Prefeitura prepara obra de galerias na Vila Nicácio

DSC 0834 
     A Prefeitura está com o projeto elaborado e, em breve, dará início  as obras de um novo sistema de galerias na Vila Nicácio, especialmente, na rua Torquato Caleiro, a partir do cruzamento com a rua Gonçalves Dias. Trata-se de uma rede complementar que será instalada, com diâmetros variando de 400 m a 800 metros na rede principal, que terá uma extensão aproximada de 350 a 400 metros, captando as águas vindas das vielas existentes.
     Os recursos empenhados e que serão investidos nas obras são da ordem de R$ 373 mil e a execução, mediante a dispensa de licitação, será feita pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). 
     Os serviços serão iniciados, após a definição de alguns pareceres técnicos entre as Secretarias de Infraestrutura, Segurança e a Emdef, considerando que serão necessárias algumas interdições e o desvio do trânsito, no período da execução da obra.
     Com essa rede adicional de galerias e respectivos ramais, a Prefeitura de Franca busca solucionar um problema antigo e que vinha gerando transtorno nas imediações, devido ao alto volume de água. A rede será canalizada até um reservatório existente em uma área acima da rua Coronel Tamarindo e terá seu curso normal até o Córrego dos Bagres. 
 

Infraestrutura intensifica limpeza de bocas de lobo

DSC 0866 
     Com atuação em todos os bairros da cidade, a Prefeitura vem realizando serviços diários de desobstrução de bocas de lobo, medida preventiva que objetiva evitar o agravamento das situações que, geralmente, resultam em inundações de imóveis e estragos no pavimento. 
     A Secretaria de Infraestrutura coordena esse trabalho diário, mantendo nas ruas, uma média de duas a três equipes com equipamentos próprios para remoção das grades de ferro encontradas cheias de entulhos, impedido a passagem da água.
     O alerta aos moradores é para que colaborem com esse trabalho, não varrendo as sujeiras (folhagens em especial) para os sistemas de galerias, evitando que esses materiais sejam destinados para a tubulação, impedindo a passagem da água, causando rompimentos, danificando o asfalto.
     Os números estimados indicam que, diariamente, são atendidas de 15 a 20 solicitações, variando de um dia para outro, dependendo da dimensão das obstruções. Até o último mês, foram limpas cerca de 1 mil bocas de lobo. 
     Geralmente, os problemas mais crônicos são identificados nas regiões de baixada e se manifestam com a ocorrência das chuvas. É importante que as pessoas, notando algo de errado nas galerias (objetos nas grades ou água passando direto), entrem em contato pelo telefone 3711-9440 e forneçam o endereço para que uma vistoria preventiva seja feita e o problema corrigido.

Franca reativa e empossa o novo Conselho de Habitação

DSC 0781 
     O Conselho Municipal de Habitação, que estava desativado nos últimos quatro anos, foi retomado e o novo colegiado foi empossado na tarde desta quinta-feira, 11, durante cerimônia realizada no auditório da Secretaria de Educação. O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Ferreira e Nicola Rossano Costa, secretário de Infraestrutura.
     O colegiado é composto por 12 membros titulares e suplentes representantes do Poder Público, das secretarias de Infraestrutura, Ação Social, Desenvolvimento, Finanças, Meio Ambiente, Segurança, Procuradoria Geral e Cetesb, além de membros da sociedade civil e movimentos populares, representantes do Instituto João de Barro, centros comunitários, Universidade de Franca, Centro Universitário Municipal de Franca ( Uni-Facef), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Franca (AERF) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 
     O Conselho Municipal de Habitação tem como objetivos, viabilizar e promover o acesso à moradia com condições de habitabilidade, dando prioridade para famílias de baixa renda, articular e apoiar a atuação das entidades e órgãos que desempenhem funções no setor de habitação, priorização de programas e projetos habitacionais, que contemplem a melhoria da qualidade de vida da população de baixa renda e que contribuam para a geração de empregos, integração dos programas habitacionais com investimentos em saneamento, infraestrutura e equipamentos relacionados à habitação, dentre outras deliberações. 
     Os novos conselheiros empossados terão mandato de dois anos, para a gestão 2021/2023.  
     Durante seu pronunciamento, o prefeito Alexandre Ferreira falou sobre a importância e o apoio dos conselhos municipais para a realização das polícias públicas no município. "Vocês têm um trabalho muito importante pela frente. Franca tem uma demanda, um volume grande de novas residências e casas, a gente precisa trabalhar para isso e fazer com que essas pessoas tenham acesso a essas casas. Desde 2017, esse conselho não funciona", comentou. 
     Alexandre Ferreira ressaltou a reativação da Central da Habitação, em parceria com a CDHU para o atendimento habitacional e disse que estão sendo retomadas as negociações com os Governos Estadual e Federal para pleitear recursos para a construção de unidades habitacionais. Segundo ele, em sua primeira administração, foram construídas 1.161 unidades para famílias carentes, por meio do Programa "Minha Casa, Minha Vida", nos condomínios Rubi, Bernardino Pucci e Copacabana, além do Santa Bárbara, em parceria com a CDHU. 
     Ferreira também falou sobre o projeto de lei do Novo Código de Edificações, que foi elaborado com a participação da sociedade e profissionais do setor da construção civil, em audiências públicas, que será apreciado pela Câmara Municipal, nos próximos dias e irá modernizar e agilizar a aprovação de projetos. 
     Segundo o prefeito, até o final de setembro, 7.945 projetos entre construções, solicitações de Habite-se ou carta de ocupação foram protocolados na Prefeitura e destes, 60,38% foram devolvidos aos responsáveis para correção. Atualmente, 49 loteamentos estão em fase de aprovação prévia ou definitiva. Serão construídos 9.322 lotes, com investimentos de R$ 932 milhões. 
      O chefe do Executivo declarou que a Secretaria de Infraestrutura já iniciou os procedimentos para a instalação do sistema informatizado "Aprova Digital", para desburocratizar e agilizar os projetos na cidade.
 
Diretoria
     Após a cerimônia de posse, foi realizada a primeira reunião do conselho, visando a eleição da diretoria. 
     Para este mandato, o conselho será presidido por Fabrício Jean da Silva, terá como vice-presidente, Taís Zimak Figueiredo e Jerônimo Sérgio Pinto, como secretário. 

Prefeitura prepara asfaltamento de ruas no Jardim do Líbano

DSC 0641 2 
     A Prefeitura de Franca publicou nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Município, a Lei Complementar 369, de 5 de novembro, instituindo o Sistema de Contribuição de Melhorias,  possibilitando a pavimentação e serviços de drenagem de trechos das ruas José Luiz Damasceno  e José Paulo, que serão interligadas a rua Piauí, no Jardim do Líbano, região Leste da cidade. 
     Com essa medida, o prefeito Alexandre Ferreira estará atendendo a um anseio de dezenas de moradores e proprietários de imóveis do bairro.
     O Plano de Contribuição de Melhorias irá possibilitar a execução das obras, por meio do rateio dos custos pelos proprietários de lotes no local.  Existem duas áreas institucionais públicas, que serão diretamente beneficiadas, bem como estabelecimentos comerciais e residenciais.
     Um outro benefício direto, será a interligação que a rua Piauí terá a partir do seu início na Av. Ismael Alonso y Alonso, passando pelos Jardins Brasil, Libano e São Luiz até a Av. Hugo Bettarelo.

Chuvas causam estragos e mobilizam equipes da Prefeitura

WhatsApp Image 2021 10 28 at 17.37.24 
     As fortes chuvas que caíram sobre Franca, no final da tarde da última quarta-feira, causaram problemas em diversos locais, exigindo a pronta intervenção das equipes da Prefeitura e a estrutura da Defesa Civil, contando com os apoios do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A maior incidência de registros envolveu inundações e danos no asfalto, em virtude de bocas de lobo obstruídas, além de grades de proteção arrancadas nas pontes dos Córregos dos Bagres e Cubatão.
     A equipe da Secretaria de Infraestrutura se deslocou de imediato a local, inicialmente para fazer a sinalização preventiva e depois a remoção das grades para reparos e recolocação nos locais, assim que possível. Também numa das pistas marginais do Córrego dos Bagres (Av. Antônio Barbosa Filho), entre os pontilhões das ruas General Telles e Osório algumas placas de asfalto chegaram a ser arrancadas, mas as equipes da Emdef entraram em ação realizando os remendos antes do meio dia.
 
     Incidência de chuvas 
     Informações obtidas junto ao Serviço de Meteorologia do 7º Distrito do Inmet (Instituto Nacional de Metrologia), que funciona no Aeroporto ‘Tenente Lund Presotto’, constataram que o volume de chuva na quarta-feira chegou a medida máxima nesse período pós-estiagem, ou seja 43,2 mm. Um outro dado interessante é que a média de chuva para este mês, em Franca, é de 130 a 140mm, mas até o dia 27, havia sido superado, chegando a 201mm.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais