela população. Estes jovens visitaram residências e comércios, aumentando a conscientização, quanto a colaboração de todos no combate à dengue”, disse.
       O primeiro sargento Andriel Kleber Feitosa aproveitou a oportunidade para agradecer a parceria. “A parceira do poder público com o Tiro de Guerra é fundamental para nós. Assim que recebemos o convite, nos prontificamos na hora.  O TG possui um trabalho único de formação e disciplina para os jovens e assim como em todo o Brasil, sempre que solicitado, esteve ao lado da Prefeitura. Nosso objetivo é devolver para a sociedade um cidadão mais integrado com sua comunidade, e trabalhos como esses, permitem isso”, ressaltou.
       De acordo com o sargento, cerca de 90% dos atiradores realizaram o trabalho de campo. Alguns participaram todos os dias. Além de passar orientações à população, folhetos foram entregues com dicas de combate ao mosquito.
 
O Tiro de Guerra
      O Tiro de Guerra (TG) é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e / ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o Exército. Os TGs são estruturados de forma que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente, os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem a Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

Saúde segue com a programação do 'fumacê'

 DENGUE FUMACE 13 original

          A semana começa com uma nova programação do 'fumacê'. Nesta segunda-feira, 29, os Jardins Palestina e São Luiz recebem o trabalho de nebulização a partir das 18 horas, atendendo as ruas Josimar Henrique Paulino, Marcos Teixeira da Silva, José Ponton e Avenida Adhemar de Barros.
      Ao longo da semana, outros bairros também receberão a ação. Nesta terça-feira, será a vez do Jardim Francano, próximo a fábrica de solados. Os trabalhos serão realizados no entorno das avenidas Rio Branco, Paschoal Pulicano e ruas Ribeirão Preto e Comandante Salgado.
      Na quinta-feira, 2, serão atendidos os bairros da Integração, Guanabara e Maria Rosa. Na sexta-feira, o fumacê está previsto ocorrer no bairro City Petrópolis.
      Durante a nebulização, a orientação é que a população deixe portas e janelas abertas para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas é recomendável que as vasilhas de água e comida dos animais de estimação sejam cobertas.
      De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, os bairros selecionados são os que apresentaram mais casos da doença. As ações realizadas desde março, o apoio da população e o trabalho de orientação casa a casa feito pelos agentes, têm contribuído para a redução de casos da doença.
      Até esta segunda-feira, a Secretaria de Saúde registrou 2.644 casos da doença e 9 óbitos.

Saúde imuniza mais de 2 mil crianças na Multivacinação

 Vacinacao Campanha original

      A Campanha de Multivacinação, que está sendo realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, já imunizou 2.011 crianças em 68 creches parceiras na cidade.

     O objetivo da ação é atualizar a carteira de vacinação de crianças na faixa etária entre 4 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, na presença dos pais ou responsáveis, a partir das 16 horas, durante o horário de saída e encerramento das atividades das creches. Estão sendo aplicadas as vacinas que compõem o calendário, como Pentavalente, Rotavírus, Poliomielite, Tétano, Febre Amarela, Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola) Hepatite B, Hepatite A, Pneumocócica, Covid-19 e Influenza.

      O cronograma da campanha para os próximos dias, prevê o atendimento de mais seis unidades a partir da próxima segunda-feira, 29 até o dia 9 de maio, sendo:

CCI Nossa Senhora da Conceição - 29/04

Creche Florescer - 30/04

Creche Ana Maria Fernandes - 02/05

Lasep II - 03/05

Casal Tomas e Aparecida Novelino - Núcleo de Educação Infantil – 07/05

Rômulo Vieira Lopes – 09/05

       Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, explicou que os pais são comunicados, com antecedência, pelas creches para que levem a carteira de vacinação e um documento de identidade para verificação das informações. Segundo ela, a Campanha de Multivacinação é uma grande oportunidade para que os pais que trabalham e não têm tempo de levar os filhos até uma UBS, atualizem a imunização de seus filhos.



‘Fale com o Dr’ nesta sexta-feira no ESF Esmeralda

 

           O núcleo da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Parque das Esmeraldas, na Região Oeste da cidade, realiza nesta sexta-feira, 26, a partir das 11 horas, um evento aberto aos usuários denominado ‘Fale com o Dr’, onde  um médico vai palestrar sobre saúde e bem-estar.  
       No encontro, o médico convidado é Ari Sílvio Fernandes dos Santos Filho, que integra o quadro da unidade, onde atua como médico da família e estará falando sobre diabetes, principalmente, a Mellitus, maneiras de prevenção, cuidados que devem ser observados, entre outras questões.
       Além de assistir a palestra, conhecendo quais são os principais sinais e sintomas da doença, a fisiopatologia e as formas de cuidados, manutenção das situações instaladas, as pessoas poderão fazer perguntas e esclarecer dúvidas. 
       O ESF do bairro fica na rua Antônio Albino da Silva, 160 e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.  
       Outras informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3720-2893.

Bairros São José, Baldassari e Acácias recebem o 'fumacê' nesta quinta-feira

 Bairros Fumace original

      Após atender o Jardim Aeroporto 4 e as ruas do Comércio, Voluntários da Franca, Major Nicácio e Ismael Alonso y Alonso, na área central, no início desta semana, a programação do 'fumacê' prevê para esta quinta-feira, 25, a realização da ação em parte dos bairros São José, Baldassari e Acácias nas ruas Nelson Pressoto, Nab Haber, Major Mendonça, Carlos do Carmo e avenida Major Nicácio. O trabalho não é feito em todo o bairro, mas nos locais onde foram identificados mais casos da doença.
      Durante a nebulização é recomendado que os moradores deixem portas e janelas abertas, para que o produto entre nas casas, eliminando o mosquito. O material utilizado não oferece riscos à saúde humana nem aos animais domésticos, mas as vasilhas de água e comida dos animais de estimação devem ser cobertas.
          O 'fumacê' integra as ações de combate e eliminação do mosquito da dengue na cidade. Diariamente, com a jornada de trabalho estendida após às 17 horas, os agentes de controle de vetores uniformizados e credenciados estão visitando as casas e estabelecimentos comerciais para a orientação à população.
      Para este trabalho, as equipes de saúde contam com o apoio de 20 atiradores do Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013), que estão percorrendo os principais corredores comerciais da cidade para a entrega de panfletos e material informativo, ressaltando a importância da vistoria nos imóveis, retirando os materiais que possam acumular água e servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.
          Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, já foram atendidos pelo 'fumacê' desde o início do trabalho, cerca de 25 bairros.
        Até esta quarta-feira, 24, Franca contabiliza 2.392 casos de dengue e nove óbitos, sendo três homens, com idades de 44, 84 e 77 anos, e seis mulheres com 72, 85, 74, 39, 29 e 64 anos. O último óbito registrado foi de uma mulher de 64 anos, que estava internada em hospital particular da cidade, ocorrido em 28 de março. Todos os pacientes apresentavam comorbidades.
 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais