Saúde

Prevenção em saúde reúne usuários em palestra na UBS Paraty

palestra sobre TEA na UBS Paraty original
 
      A Unidade Básica de Saúde ‘Dr. Saul Luiz Cavalcanti’, no Jardim Paraty, organizou na manhã desta quarta-feira, 16, duas atividades voltadas à prevenção da saúde com os usuários. Primeiro, com a fonoaudióloga que atende no bairro e também no Jardim Paulistano, Eliana Limonti e na sequência, uma palestra sobre ‘Autismo’, com a médica pediatra Bianca Prado, que atua também na rede pública, junto ao Pronto-Socorro Infantil ‘Dr. Magid Bachur Filho’.
      A Secretaria de Saúde destaca que, periodicamente, são realizadas atividades nas 22 unidades espalhadas pela cidade, com o propósito de prevenção e orientação aos usuários, estreitamento de relacionamento com as equipes para humanizar mais os serviços que são oferecidos.
      Um grupo de pacientes, que aguardava atendimentos, acompanhou com a fonoaudióloga, dicas e cuidados com a voz, recomendações de evitar determinados alimentos, temperos e a forma de falar,  procurando modular a voz.
 
Autismo
      Sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a médica pediatra Bianca Prado compartilhou informações com outro grupo de pacientes, formado por pessoas que tem algum familiar com a síndrome. Contou que trabalha no Pronto-Socorro Infantil 'Dr Magid Bachur Filho' e que vem aprofundando seus estudos na especialidade.  Com imagens projetadas em um telão, detalhou os diversos aspectos do comportamento da pessoa com o TEA.
      A enfermeira chefe da unidade, Viviane Nogueira Borges Trajano, agradeceu a presença da médica e colegas de repartição pela iniciativa, esclarecendo que os encontros servem para esclarecer muitas dúvidas.
      Para esta quinta-feira, 17, está prevista uma palestra sobre ‘Alimentação Saudável’, com a nutricionista Hezilmara Mendonça, a partir das 8 horas. Este é um programa mantido pela Secretaria de Saúde, que está sendo expandido por toda cidade, com palestras quinzenais abertas aos usuários das UBS.

Vacinação contra a gripe continua em todas as unidades de saúde

vacinacao gripe original
 
      A Secretaria de Saúde segue com a Campanha de Vacinação contra a Gripe em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e núcleos das ESFs (Estratégias de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.
      Até o momento, já foram aplicadas 7.909 doses do imunizante, que protege contra três cepas do vírus Influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). “A vacinação é capaz de reduzir os sintomas. Por isso, é tão importante que o público-alvo deste primeiro momento da campanha procure as unidades de Atenção Básica e se vacine”, ressaltou Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde.
      Podem se imunizar os seguintes grupos: crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses; idosos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; professores e trabalhadores de instituições de ensino básico a superior; das forças de segurança e salvamento; povos indígenas; pessoas em situação de rua; povos e comunidades tradicionais quilombolas; trabalhadores da Saúde; das forças armadas; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso; portuários; dos Correios; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
      A vacinação deve ser adiada em caso de febre moderada ou severa ou se a pessoa estiver gripada. Para se imunizar, é necessário comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal com foto em mãos.

‘Arrastão da Dengue’ recolhe mais de 6 toneladas de materiais

Arrastao da Dengue original
 
      A Secretaria de Saúde realizou no último sábado, mais um ‘Arrastão da Dengue’, ação preventiva de orientação aos moradores do Jardim Paineiras e Residencial São Domingos, que inclui a recolha de materiais.
      A mobilização contou com a participação da Secretaria de Infraestrutura e resultou na recolha de 6,3 toneladas de materiais, que foram deixados pelos moradores sobre as calçadas.
      Para a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, o balanço foi positivo, com o engajamento dos moradores, cuja participação é fundamental para o controle dos criadouros.
      Nos últimos meses, a Prefeitura já realizou ‘Arrastões da Dengue’ nos Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha, Jardim Aeroporto e o ‘Dia D’ na Feira Livre da Estação. Até o momento, a ação contabilizou mais de 46 toneladas de materiais recolhidos.
      A destinação correta do lixo gerado em cada residência, a troca rotineira da água em vasilhas e vasos, limpeza de calhas, manutenção dos reservatórios tampados, são medidas que ajudam a reduzir o surgimento de novos casos. A secretária pede que junto com o trabalho preventivo feito pela  Prefeitura, os moradores fiquem atentos e continuem fazendo a sua parte.
      

Jardim Paineiras e São Domingos recebem ‘Arrastão da Dengue’

Arrastao Dengue original
 
      A Secretaria de Saúde confirmou para este sábado, 12, a realização de mais um ‘Arrastão da Dengue’. Desta vez, a iniciativa será no Jardim Paineiras e no Residencial São Domingos a partir das 8 horas.
      Os agentes de saúde percorrerão as ruas Luzia Garcia Gomes, Zuleika Lima Pucci, Frank César Pereira e Higino Lucas Silva, orientando os moradores sobre a prevenção e eliminação de criadouros do mosquito da dengue, enquanto a Secretaria de Infraestrutura estará com caminhões recolhendo materiais inservíveis que devem ser separados e deixados sobre as calçadas na noite anterior.
      Waléria Mascarenhas, secretária de Saúde, disse que o trabalho integrado das pastas permite melhores resultados e facilita para os moradores da região atendida a destinação correta dos materiais que tenham em casa, e que a luta contra o mosquito continua.
      Já foram feitos Arrastões nos Jardins do Éden/Palma, Tropical, Aeroporto 1, Aeroporto 3, Santa Bárbara, Conceição Leite/Santos Dumont, Vera Cruz, Ângela Rosa, Vila São Sebastião, Leporace, Vila Santa Terezinha e o ‘Dia D’ na Feira Livre da Estação. O trabalho resultou na retirada de mais de 40 toneladas de materiais inservíveis destes bairros.
      Até o momento, Franca registrou 1.038 casos positivos de dengue e um óbito ocorrido em 26 de março. Trata-se de uma mulher de 79 anos, que apresentava comorbidades.

Saúde faz leilão de espaços para venda de flores nos cemitérios

cemiterio Santo Agostinho original
 
      Está marcado para o próximo dia 24, o leilão para a atribuição dos espaços destinados à venda de flores e produtos afins em frente aos dois cemitérios municipais da cidade na véspera e no Dia das Mães. O edital com as orientações foi publicado nesta quarta-feira, 9, no Diário Oficial do Município.
      A Divisão de Vigilância em Saúde e Posturas Municipais orienta que os interessados compareçam no dia 24, às 8 horas, no auditório da Secretaria de Saúde (avenida Dr. Flávio Rocha, 4780, Vila Imperador), munidos de documento de identidade, CPF e comprovante de endereço. Na ocasião será realizado o leilão, tipo maior oferta, para a atribuição de espaços destinados ao comércio de flores e artigos congêneres, nos dias 10 e 11 de maio, em frente aos Cemitérios Santo Agostinho e Saudade.
      Os locais a serem disponibilizados contam com seis metros quadrados cada e serão atribuídos de forma pessoal e intransferível, sendo vedada a substituição do cessionário e transferência a qualquer título, no período especificado e ficará automaticamente revogado ao final dele. O lance mínimo estabelecido por espaço é de duas UFMF (Unidades Fiscais do Município de Franca), cujo valor unitário é de R$ 83,45 mais a taxa de ocupação de solo de R$ 1,34 o m² por dia.

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais