Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

'Arrastão da Limpeza' atende a 61 bairros neste sábado

 Novo Arrastao original

          A Prefeitura realiza neste sábado, 24, mais uma edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza' deste ano, tendo como área de abrangência os 61 bairros da Região Oeste 1, situados após a rodovia Cândido Portinari, a partir dos bairros São Joaquim, Santa Helena, Vila São Sebastião, dentre outros. Esta é a terceira edição deste ano do projeto. Nas duas primeiras edições, em janeiro, foram recolhidas 47,8 toneladas de materiais.
      As equipes, coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente, estarão nas ruas a partir das 7h, com os caminhões coletando os materiais  inservíveis. É importante que as pessoas coloquem sobre as calçadas o que desejam descartar nas primeiras horas do dia (sofás, utensílios domésticos, móveis que não usam mais, entre outros objetos). Não serão recolhidos restos de construções, que devem ser destinados em caçamba e Ecopontos.
      Os 'Arrastões da Limpeza' são feitos mensalmente, sempre no último sábado, com o objetivo de ajudar a população no descarte correto de materiais que não são mais utilizados.
      Confira os bairros, que serão atendidos neste sábado':
01) Recanto Bom Jardim
02) Chácara Morada do Sol
03) Chácara Ouro Verde
04) Jardim Simões
05) Jardim Zelinda
06) Parque Florestal
07) Residencial Peres Elias
08) Jardim Esmeralda (Parque das Esmeraldas e Prolongamento)
09) Distrito Industrial Onofre Jacometti
10) Distrito Industrial Antônio Della Torre
11) Village Santa Georgina
12) Polo Industrial Abílio Nogueira
13) Polo Industrial Amazonas
14) Polo Industrial São Bernardo
15) Residencial Itapuã
16) Vila Santa Helena
17) Residencial Bosque dos Angicos
18) Bairro São Joaquim
19) Vila Rezende
20) Vila Pedigoni
21) Parque Piratininga
22) Jardim Dermínio
23) Jardim Santa Efigênia
24) Jardim São Gabriel
25) Parque Residencial Santa Maria
26) Residencial Santa Clara
27) Jardim Bonsucesso
28) Residencial Copacabana
29) Residencial Júlio D’Elia
30) Chácara São Paulo
31) Jardim São Paulo
32) Residencial São Paulo I e II
33) Residencial  Sinsaúde
34) Residencial Rubi
35) Jardim Stephani
36) Residencial Santa Anita
37) Residencial Pérola
38) Jardim Tangará
39) Residencial Adriano Ferreira
40) Jardim Jacinto Nery
41) Residencial Paulo Henrique
42) Conjunto Antônio de Pádua R. Garcia (Franca N)
43) Jardim Anita
44) Jardim Palmeiras
45) Residencial Engenho Queimado
46) Chácara Engenho Queimado (Chácara Getúlio Vargas)
47) Residencial Palermo
48) Residencial Palermo City
49) Jardim Pulicano
50) Jardim João Liporoni
51)Villagio Mundo Novo
52) Jardim Meireles
53) Jardim Martins e Prolongamento
54) Jardim Eldorado
55) Jardim Paulo Archetti
56) Parque Continental
57) Vila São Sebastião
58) Bairro Novo Centro
59) Jardim Marília
60) Parque Vitória Régia
61) Vila Pandolfo
Recolha agendada
      Além do Projeto 'Arrastão da Limpeza', a Prefeitura conta com a recolha agendada de materiais, através do telefone/WhatsApp (16) 3711-9440. Basta o morador ligar ou enviar mensagens, indicando o tipo de material que deseja descartar e o endereço completo. O serviço é gratuito.

Prefeitura intensifica limpeza de bocas de lobo

 Bocas de Lobo original

         O serviço de manutenção e limpeza das bocas de lobo foi intensificado neste período de chuvas pela Secretaria de Meio Ambiente. Realizado, diariamente e até aos finais de semana, a ação conta com duas equipes que limpam cerca de 15 bocas de lobo, por dia, na cidade e também realizam a manutenção dos três principais córregos, dos Bagres, Cubatão e Espraiado. Além disso, alguns trechos, chamados de pontos baixos, são vistoriados diariamente, no Jardim Palma, Paulista, Santa Bárbara, Boa Vista, entre outros.
      Por dia, o serviço recolhe quase meia tonelada de lixo, onde são encontrados diversos materiais, que causam o entupimento das galerias, como garrafas pets, cabos de vassouras, calçados e até partes de móveis.
       A orientação da Secretaria de Meio Ambiente é não descartar estes materiais em terrenos baldios ou locais inadequados, tendo em vista que neste período de chuvas, eles são carregados para os bueiros, causando entupimentos.
Denúncias  
      Moradores, que observarem as bocas de lobo obstruídas, poderão entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, pelo telefone (16) 3711-9440, onde uma equipe fará vistoria no local e a inclusão dos serviços na programação.

Meio Ambiente e Zoobotânico recebem peças artesanais

 Pecas Artesanais original

          Com o reaproveitamento de material das podas e cortes feitos em alguns locais da área urbana, bem como doações recebidas da Policia Ambiental, profissionais da Secretaria de Meio Ambiente produziram bancos, placas e outros materiais de madeira, que foram instalados na sede da secretaria e no Jardim Zoobotânico.
      Um dos jardins da entrada da secretaria recebeu proteção de madeira e um banco personalizado. Já no Jardim Zoobotânico, foram instaladas placas de madeira para a identificação do Bosque Pau Brasil, dentre outros.
      O material foi produzido pelos servidores Ricardo Luiz Gonçalves, Eliseu Cipriano da Silva e Charles Roberto Fazio.
      O Zoobotânico fica na Avenida São Francisco de Assis, 1000, bairro City Petrópolis. Para visitação e solicitação de mudas, de segunda a sexta-feira, está aberto das 7h às 16h30. Aos finais de semana, para visitas e trilhas, sempre das 7h às 16h, contando o espaço com vigilância monitorada 24h.
      Os agendamentos de visitas podem ser feitos no telefone: (16) 3727-0560 e também no e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Conselho do Meio Ambiente destina equipamentos para Polícia Ambiental

 Equipamentos Policia Ambiental original

          O Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Saneamento Básico de Franca (COMDEMA), juntamente com a Secretaria de Segurança, entregaram 3 computadores e 3 monitores para Polícia Ambiental, adquiridos com recursos do Comdema.
      Os equipamentos serão utilizados para compilar dados de autos de infração, planilhas e outros trabalhos desenvolvidos pela Polícia Ambiental, que requerem programas específicos para o cruzamento de dados dos mapas e imagens de alta precisão.
      De acordo com o comandante da Polícia Ambiental de Franca, Deivid Gabriel de Melo, essa doação é muito importante e vai tornar as ações da corporação mais produtivas. “Isso mostra também uma preocupação do município em auxiliar o trabalho da policial, uma vez que atuamos com muitos dados, planilhas, autos de infração, dados pesados e isso exige um computador bom”, disse.
      O presidente do conselho, Kaique Souza Pedaes, ressaltou a importância do fortalecimento e financiamento dos órgãos de fiscalização ambiental do município. “A fiscalização ambiental, feita pela Polícia Ambiental, feita também pela Guarda Civil Municipal é muito importante para fortalecer essas ações na nossa cidade. Dentre os objetivos do Comdema, um deles é financiar projetos de fiscalização ambiental”.
      Recentemente o conselho financiou equipamentos de comunicação digital para a Guarda Civil, que irão auxiliar no trabalho entre os agentes que estão nas ruas com a central, dando mais agilidade as ações.
Comdema
      É um órgão colegiado consultivo, deliberativo e controlador da política ambiental, encarregado de assessorar o poder público em assuntos referentes à proteção, conservação e melhoria do meio ambiente para um desenvolvimento sustentável no município.

Cresce a destinação de resíduos nos 3 Ecopontos da cidade

 3 Ecopontos original

          A Secretaria de Meio Ambiente registrou um crescimento no volume de resíduos destinados aos três Ecopontos, em funcionamento na cidade. Os números da Cooperativa de Catadores de Recicláveis, entidade que administra as unidades nos bairros City Petrópolis, Portinari e Parque das Esmeraldas, mostram que desde as inaugurações até o final de janeiro, deste ano, foram destinadas quase 150 toneladas de materiais nos três Ecopontos.
      Para a dirigente da Cooperfran, Diana Bastos, é gratificante observar nestes registros a identificação das pessoas de outros bairros procurando os Ecopontos que estão funcionando. Segundo ela, ‘isso mostra que estão comprometidas com a saúde e o meio ambiente, além de deixar a cidade mais bonita’.
Locais e o que destinar
      Os 3 Ecopontos inaugurados pela Prefeitura, estão localizados nos bairros City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200); Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341) e Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411). Todos funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.
      A quarta unidade em fase final de conclusão, está situada na Rua Zero Zaninelo com Nulo Coraucci, no Jardim Luíza.
      Nos Ecopontos, os moradores podem fazer o descarte de resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³/dia por pessoa) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos, vidros e inservíveis, móveis e utensílios afins. Os restos de construção e inservíveis são destinados ao Aterro Sanitário. Os demais são separados e destinados para a Central de Reciclagem, no Distrito Industrial, gerando receitas para a instituição e seus cooperados. Os Ecopontos não recebem resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham. Nos três locais são mantidas equipes diárias, que realizam o controle do que chega para ser descartado.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais