Antigo Novo

Bolsa Cultura continua recebendo inscrições

 male musician playing acoustic guitar in a dark room copy space
     Seguem abertas até o dia 12 de janeiro, as inscrições para os profissionais que atuam nas áreas de cultura e desejam divulgar sua arte através do Bolsa Cultura, programa de incentivo e fomento que garante subsídio para apresentações e outras ações desses artistas, garantindo entretenimento e cultura à população nos bairros, espaços públicos como a Casa da Cultura, praças e outros locais de fácil acesso de forma gratuita.
     Para 2.023, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) aumentou 25% dos valores direcionados ao programa de incentivo. As inscrições começaram no dia 13 de dezembro, através do edital nº 009 de Chamamento Público, que estabelece os requisitos necessários para participação. Antes do lançamento, a FEAC realizou audiências públicas com agentes culturais e artistas, além de reuniões com o Conselho Municipal de Cultura, fornecendo informações e dando transparência à ação e aos valores empregados no Bolsa Cultura. 
     A concessão de Auxílio Financeiro Bolsa Cultura para a realização de Projetos Culturais obedece as diretrizes estabelecidas pela Lei 8,050, de 2.014 e suas adequações. Cada interessado, em participar, deve elaborar um plano de trabalho de acordo com a área desejada.
     As inscrições podem ser feitas na sede da FEAC, na Avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550 – 4º andar - Parque Francal, das 8 às 17 horas até o dia 12 de janeiro de 2.023. O edital completo está disponível no site da FEAC e pode ser consultado pelo link: http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos.

FEAC executa melhorias no Complexo Poliesportivo e ‘Pedrocão’

 DSC 0019
     O ginásio de esportes ‘Prof. Pedro Morila Fuentes – Pedrocão’ está passando por mais uma manutenção geral, resultado de um trabalho conduzido pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), sem contar a instalação de uma Academia para Cadeirantes, resultado de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo.
    Desde o começo desta semana, quem visitou as instalações do ginásio ou assistiu aos jogos de basquete, pode conferir as mudanças em todos os ambientes, a partir das arquibancadas, numeradas, cabines de imprensa, sanitários, vestiários, túnel de acesso a quadra, escadarias entre outros equipamentos. 
Mateus Caetano, presidente da FEAC, destaca que recentemente foram feitas pela Prefeitura, adequações gerais no sistema de iluminação do ginásio, pista de atletismo, com a instalação de leds, melhorando a luminosidade, o mesmo ocorrendo na quadra do ginásio ‘Amauri Destro’ e a pintura geral das instalações. 
 
Benfeitorias externas 
    Palco de caminhadas para centenas de pessoas que chegam dos mais diversos bairros da cidade, diariamente, especialmente, nas manhãs e finais de tarde, o Complexo Poliesportivo se transformou num dos mais frequentados espaços de convivência e práticas esportivas. 
    Nas quadras externas e cobertas existentes ao lado do ‘Pedrocão’, a demanda diária de usuários é grande. Basquete, futsal, handebol, vôlei, badminton (esporte individual ou em duplas, que lembra o tênis ou vôlei de areia), são algumas das opções nesse espaço.
    Há pouco metros das quadras cobertas, tem o ginásio ‘Amauri Destro’, palco dos treinamentos das equipes de alto rendimento, como o futsal, além da quadra de vôlei de areia, pista de skate e o campo de futebol Society. Para garantir a segurança do público e atletas, a FEAC, que faz a gestão dos equipamentos esportivos, colocou vigilância monitorada 24h, contando ainda com o suporte da Guarda Civil Municipal, em situações especiais. 
    Para o início de 2.023, estão previstas novidades, onde o público passará a ser contemplado, em todas as tardes de domingo, com atrações musicais e culturais, além de atividades esportivas com supervisão e orientação dos profissionais de educação física.  
    O dirigente da FEAC ressaltou que o Poliesportivo se transformou em um parque, lugar de encontro para famílias e amigos, contando com segurança e, em breve, um reforço adicional com o monitoramento por câmeras.

Festival de Natal leva cultura, música e encantamento à população

Festival de Natal 

    Milhares de pessoas passaram pela Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Franca, e assistiram aos espetáculos e shows gratuitos durante os três dias do Festival de Natal, que terminou nesta quarta-feira, 21.

    Música, teatro, dança e literatura se fizeram presentes durante o Festival, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Franca, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), e ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca), com o objetivo de fomentar a cultura, valorizando os artistas locais que, nesses três dias, puderam apresentar seus trabalhos.

   Na quarta, o Festival de Natal começou com o projeto “Música em Todos os Cantos”, às 17 horas, além de Folia de Reis, com a Associação Folclórica de Franca. Os artistas deram lugar ao Coral da Secretaria de Educação, que fez um Especial de Natal. Em seguida, duendes do Ensemble Vocal, grupo da OSF (Orquestra Sinfônica de Franca) e figuras natalinas apresentaram “Um Conto de Natal”, encerrando o festival com beleza e encanto.

   Mateus Caetano, presidente da FEAC, falou sobre a importância e valorização dos artistas, e enfatizou que, para 2023, estão previstas mais ações culturais em Franca, por determinação do prefeito Alexandre Ferreira. “Será um ano de ainda mais trabalho na cidade, sendo possível difundir diversas formas de arte, seja através de festivais, como também através do Bolsa Cultura, que terá um aumento de 25% em seu valor para os artistas contemplados”, disse.

Póli, Parque Fernando Costa e Caxambú terão horários especiais no fim de ano

 DSC 6695

    Três locais públicos em Franca frequentemente utilizados pela população para o seu lazer, exercícios e caminhadas terão horários diferenciados neste final de semana, pré e pós Natal, e também na virada do ano.

    O Ginásio Poliesportivo fecha os portões no sábado, 24, ao meio-dia, e reabre na segunda-feira, 26, no mesmo horário. O expediente se repete nos dias 31 de dezembro e 2 de janeiro.

    O Parque Fernando Costa, local que a população vem se habitando a realizar inclusive encontros familiares e de amigos aos finais de semana com piqueniques, tem expediente normal nos sábados, 24 e 31 de dezembro, das 6 às 18 horas. Nos domingos (25 e 31 de dezembro), o local estará fechado e reabre ao meio-dia nas segundas seguintes (26 de dezembro e 2 de janeiro).

    Outro local que tem se popularizado é o Parque Caxambú, na Vila Santos Dumont. O espaço oferece diversas modalidades esportivas e seguirá os horários do Poli: fecha nos sábados, 24 e 31 de dezembro, ao meio-dia, e reabre nas segundas seguintes, 26 de dezembro e 2 de janeiro, também no início da tarde.

e-Games entra em nova fase de disputa

 e games

     O mundo dos esportes eletrônicos esteve em evidência na cidade no último domingo, com a realização da primeira fase do e-Games Franca. Dezenas de jovens estão participando do torneio de Free Fire e Rocket League nesse campeonato organizado pela Prefeitura e FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), juntamente com a empresa Torneio de Jogos Eletrônicos.
     Nessa primeira etapa, foram 291 inscrições. Destas, 51 foram para Rocket League. Nos confrontos preliminares, Gustavo Henrique (Strov), do Jardim Santa Efigênia, venceu as duas partidas 6x2 e 10x5, contra Raul Costa (Hiro), da Estação, levando o troféu de campeão.
     Já Free Fire contou com 240 participantes distribuídos em 48 times. Com 91 pontos, a equipe Akatsuri foi a campeã, seguida pela Shot Ducks com 67, Blitz com 68 e SP IS Back 64. Esses times se qualificaram para a etapa presencial prevista para o ano que vem. As inscrições abrem no dia 6 de fevereiro e vão até 5 de março, com etapas qualificatórias nos dias 11, 12, 18 e 19, e final prevista para o dia 26 do mesmo mês.

     Para a terceira etapa, o período previsto para as inscrições é de 8 de maio a 4 de junho de 2023. A fase qualificatória será nos dias 10, 11, 17 e 18 de junho e a final no dia 24 do mesmo mês. Pode participar quem mora em Franca. Os menores de 18 anos deverão ter a inscrição realizada pelo responsável legal, que tenha conhecimento sobre o jogo. Mais informações podem ser obtidas no site oficial da competição, www.egamesfranca.com.br, onde também consta o regulamento e os jogos já realizados até agora. O evento é realizado de forma on-line, contando com qualificatórias e finais em três etapas. A grande final será presencial, prevista para agosto de 2023 no Ginásio Poliesportivo, o Pedrocão e será transmitida pelo canal do Youtube da Torneio de Jogos (link: https://www.youtube.com/c/TorneiodeJogos).

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais