Antigo Novo

Jovem enxadrista francano se destaca em torneio em São Sebastião do Paraíso/MG

 

FotoXadrez Medium

     O jovem atleta de xadrez Lucas Branquinho Resende, da equipe da FEAC/Franca que representará o município nos Jogos Regionais que acontece em Sertãozinho/SP de 20 a 30 de julho, se destacou em dois torneios realizados no Clube do Xadrez de São Sebastião do Paraíso/MG, no sábado passado, 8 de julho.  

     Com 21 anos e estudante de educação física, Lucas se destacou ao ser vice-campeão no torneio na modalidade “Relâmpago” (Blitz), com 5 minutos de raciocínio para cada jogador, contando com 35 jogadores em 7 rodadas. Foi também 5º colocado na modalidade “Rápido”, com 20 minutos de raciocínio para cada jogador, disputada entre 29 jogadores em 5 rodadas.

    Nesse torneio relâmpago, o jovem enxadrista francano enfrentou o Mestre Nacional Gérson Batista, que é de São Sebastião do Paraíso, conseguindo um empate inédito, o que se pensava não ser muito factível para Lucas, em virtude de sua pouca idade e da alta qualidade do grande mestre com quem disputou.

     Nos Jogos Regionais em Sertãozinho, as competições de Xadrez se concentrarão entre os dias 21 e 24 de julho.

     As duas competições realizadas em São Sebastião do Paraíso, foram oficiais da Federação Brasil de Xadrez, movimentando a pontuação dos rankings Blitz e Rápido.

COMPETIÇAO

      CIRCUITO RÁPIDO CXSSP 2017 – 2ª ETAPA e CIRCUITO BLITZ CXSSP 2017 – 27ª ETAPA.

Data da Competição: 08 de Julho de 2017.

Cidade: São Sebastião do Paraíso

Local: Sede do Clube de Xadrez de São Sebastião do Paraíso.

Site do clube: https://www.cxssp.com.br/

Pagina do evento: https://www.cxssp.com.br/dobradinhas-2017-2a-etapa/

Classificação Final do Torneio Rápido

http://chess-results.com/tnr289646.aspx?lan=10&art=1&rd=5&wi=821

Classificação final do Torneio Blitz

http://chess-results.com/tnr289647.aspx?lan=10&art=1&rd=7&wi=821

Homenagem aos combatentes da Revolução Constitucionalista de 32

 

Homenagem 9 de julho2 Medium

      A Prefeitura de Franca prestou no último domingo, 9 de julho, em dois momentos, uma marcante homenagem nas comemorações do aniversário de 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932. Para homenagear os ex combatentes, a Prefeitura de Franca em conjunto com a FEAC e o Museu Histórico organizou duas cerimônias: a primeira teve início às 8h30 e aconteceu na Praça 9 de Julho onde fica o Monumento ao Soldado Constitucionalista, que recebeu uma coroa de flores, ato acompanhado do Toque de Silêncio em respeito aos soldados mortos em batalha, mas também extensivo a todos corajosos combatentes que estiveram na frente de luta e seus familiares. A cerimônia contou com autoridades locais, familiares dos ex-combantentes e convidados.

      Logo depois da solenidade cívica, os presentes foram convidados a se dirigirem ao Museu Histórico Municipal ‘José Chiachiri’, onde foram mostrados o fardamento, as armas e objetos utilizados pelos soldados, e também exibido um vídeo organizado pela Divisão de Cultura da FEAC e pelo Museu Histórico, retratando a participação dos soldados paulistas na Revolução.  De Franca e região foram mais de 700 soldados voluntários, 9 pereceram na guerra.

      Na oportunidade, os familiares dos voluntários também foram homenageados com uma placa de reconhecimento e gratidão. O Museu Histórico está localizado na rua Campos Salles, 2210, centro, esquina com a rua General Carneiro.

      Entre as homenagens que esses valorosos combatentes receberam, destacam-se as vias públicas em diversos pontos da cidade que levam seus nomes. São eles: Adriano Cintra, Arnaldo Vilhena, Hermes de Moura Borges, Jayme de Aguilar Barbosa, João Batista de Araújo, José Ferreira, José Rufino, Mário Masini e Octacílio Dias Fernandes. Além destas, destaca-se a famosa Rua Voluntários da Franca, que homenageia a todos combatentes.

Atleta de Franca é campeã Pan Americana de Judô Sub21

 

AtletaJudôSarah Medium

     Sara Gabriele Oliveira Chaves, 18 anos, atleta bolsista da Prefeitura de Franca, através da Divisão de Esportes da FEAC (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), conquistou a medalha de ouro no Pan Americano 2017, realizado em Cancún, no México, entre os dias 28 de junho a 2 de julho. Foram 4 lutas e 4 vitórias na categoria Sub21 – Pesado – 78 kg + (78 kg e acima).

     Antes da disputa do Pan, Sara já havia conquistado o título brasileiro em competição que aconteceu em Lauro Freitas, no final de maio último.

    Sara iniciou no judô com 7 anos de idade, por orientação médica, para corrigir um pequeno problema nas pernas. Aos poucos foi tomando gosto pelo esporte, participando de competições, até que em 2013, começou a lutar por Franca, recebendo todo apoio da equipe técnica da FEAC.

    Com 1,80m de altura e muito forte, Sara treina 4 horas por dia, sendo 2h no período da tarde e 2h à noite. Estudante do segundo semestre do curso de pedagogia, Sara é extremamente focada no que faz, e tem tudo para representar o Brasil nas Olimpíadas de 2024, mas antes tem elevado o nome de Franca ao lugar mais alto do pódio.  

Revolução Constitucionalista completa 85 anos com solenidade em Franca

 

monumento soldado constitucionalista praca 9 de julho 3 Medium

     A Divisão de Cultura da FEAC e o Museu Histórico José Chiachiri realizarão, no dia 9 de julho, solenidade em lembrança aos 85 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 – um marco na história recente do país e em especial do estado de São Paulo, que liderou o movimento para a implementação de uma nova constituição para o Brasil depois do golpe de estado de Getúlio Vargas em 1930.  

     De maneira geral, as cidades paulistas se organizam em cerimônias cívicas em memória aos voluntários que participaram do movimento revolucionário que buscou, em vão, evitar a ditadura promovida por Getúlio, que duraria 15 anos – 1930/1945.

     A cerimônia terá início às 8h30 do dia 9, em frente ao Monumento ao Soldado Constitucionalista, instalado na Praça 9 de Julho, Centro, mais precisamente no cruzamento da Rua Ouvidor Freire com Rua Voluntários da Franca, que leva esse nome em homenagem aos soldados do município que participaram, voluntariamente, dos combates.  

     Outra ação comemorativa acontece no Museu Histórico, com uma exposição temática contando um pouco dos acontecimentos da época, apresentando as armas, fardamentos e outros equipamentos utilizados pelos paulistas na guerra – a mostra é gratuita e aberta para toda população.

     Militares da Polícia Militar, do Exército, atiradores do Tiro de Guerra e autoridades civis devem, como de costume, participar da solenidade.

     Embora, atualmente, não exista nenhum dos combatentes francanos vivo, a solenidade normalmente carrega momentos de emoção, principalmente quando os nomes daqueles que tombaram em combate são anunciados, o que comove familiares e amigos dos destemidos soldados que lutaram nas frentes de batalha, em busca de um país livre e democrático.

Equipes masculina e feminina de vôlei de Franca vencem em Pirassununga

 

volei fem 50 julho 17 Medium

     As equipes masculina e feminina de vôlei de quadra de Franca, que estiveram em ação no final de semana em Pirassununga, participando de mais uma etapa do Campeonato Regional da APV (Associação Pró Voleibol) do Vôlei Adaptado - para atletas acima de 50 anos -, retornaram com um saldo extremamente positivo de 5 vitórias em 6 possíveis. No masculino, o aproveitamento foi de 100%, com 3 vitórias em 3 partidas disputadas, sem perder nenhum sete, vencendo todas por 2 sets a zero, diante das equipes de Mogi Guaçu, Pirassununga e Rio Claro.

     No feminino, foram duas vitórias - contra Rio Claro e Leme – e uma derrota por 2 a 0 para a equipe anfitriã (Pirassununga). No entanto, no jogo seguinte, Leme derrotou Pirassununga, o que garantiu o primeiro lugar na classificação geral para a equipe de Franca, lembrando que as equipes, tanto masculina quanto feminina, que fizeram bonito em Pirassununga, são da faixa etária de 50 anos.

     A participação do vôlei adaptado da terceira idade no campeonato da APV tem o suporte da Prefeitura, através da Divisão de Esportes da FEAC, envolvendo também as categorias nas faixas etárias de 60 e 70 anos. Devido as férias de julho, as equipes só voltarão às disputas no dia 5 de agosto, em Sertãozinho.

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais