Histórias e emoções marcam os 20 anos do Família Acolhedora

 

Familiaacolhedora 6
Esse Serviço é responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável e de risco, em consonância com orientação e acompanhamento da Justiça e do Ministério Público

 

 

      A noite de quarta-feira, 31 de outubro, ficará marcada para muitas pessoas que estiveram no auditório da Secretaria da Educação, pelas reflexões e instantes de muita emoção que proporcionou, por ocasião da solene comemoração dos 20 anos do Serviço Família Acolhedora na cidade. Esse Serviço é responsável pelo acolhimento de crianças e adolescentes em situação vulnerável e de risco, em consonância com orientação e acompanhamento da Justiça e do Ministério Público.

     Impossibilitado de participar do ato, em razão de viagem, o prefeito Gílson de Souza foi representado pelo secretário municipal de Ação Social, Vanderlei Martins Tristão, o qual saudou cada membro da equipe que compõe o Serviço Família Acolhedora, e particularmente as famílias que abraçaram a ideia. O juiz da Vara da Infância e Juventude de Franca, José Rodrigues Arimatéia, também presente, além de várias famílias que prestigiaram o evento, e se emocionou em alguns instantes ao rememorar situações vividas no seu dia a dia como magistrado.

      Depoimentos, imagens e vídeos apresentados comoveram ainda mais os participantes. O objetivo da cerimônia, além de comemorar, foi apresentar melhor o serviço prestado e despertar o interesse na causa, para que cada vez mais, padrinhos e madrinhas se disponibilizem a acolher os jovens, seja eventualmente ou por tempo indeterminado.

      Atualmente, cerca de 15 famílias atuam como acolhedoras por ano, e de 15 a 20 atuam como eventuais, o que consta como insuficiente perante a demanda. Segundo a assistente social Valéria Gimenes, da Secretaria de Ação Social, há benefícios tanto para os acolhidos, como para os que acolhem, como o desenvolvimento da capacidade protetiva por parte das famílias, e a inclusão de crianças nos serviços de educação, saúde e assistência.

      O serviço prestado no município de Franca é referência e fonte de pesquisas e já foi visitado e revisitado por dezenas de estudantes, profissionais e municípios, interessados em conhecer o seu funcionamento. Para se candidatar e fazer parte da equipe, se tornando uma das Famílias Acolhedora ou de Apoio é preciso entrar em contato pelos telefones 3702-3531 ou 3701-1058 e agendar a entrevista para demais informações.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais