Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Evento na Educação marca os 20 anos do Família Acolhedora

Tamanho da letra:

 

     O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Franca reúne na noite dessa quarta-feira, 31 de outubro, no auditório da Secretaria da Educação (Av. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal), famílias acolhedoras, famílias substitutas, famílias extensas e famílias de origem para celebrar vinte anos de atividades dessa modalidade de acolhimento institucional. As equipes da Prefeitura, secretaria de Ação Social, a quem o serviço é vinculado e pessoas integradas ao Família Acolhedora, trabalharam com muita dedicação nas últimas semanas para preparar algo diferenciado e marcante na vida de muitos personagens.

     Famílias que acolheram e crianças que foram acolhidas, tios, primos, avós, irmãos de sangue ou não estarão reunidos, onde algumas surpresas foram preparadas e somente serão conhecidas durante o evento. A solenidade está marcada para começar às 19 h e será marcada também, por imagens de vídeo, depoimentos de personagens que direta ou indiretamente contribuíram para o crescimento e fortalecimento do Serviço Família Acolhedora na cidade.

A História

     No final da década de 90 nascia em Franca o Serviço Família Acolhedora, portanto são duas décadas de história, com o foco voltado para crianças e adolescentes. Esse embrião surgido em outubro de 1998 foi criado na cidade a partir de ações integradas do Poder Judiciário, Ministério Público, Prefeitura Municipal e Sociedade Civil organizada. Ao longo de sua existência já acolheu centenas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco, afastados de suas famílias em caráter excepcional e provisório. Sempre buscou o aprimoramento, a qualificação e constante repensar de sua estrutura de trabalho.

     O Serviço prioriza a convivência familiar e comunitária das crianças acolhidas, promovendo o acompanhamento e, sempre que possível, o retorno destas para suas famílias de origem/extensa. O serviço prestado no município de Franca é fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento.

     Não obstante, toda essa trajetória exitosa não seria possível sem o trabalho das inúmeras famílias que acolheram e acolhem crianças e adolescentes em suas próprias residências. Viabilizando cuidados e proteção, convivência em ambiente familiar e comunitário, até que seja possibilitado o retorno ao convívio com a família de origem, ou na sua impossibilidade, encaminhamento para adoção.

     Um dos grandes desafios, no entanto, é a adesão de novas famílias. No momento, o serviço conta com 15 Famílias Acolhedoras em funcionamento, número este insuficiente diante da demanda. Daí a importância das pessoas comparecerem e participarem do ato dessa quarta-feira, para conhecer algumas histórias e havendo interesse, receber as informações de como aderir e também se tornar uma Família Acohedora.

     Outras informações podem ser obtidas a respeito do Serviço no tel. 3701-1058.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais