Geladeiroteca leva Cultura e cidadania aos usuários das UBS

celatoteca04

Os usuários da Unidade Básica de Saúde do Parque do Horto/Miramontes, na região norte da cidade, ganharam a partir dessa quinta-feira, uma geladeiroteca que faz parte do programa roda do livro, iniciativa de cidadania e voltada ao fomento e incentivo a leitura. A implementação de mais esse equipamento é da equipe da própria Unidade Básica, tendo a frente a sua diretora Viviane Nogueira Borges, da assistente social Denise Ornellas Graciano e demais colaboradores, com o suporte da escritora e grande entusiasta dessa causa, Maria Luiza Salomão.

Através da geladeiroteca instalada na sala de recepção, todo usuário pode doar e retirar livros, de acordo com o seu interesse e disponibilidade. ‘Nesse projeto vale a consciência de cada pessoa, é um equipamento público, para difundir o interesse pela leitura e ao mesmo tempo, nesse ambiente de assistência médica, dar uma opção de saber a quem chega e aguarda por um atendimento’, disse uma servidora do Parque do Horto.

A UBS do Parque do Horto é a terceira repartição de saúde municipal a adotar essa prática e no primeiro dia houve uma mescla de curiosidade e satisfação entre as pessoas que tiveram conhecimento da novidade. As outras duas Unidades de Saúde que montaram sua geladeiroteca são da Estação e do Jardim Aeroporto , também com ótima aceitação. O acervo de obras disponíveis nesses locais acaba sendo bem variável, por conta das doações e retiradas que ocorrem todos os dias.

Além desses três pontos na área de Saúde, no ambiente das repartições públicas uma terceira unidade é mantida no Terminal de ônibus ‘Ayrton Senna’, também com boa aceitação entre os usuários que por ali circulam. Aquelas pessoas que tiverem livros em suas bibliotecas e desejarem contribuir, basta procurar um desses locais que as doações serão bem recebidas.