Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Saúde

Saúde prepara audiência pública

     A secretaria municipal de Saúde realiza na próxima semana, quarta-feira, a partir das 15, sua audiência pública aberta a toda comunidade, relacionada a prestação de contas do terceiro quadrimestre do ano passado. Este é um expediente que atende as exigências da Lei Orgânica Municipal e busca dar transparência as ações na área de assistência em saúde.

     O secretário da pasta, Rodolfo Moraes Silva, estará presente no encontro que ocorrerá no plenário da Câmara Municipal, na rua da Câmara, nº 1, bairro São José. Diversos convites foram emitidos e começaram a ser enviados essa semana as autoridades constituídas, vereadores e representações da comunidade, como clubes de serviços, Associações e Centros comunitários.

     É praxe durante a audiência, os responsáveis pela condução dos trabalhos exporem detalhadamente, os números de todas as ações por unidades de saúde, no período dos 4 meses, os recursos recebidos e aplicados, além de equipamentos novos colocados à disposição. A palavra também é aberta a todo cidadão que poderá, havendo dúvidas, fazer seus questionamentos e se esclarecer, além de formular sugestões que serão consideradas.

Animais soltos têm dias contados alerta Vigilância

      Os proprietários de animais de grande porte em Franca, que estão insistindo em deixá-los soltos em alguns pontos estratégicos da área urbana, causando riscos de acidentes e outros transtornos devem ficar alertas, pois isso está com os dias contados. O alerta em tom de orientação é da Vigilância Sanitária, que está acompanhando a evolução do processo licitatório que resultou nessa semana, na contratação de uma empresa especializada na captura e manutenção do Canil/Gatil, cujas obras também estão sendo finalizadas.

      O diretor da Vigilância Sanitária, Nelson Elias Salomão comentou nesta quarta-feira, que mesmo enfrentando dificuldades para destinar os animais que são apanhados soltos pelas vias públicas e praças, o trabalho vem sendo realizado. Quando as pessoas avisam na Vigilância uma equipe desloca ao local e quando identificados, os proprietários são notificados a responder pelos seus atos. Com a homologação do processo licitatório, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial, a empresa Ricardo de Almeida Souza ME, foi habilitada a prestar esses serviços.

      O contrato deve ser assinado nos próximos dias, bastando que a empresa responsável pelo término do Canil conclua aquilo que é de sua responsabilidade. O diretor da Vigilância esteve vistoriando as obras no bairro City Petrópolis e informou estar confiante que isso ocorra nas primeiras semanas de fevereiro. Com o ambiente físico pronto, os animais soltos serão recolhidos e apreendidos, onde os proprietários somente poderão retirá-los mediante o pagamento da multa correspondente, além ficarem sujeitos a responder a processos administrativos.

Vigilância mantém rotina de vacinas contra Febre Amarela

     A secretaria municipal de Saúde mantém dentro de sua rotina, com os estoques regulares nas UBS, o programa de vacinação contra Febre Amarela, fornecendo ao usuário a dose completa com validade para o resto da vida. A informação foi transmitida pela Vigilância Epidemiológica, na manhã dessa sexta-feira, diante de alguns questionamentos surgidos a partir da situação mais preocupantes ocorrida em cidades próximas de São Paulo e no litoral, onde ocorreram mortes de macacos e óbitos de humanos.

      De acordo com os dados, é fornecida a dose única a partir dos nove meses de idade até 60 anos, que garante imunidade vitalícia não necessitando dose de reforço diferentemente de anos atrás. Atualmente, a pessoa que fez uma dose na vida está imunizada. Nos municípios afetados da grande São Paulo, em virtude da situação de emergência, está sendo aplicada a dose fracionada, com validade por 8 anos.

      De acordo com a Vigilância Epidemiológica a vacina faz parte do calendário normal do município, assim como em outras áreas do país. Diferente de regiões do Estado que não tinham essa cobertura e que agora apresentaram casos com óbitos. Essas regiões são: grande SP, Vale do Paraíba e litoral.

      Foi recomendada a estratégia de fracionamento da vacina, que consiste em diminuir para 0,1ml a dose padrão de 0,5ml. Essa orientação é da OMS quando há aumento de epizootias em cidades com elevado índice populacional. A dose fracionada não garante a imunidade vitalícia como a dose padrão feita em Franca. A proteção da fracionada é de 8 anos.

     Como em Franca sempre teve por rotina a vacina, a cobertura é considerada excelente é o estoque assegura a proteção aos seus munícipes. A recomendação para aqueles residentes em Franca que nunca tomaram a vacina e que forem viajar é que procurem as Unidades Básicas de Saúde que receberão a dose completa normal, não fracionada, que imuniza pra toda a vida.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais