Prefeitura prepara formação para colaboradores da Saúde

 
       A Prefeitura inicia a partir de fevereiro, uma formação por meio de parceria da Secretaria de Saúde e o Senac, voltada aos seus colaboradores lotados inicialmente nas 20 Unidades Básicas de Saúde. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Humano, que busca desenvolver as competências de cada servidor, mediante convivências nos ambientes de trabalho, com a realização de oficinas temáticas, cujo intuito é elevar a auto estima, melhorar as relações comportamentais em geral.
      A ideia surgiu com o servidor Michael Coimbra, do Núcleo de Educação Permanente e Humanização (NEPH), aproveitoualguns conhecimentos fora da Prefeitura na área de Gestão de Pessoas. Com a plena concordância do secretário da pasta, Rodolfo Moraes Silva, foi observado um ambiente desfavorável em termos de motivação e união, que poderia ser melhorado. Daí nasceu a ideia desse Programa, pois é papel do empregador, no caso a Prefeitura, é ‘cuidar também dos servidores para que eles possam acolher bem os cidadãos/pacientes, com serviço humanizado e de qualidade oferecido com trabalho em equipe’.
     Os contatos estão sendo feitos primeiramente com todos os colaboradores que trabalham nas Unidades de Saúde, sendo que a partir de fevereiro essa formação será iniciada em dezunidades, com uma psicóloga organizacional do Senai, dentro de uma logística que não comprometerá os serviços de rotina em cada local. Será reservada uma parte do dia de cada mês em que a unidade fecha para reunião interna. O Núcleo de Educação Permanente e Humanização – NEPH, da Secretaria Municipal de Saúde, é quem administra as parcerias e acompanhará tudo de perto.
     A execução do projeto envolve uma contrapartida em que o Senacoferece ao serviço público de saúde por utilizar a Rede Municipal de Saúde como cenário de prática para seus estudantes da área da saúde, o que contribui para a formação dos futuros profissionais do SUS. Assim como o Senac está fazendo, outras Instituições de Ensino deverão ofertar contrapartidas, frente às necessidades do serviço público de saúde do município.
     O secretário de Saúde destaca que tudo isso ocorre em conformidade com a Portaria Interministerial 1.127 de 04/08/2015, do Ministério da Saúde e Ministério da Educação,  que Institui as diretrizes para a celebração dos Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES), para o fortalecimento da integração entre ensino, serviços e comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A segundaformação, com os servidores das outras dez unidades, ocorrerá no segundo semestre, seguindo até janeiro de 2020.
     Também foi destacado pelo secretário de Saúde, o apoio incondicional do prefeito Gílson de Souza a iniciativa. Informando dessa formação, autorizou de pronto que fossem tomadas as providências e levado ao máximo de servidores, tanto das UBS como dos ESF’s (Núcleos Saúde da Família). O prefeito enfatizou que a qualidade no atendimento é fundamental, em especial nas repartições de saúde onde o usuário geralmente chega debilitado. Ao final do programa os participantes serão contemplados com certificados de participação.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco