Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Meio Ambiente

Sábado tem 'Arrastão da Limpeza' em 61 bairros da Região Oeste

 Arrastao Oeste original

          A Secretaria de Meio Ambiente programou para este sábado, 24, mais uma edição do Projeto 'Arrastão da Limpeza', a ser realizado em 61 bairros da Região Oeste 1, a partir da Vila São Sebastião, São Joaquim/Santa Helena até os Jardins Pulicano, Zelinda, Palermo e adjacências. As equipes percorrerão as ruas a partir das 7h, para a recolha de materiais inservíveis como móveis, sofás, cadeiras, armários e utensílios domésticos.
      A orientação aos moradores é para que façam a separação prévia do que desejam descartar e deixem nas primeiras horas do sábado sobre as calçadas. O 'Arrastão da Limpeza' ocorre sempre no último sábado de cada mês e abrange todas as regiões, visando auxiliar na limpeza da cidade e no combate aos criadouros de larvas do mosquito da dengue.
      Confira os bairros que serão atendidos pelo 'Arrastão da Limpeza' neste sábado:
 
BAIRROS:
01) Recanto Bom Jardim
02) Chácara Morada do Sol
03) Chácara Ouro Verde
04) Jardim Simões
05) Jardim Zelinda
06) Parque Florestal
07) Residencial Peres Elias
08) Jardim Esmeralda (Parque das Esmeraldas e Prolongamento)
09) Distrito Industrial Onofre Jacometti
10) Distrito Industrial Antônio Della Torre
11) Village Santa Georgina
12) Polo Industrial Abílio Nogueira
13) Polo Industrial Amazonas
14) Polo Industrial São Bernardo
15) Residencial Itapuã
16) Vila Santa Helena
17) Residencial Bosque dos Angicos
18) Bairro São Joaquim
19) Vila Rezende
20) Vila Pedigoni
21) Parque Piratininga
22) Jardim Dermínio
23) Jardim Santa Efigênia
24) Jardim São Gabriel
25) Parque Residencial Santa Maria
26) Residencial Santa Clara
27) Jardim Bonsucesso
28) Residencial Copacabana
29) Residencial Júlio D’Elia
30) Chácara São Paulo
31) Jardim São Paulo
32) Residencial São Paulo I e II
33) Residencial  Sinsaúde
34) Residencial Rubi
35) Jardim Stephani
36) Residencial Santa Anita
37) Residencial Pérola
38) Jardim Tangará
39) Residencial Adriano Ferreira
40) Jardim Jacinto Nery
41) Residencial Paulo Henrique
42) Conjunto Antônio de Pádua R. Garcia (Franca N)
43) Jardim Anita
44) Jardim Palmeiras
45) Residencial Engenho Queimado
46) Chácara Engenho Queimado (Chácara Getúlio Vargas)
47) Residencial Palermo
48) Residencial Palermo City
49) Jardim Pulicano
50) Jardim João Liporoni
51)Villagio Mundo Novo
52) Jardim Meireles
53) Jardim Martins e Prolongamento
54) Jardim Eldorado
55) Jardim Paulo Archetti
56) Parque Continental
57) Vila São Sebastião
58) Bairro Novo Centro
59) Jardim Marília
60) Parque Vitória Régia
61) Vila Pandolfo
Recolha agendada
      Além do Projeto 'Arrastão da Limpeza', a Prefeitura conta com a recolha agendada de materiais, através do telefone/WhatsApp (16) 3711-9440. Basta o morador ligar ou enviar mensagens, indicando o tipo de material que deseja descartar e o endereço. O serviço é gratuito.

Prefeitura intensifica limpeza em áreas públicas

 Area Publica original

        A Secretaria de Meio Ambiente segue trabalhando com várias frentes na limpeza de áreas públicas e a recolha dos resíduos destinados indevidamente nestes locais. Com essas ações, compreendendo as podas de gramados, praças, rotatórias e canteiros de avenidas, as equipes recolhem todo tipo de objeto encontrado que possa armazenar água, auxiliando nas ações de combate à dengue.
      Nesta quinta-feira, foram concluídas as limpezas dos espaços públicos entre os Jardins Brasilândia e Paulistano, Região Leste, compreendendo o Parque ‘Lupércio Taveira’, que está recebendo serviços de revitalização.
      As áreas verdes nos bairros Palestina e Jardim São Luiz também foram atendidas.
      Também estão sendo feitos serviços de limpeza entre os Jardins Aeroporto 1 e 3, na Avenida César Martins Pirajá; na Região Oeste, a partir da Avenida Santos Dumont, da Estação até o Distrito Industrial, na Avenida Wilson Sábio de Melo,  além da região do Leporace, na Avenida Abrahão Brickmann e áreas adjacentes.
Recolha agendada
      Independente das ações rotineiras de limpeza urbana, que abrangem todas as regiões, a Prefeitura disponibiliza um serviço de recolha gratuita de inservíveis (móveis, sofás, cadeiras e utensílios domésticos em geral), que pode ser agendado pelo telefone (16) 3711-9440 ou através do LimpeZap, no mesmo número, com o envio de mensagens, indicando o endereço e o tipo de material a ser retirado.

Meio Ambiente realiza plantio de mudas na Praça da Juventude

 Plantio de Mudas original

       A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, começou a agenda deste ano de plantio de mudas de árvores. O início foi na Praça da Juventude, localizada no Jardim Redentor, zona Norte da cidade.

    Alunos da equipe de vôlei que estavam na praça e moradores do bairro ajudaram no plantio. De acordo com a educadora ambiental, Taína Donzeli, além do plantio, é feito um trabalho importante de conscientizar a população local a cuidar das mudas. “Sempre que chegamos em um local para realizar o plantio, chamamos a comunidade para explicar a importância dos cuidados com aquela muda. A colaboração para colocar água e cuidar é de extrema importância, se não, nosso trabalho é perdido. As pessoas precisam ter essa consciência”, disse.

Balanço

     Um levantamento da Secretaria de Meio Ambiente mostra que, de outubro de 2022 a dezembro de 2023, mais de 21 mil mudas e árvores foram plantadas em Franca. As ações foram em áreas de preservação permanente, praças, parques e canteiros de avenidas. Todas as espécies foram formadas e fornecidas pelo Jardim Zoobotânico.

Doação de mudas

     Localizado na rua Jairo Costa, 681, City Petrópolis, o Jardim Zoobotânico mantém um serviço de doação de mudas para a população, com orientações adicionais sobre o plantio e cuidados a serem observados. O atendimento para doação de mudas é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Podem ser retiradas até quatro mudas por pessoa com endereço no município. É feito um cadastro prévio com nome, endereço e CPF.

Prefeitura com obras em fase final do novo Ecoponto

 Construcao Novo Ecoponto original

       A Prefeitura segue com as obras do quarto Ecoponto da cidade, localizado no Jardim Luiza, Região Norte. A área já está toda murada e os trabalhos estão em fase final, com equipes fazendo a finalização do piso e outros serviços, como a distribuição das baias e locais para instalação de caçambas para o recebimento dos resíduos.

     Localizado na avenida Ida Zero Zaninelo, o Ecoponto do Jardim Luiza será mais uma opção para a destinação correta e gratuita de resíduos sólidos, de construção (limitado até um metro cúbico) e recicláveis em geral. Contará com uma guarita de controle, funcionando todos os dias.

     Além deste Ecoponto, a Prefeitura tem outros três em funcionamento desde 2023, nos bairros City Petrópolis, Jardim Portinari e Parque das Esmeraldas. Os locais contam com a gestão da Cooperfran (Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Recicláveis de Franca e região).

     Dados da Secretaria de Meio Ambiente indicam que quase 150 toneladas já foram recebidos nos três Ecopontos existentes em 2023. No bairro City Petrópolis, o primeiro a ser inaugurado, de abril a dezembro, foram 416 m³ de resíduos de construção, 9,08 toneladas de recicláveis e 86,13 toneladas de inservíveis.

      Em novembro do ano passado entraram em operação os outros dois Ecopontos, primeiro do Jardim Portinari, que em um mês de funcionamento recebeu 30 m³ de materiais de construção, 1,33 toneladas de recicláveis e 26,29 toneladas de inservíveis. Na sequência, foi entregue a unidade do Parque das Esmeraldas, na região Oeste, que recebeu 1,105 toneladas de materiais recicláveis, 19,98 toneladas de inservíveis e 2 m³ de resíduos de construção.O que o Ecoponto recebe        A população pode levar aos Ecopontos para descarte os resíduos diversos, como restos de construção (até 1 m³) e recicláveis em geral, como papéis, metais, plásticos e vidros. Os munícipes também podem descartar resíduos inservíveis, como móveis e eletrodomésticos, tais como sofá, guarda-roupa, colchão e outros. Não são recebidos resíduos orgânicos; itens de serviços de saúde; industriais; eletrônicos, resíduos perigosos; podas, folhagens e resíduos verdes; gesso e materiais que o contenham.Serviço      Os Ecopontos do City Petrópolis (avenida São Pedro, 1.200), Jardim Portinari (Avenida Hotto Paiva, 1341) e Parque das Esmeraldas (rua Geraldino Augusto Machado, 411) funcionam de segunda a sábado das 7 às 19 horas, domingos e feriados das 8 às 14 horas.

Meio Ambiente intensifica serviço de limpeza

 Intensificacao Limpeza original

     A Prefeitura intensificou o serviço de limpeza de áreas públicas. As equipes da Secretaria de Meio Ambiente estão percorrendo praças, canteiros e avenidas para fazer o trabalho.

     Nesta terça-feira, 30, as equipes executaram os serviços de raspagem em guias e sarjetas nas Avenidas Ismael Alonso Y Alonso, Orlando Dompieri com Hélio Palermo e avenidas do Vera Cruz e Luiza II, além de roçada em praças públicas como as que ficam ao lado das UBS do Paulistano e Vila São Sebastião, Santa Luzia e no bairro da Estação.

     Com estas intervenções, a Prefeitura busca deixar a cidade limpa, além de recolher materiais que acabam atraindo insetos, contribuindo com a saúde e bem-estar da população.

     Os moradores podem colaborar com a secretaria indicando locais que precisam receber a atenção das equipes através do LimpeZap: (16) 37119440.      

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais