Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Feac

Ativista indígena é tema do “Degustação Literária” neste sábado

DSC 2247 original 

      A 46ª edição do Projeto ‘Degustação Literária’, realizado mensalmente na Biblioteca Municipal “Américo Maciel de Castro Júnior”, terá mais uma edição neste sábado, 13, a partir das 9h30.
      O evento é gratuito e voltado para toda população. O encontro terá como mediadora, a escritora e psicóloga Maria Luiza Salomão, que irá discutir e trazer detalhes das principais obras do escritor Ailton Krenak, ativista de movimentos indígenas e socioambiental, com formação pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG.
      Ailton é de Minas Gerais e se tornou o primeiro indígena imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) no ano passado. Escreveu livros como ‘Futuro Ancestral’, ‘Ideias para Adiar o Fim do Mundo1, “A Vida não é Útil" e "O Amanhã Não Está à Venda".
      Com suas obras traduzidas em vários países, Ailton vive na Reserva Indígena Krenak, em Resplendor (MG), destacando-se no cenário nacional como uma liderança ativa na defesa das causas da cultura indígena e suas tradições.
      A Biblioteca Municipal é vinculada à FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e tem por objetivo estimular o hábito da leitura e atrair novos leitores para conhecerem as opções disponíveis no acervo.
      O local possuí espaços infantis e adultos próprios para leituras e pesquisas. O acervo atual é composto por 57.615 livros.
      A unidade fica no Colégio Champagnat, 1808 - no Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9229.

FEAC recebe inscrições para o Campeonato Varzeano

 Copa Varzeano Bola Fut original original

           A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) recebe até dia 26, deste mês, as inscrições dos clubes interessados em participar do Campeonato Municipal de Futebol Varzeano - Série B e Veterano, previsto para junho.
      As equipes deverão protocolar um ofício, contendo os dados do time, responsável e do campo, na sede da FEAC (Av. Francisco Paula Quintanilha Ribeiro, 550 - 4ª andar - Parque Francal), a partir das 8h.
      Mateus Caetano, presidente da FEAC, explicou que poderão competir até 16 clubes, com prioridade para as equipes que participaram do último campeonato. Cada participante poderá efetuar a inscrição de até 25 atletas com idade livre para a Série B e a mesma quantidade de jogadores, com idade a partir de 40 anos para a categoria Veterano.
         O presidente da fundação destacou a importância desta competição, que revela talentos e promove a integração, confraternização e a promoção da saúde.

Franca recebe mais de R$ 2 milhões para cultura pela Lei Aldir Blanc

DSC 1765 original 

     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) já realizou os trâmites necessários para que artistas e agentes culturais de Franca possam receber o recurso da Lei Federal Aldir Blanc, que visa o fomento da cultura e incentivo para que as manifestações artísticas possam ser realizadas para a população.

     Franca receberá mais de R$ 2,2 milhões. Poderão participar as entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuem na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, inclusive, os patrimônios culturais material e imaterial.
     Para elaborar os editais de chamamentos públicos para a destinação dos recursos, a FEAC promoverá, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), reuniões e audiências públicas, assim como realizou em 2023 para os recursos da Lei Federal Paulo Gustavo. Os valores serão repassados, seguindo as previsões de faixas de valores e categorias que ainda serão definidas.

Centro de Xadrez e Damas da FEAC é referência em formação de atletas

 DSC 2510 original

     O Centro Francano de Xadrez e Damas, inaugurado em junho de 2021, no Complexo Poliesportivo (abaixo do ginásio ‘Amaury Destro’) tem se tornado referência no ensino e no desenvolvimento de talentos. Prova disso, são os três títulos conquistados no Campeonato Paulista de Menores de Xadrez pelos atletas Larissa Vitória Xavier Castro (Sub-18) e os irmãos Ravy Diniz Pinto (Sub-16) e Rian Diniz (Sub-14).
     Segundo o técnico da equipe, Leonardo Arduini, estes atletas são a segunda geração de enxadristas e têm trazido muitos frutos, representando a cidade em campeonatos regionais e fora também. “Franca hoje é referência na formação de atletas no interior do Estado. Já temos nosso centro de desenvolvimento de talentos no Ginásio Poliesportivo e em alguns núcleos espalhados na cidade”, disse.
     De acordo com Leonardo, em outras cidades, as iniciativas são sempre individuais dos pais custeando aulas particulares. “Para nós, é um orgulho termos este centro com ensino gratuito, com investimentos do poder municipal”. Franca tem o primeiro centro municipal da modalidade mantido pelo poder público no Brasil.

     Segundo o técnico, são esportes que impulsionam e despertam as habilidades cognitivas das pessoas, como o raciocínio lógico, memória e análise de problemas.
     Hoje, são atendidos em torno de 130 alunos, entre xadrez e de damas, mas a capacidade do centro é para 360 atletas.
    As aulas acontecem em todos os níveis. “De segunda a quinta-feira, à noite, temos atividades de promoção da saúde para adultos, que queiram aprender xadrez e damas. Já as aulas exclusivas de iniciação são às quartas-feiras e aos sábados de 8 às 10h30. Além disso, temos para atletas e jogadores amadores, simulações de torneio no sábado, à tarde.

     Atletas da modalidade Damas já têm compromisso no calendário. No dia 27 de abril, a equipe participará de um torneio, em Macaubal. A equipe também está ingressando na Liga Brasil de Jogo de Damas e nas competições da Secretaria Estadual de Esportes, como Jogos da Juventude (Sub-18), Jogos Regionais e Jogos Abertos (Sub-21).

   Onde praticar

     Além do Centro de Treinamento de Xadrez e Damas no Complexo Poliesportivo, que poderá ser visitado de segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 10h30, existem outros núcleos espalhados pela cidade, como no Leporace (Pracinha da Cultura), na E.E Maria Cintra, no Jardim Cambuí, na E.E Vicente Minicucci, no Recanto Elimar e na E.E Suely Machado, no Jardim Brasilândia.

     O interessado poderá fazer a inscrição no site da FEAC, no link, https://apppublico.com.br/feacfranca.sp.gov.br/?menu=noticia_detalhe&id=4106 e já comparecer para a primeira aula, confirmando a inscrição. Não existe idade inicial para começar a aprender xadrez e damas.

Projeto mapeia artistas da dança na cidade

 Palloma Kyssila creditos Jose Paulo Coelho original

     O Projeto 'Café com Dança', lançado neste mês pela artista Aline Vallim, em parceria com o músico, produtor audiovisual Gabriel Terra e a produtora Thayse Guedes, conta com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e visa reconhecer e mapear artistas da dança na cidade, contemplando a diversidade de técnicas e pensamentos sobre a arte.
     A ação consiste na gravação de quatro entrevistas com as artistas Daniela Rosa (dança contemporânea), Palloma Kyssila (Hip-Hop/Bgirl), Maria Clara Bordini (dança contemporânea) e Priscila de Col (danças populares brasileiras), que irão compartilhar com o público, um pouco da história de vida e das maneiras de ver e praticar a dança, a interação e a criação de redes entre os representantes do segmento. As entrevistas serão conduzidas pela diretora e dançarina Aline Vallim.
     O primeiro vídeo, com a dançarina Palloma Kyssila, já pode ser acessado pelo canal do Youtube, no endereço //www.youtube.com/@cafecomdanca". Os demais serão lançados no dia 26, deste mês, com Cacá Bordini, nos dias 3 e 31 de maio, com as participações de Dani Rosa e Priscila de Col, respectivamente, às 20h, no mesmo canal.
     A organização prevê ainda para este primeiro semestre, um evento presencial de lançamento do projeto, seguido de um bate-papo com as entrevistadas.
     Mais informações poderão ser obtidas pelo endereço https://www.instagram.com/cafecomdancafrc

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais