
Mantidos pela Prefeitura, os CAPSs (Centros de Atenção Psicossocial) AD Renascer e CAPS III Florescer, estão com diversas atividades voltadas para saúde mental e em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, em 18 de maio, para reforçar a importância do cuidado em liberdade, da inclusão social e da valorização da dignidade das pessoas com sofrimento psíquico.
Nesta quinta-feira, 22, por exemplo, a Assembleia do CAPS Florescer trará à pauta a inclusão profissional, com a participação do Polo de Empregabilidade Inclusiva (PEI). O grupo oferecerá orientações sobre o acesso ao mercado de trabalho, fortalecendo a autonomia dos usuários.
Já na sexta, o projeto “CAPS em Ação” levará serviços e informações à UBS da Vila Santa Terezinha, visando ampliar o diálogo com a comunidade e fortalecer a atenção psicossocial além das instituições. O encerramento acontecerá no dia 30 de maio, com uma reintegração de funcionários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), retomando o tema “Minha vida, minha loucura – Do princípio à contemporaneidade”.
A programação teve início nesta semana. Na terça, houve um encontro do mesmo tema que será abordado dia 30. O evento reuniu usuários da unidade e moradores das Residências Terapêuticas, que antes eram internados no Hospital Psiquiátrico Allan Kardec e hoje vivem com autonomia e liberdade. À noite, o Grupo de Família abordou a importância da Luta Antimanicomial, destacando o papel fundamental da rede de apoio no processo de reabilitação e inclusão psicossocial. Antes, no CAPS AD Renascer, ocorreram caminhada, oficinas de música e arte, além de rodas de conversa sobre histórias de superação.
Sob gestão da Fundação Allan Kardec, Franca conta com dois CAPSs. O Renascer tem como público-alvo pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool, crack e outras drogas, e fica na rua Cavalheiro Petráglia, 80, Vila Santos Dumont, ao lado da UBS Estação. Já o Florescer realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e está na rua da Concórdia, 4881, Parque dos Pinhais. Além deles, Franca terá um CAPS Infantil, que será construído no Jardim Botânico, próximo as obras do novo NGA (Núcleo de Gestão Assistencial). A unidade será destinada para atender crianças e adolescentes.