Número de cirurgias eletivas oferecidas pela Prefeitura cresce 71% em dois anos

cirurgia eletiva

A programação para 2019 está sendo projetada com o objetivo de manter os avanços obtidos em 2017 e 2018, no intuito de reduzir a fila de espera

     A Prefeitura de Franca ofereceu no ano passado 5.293 cirurgias eletivas aos pacientes da cidade. O número é 71% maior que o registrado há dois anos. Desde o início do mandato, o governo Gilson de Souza tem aumentado o número de procedimentos à população. Já no primeiro ano, houve um crescimento. Em 2017, foram 3.990 cirurgias contra 3.084 em 2016. 

     “Desde que assumimos a Prefeitura da Franca, nosso principal eixo de trabalho é o cuidado com a população. O aumento importante no número de cirurgias eletivas realizadas no ano passado - 2,2 mil a mais que em 2016 - é exemplo claro de que o nosso foco está na saúde e bem-estar dos francanos. Buscamos convênios, parceiras e também investimos recursos próprios para aliviar o sofrimento de quem aguardava na fila há anos”, afirmou o prefeito Gilson de Souza. 

     De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodolfo Moraes, diversas ações da Prefeitura possibilitaram a oferta de mais cirurgias, como o estabelecimento de contrato com a Santa Casa de Pedregulho; o mutirão de cirurgias urológicas na Santa Casa de Franca, com financiamento da Prefeitura; acordos com o Departamento Regional de Saúde (DRSVIII) para cirurgias eletivas no AME e Santa Casa de Franca; e mutirão de cirurgias eletivas (2017 e 2018) com verba do Ministério da Saúde, organizado pela Unidade de Avaliação e Controle (UAC) da Secretaria de Saúde de Franca e DRS. 

     “A Secretaria de Saúde também adotou medidas para otimizar o encaminhamento e gerenciamento de vagas de cirurgias eletivas, como informatização dos pedidos de cirurgias, auditoria e triagens de pacientes”, completou o secretário. 

     As cirurgias eletivas são aquelas que podem ser programadas. Em Franca, as mais comuns são de catarata, hérnia, vesícula, varizes, amígdala/adenoide e ortopédicas. Todos os meses, em média, cerca de 450 cirurgias eletivas são solicitadas pelo SUS na cidade. Segundo Relatório do SIGS (Sistema Integrado de Gestão da Saúde), atualizado nesta terça-feira, 22, são 11.444 procedimentos eletivos em espera.

     “Apesar de todo o nosso esforço para diminuir o sofrimento da população, a fila já era muito grande quando assumimos a Prefeitura e novas solicitações surgem todos os dias. Mas, com planejamento e ações, temos avançado no número de cirurgias oferecidas. Nosso compromisso é ir além e possibilitar ainda mais procedimentos neste ano”, disse o prefeito. 

     A programação para 2019 está sendo projetada com o objetivo de manter os avanços obtidos em 2017 e 2018, no intuito de reduzir a fila de espera. “Possivelmente serão realizados mais mutirões nas Santas Casas de Franca e Região, entretanto a quantidade e tipos de cirurgias a serem incluídas ainda não foram definidas”, informou o secretário.

     A orientação para os pacientes é que, após a solicitação do procedimento cirúrgico eletivo, aguarde o contato da Secretaria de Saúde, mantendo sempre o número do telefone atualizado. As convocações dos pacientes para a realização dos procedimentos respeitam a data da solicitação da vaga, exceto prioridades devidamente justificadas e descritas em relatórios e laudos médicos e submetidas à auditoria da equipe técnica da Secretaria de Saúde.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais