Comandante de Trânsito ministra palestra sobre “Direção Defensiva” para atiradores do Tiro de Guerra de Franca

 

PalestraTG Medium

     O Tiro de Guerra de Franca (TG 02-013) contou com a presença, na manhã da quarta-feira 12 de julho, do 1º Tenente PM Régis Mendes, Comandante do Pelotão de Trânsito, que ministrou palestra sobre “Direção Defensiva”, como parte do ciclo de palestras previstas para os atiradores no corrente ano de instrução.

     Na ocasião, o oficial trouxe para os atiradores relevantes dados estatísticos sobre o assunto. Argumentou que a problemática do trânsito não é meramente uma questão local, pois Franca não fica atrás de outros municípios paulistas de mesmo porte populacional.

     Segundo o Tenente, os trabalhos de conscientização no trânsito são extremamente necessários, exigem planejamento e devem ser contínuos. Como referência, o tenente cita o movimento “Maio Amarelo – Foca no Trânsito”, iniciativa em nível mundial e que em Franca foi realizado com apoio da Prefeitura, envolvendo o Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Cidadania, pelo Pelotão de Trânsito da Polícia Militar, contando também com a participação dos atiradores do Tiro de Guerra.

     De acordo com o oficial, tais campanhas visam, sobretudo, dialogar com a população no intuito de diminuir as estatísticas fatais. A título de conhecimento, em 2016 houveram 28 acidentes com mortes no trânsito de Franca, tendo sido os jovens de até 34 anos de idade as maiores vítimas, ao tempo que os motociclistas engrossam esses índices; isso sem falar das incapacidades físicas sofridas, que geram afastamento laboral.

     Explicou que, via de regra, o acidente decorre de falha humana, tendo como causa o cometimento de algum tipo de infração de trânsito como utilizar o celular ao dirigir, não usar o cinto de segurança ou simplesmente não obedecer regras básicas de trânsito. O Tenente abordou a legislação de trânsito e advertiu sobre os cuidados preventivos que todo condutor precisa ter e adotar como premissa, visando a tornar as vias de trânsito mais seguras.

     O Subtenente Paulinelly, Chefe da Instrução do Tiro de Guerra de Franca, em nome de toda a equipe de instrução, agradeceu a oportunidade concedida pelo Major PM Valdemir Guimarães Dias, Comandante do 15º BPMI, ao ceder o palestrante, assim como ao tenente Régis Mendes pela desenvoltura e todo o ensinamento passado aos atiradores. Para o Instrutor, a parceria com os órgãos de segurança pública é sempre bem-vinda e fundamental para agregar valor à formação militar, pois trata-se de conhecimento que não se perde, contribuindo para a formação cidadã dos jovens atiradores. 

Ação da prefeitura para melhoria do trânsito na cidade atende a Avenida Rio Branco

 

semaforoavriobranco03 Medium

     Um novo conjunto de semáforos foi colocado em funcionamento na última quarta-feira 12, na Avenida Rio Branco, na altura do cruzamento com a Avenida Paulino Pucci, no bairro da Estação, região oeste da cidade. A ação, além de atender a solicitações de moradores dos bairros do entorno e usuários das vias, faz parte do plano do Governo Municipal de melhoria da segurança e fluxo de veículos em pontos críticos da cidade.

     O prefeito Gilson de Souza e o Secretário de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli estiveram presentes no local para acompanhar o início do funcionamento dos equipamentos e o trabalho dos técnicos do Departamento de Trânsito, que analisavam os primeiros movimentos dos veículos perante a nova sinalização e o comportamento dos pedestres, uma vez que a melhoria do fluxo de veículos e a segurança das pessoas são as prioridades das mudanças realizadas.

     O Governo Municipal vem fazendo ajustes nos locais onde há tempos se observa transtornos no trânsito, acidentes e riscos à população. Mudanças recentes ocorreram na Avenida Antônio Barbosa Filho (numa das alças de acesso à cidade), no cruzamento das ruas Afonso Pena com Álvaro Abranches, no cruzamento das ruas Voluntários da Franca com Diogo Feijó, locais que foram contemplados com semáforos, e adequações na Rua Francisco Marques, nas proximidades do pontilhão da Vila São Sebastião.

    Orivaldo Donzelli informa que estudos estão em curso para adequações também na Avenida Moacir Vieira Coelho e Avenida Abrahão Brickman, próximo ao pontilhão de ligação com o Parque Vicente Leporace. Segundo Donzelli, a conversão à esquerda de quem trafega pela Avenida Moacir Vieira Coelho, no sentido Jardim Redentor / Vicente Leporace, atualmente permitida para quem deseja adentrar a rodovia Cândido Portinari, tem atrapalhado o fluxo de veículos e provocado congestionamentos. O mesmo problema se verifica no sentido oposto, ou seja, quem quer seguir em direção a Cristais Paulista ou para os bairros Parque do Horto, Vera Cruz, Jardim Paineiras e outros, fazem a conversão à direita, causando também transtornos. “Os estudos apontam para o problema das conversões e o que vamos fazer é encontrar alternativas para acesso à Rodovia Cândido Portinari que não prejudiquem o fluxo”, reforça o Secretário.

    Na Avenida Rio Branco, o semáforo instalado funciona em 4 tempos, permitindo a conversão dos veículos para a Avenida Paulino Pucci com segurança, providência que pode ser usada em outros locais.  

    Juntamente com a instalação dos equipamentos, a prefeitura tem feito a manutenção de sinalização de solo, que envolve pintura de faixas e instalação de lombo-faixas, e sinalização vertical e aérea, abrangendo instalação e troca de placas. Esses serviços são realizados pela Emdef (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Franca). 

Prefeitura amplia instalações de lombofaixas

     lombofaixa Medium

     A Prefeitura de Franca continua investindo e fazendo a sua parte no sentido de aumentar as condições de segurança no trânsito da cidade e diminuir os acidentes na malha viária. A secretaria de Segurança e Cidadania e seu Departamento de Trânsito, em conjunto com a Emdef (Empresa para o Desenvolvimento de Franca), vem implantando novas lombofaixas e travessias elevadas em pontos estratégicos, especialmente as vias de fluxo rápido e onde tem havido maior incidência de acidentes.

     O secretário de Segurança e Cidadania, Orivaldo Donzelli, observa que as equipes estão atentas às solicitações que chegam e também acompanhando o comportamento do tráfego nos diversos locais. Mas ele é enfático ao dizer que não basta só a Prefeitura investir, sinalizando e colocando esses dispositivos nas diversas vias públicas - é preciso que cada cidadão redobre seus cuidados e passe a observar a sinalização de limites de velocidade.

     Na última semana, em dois locais foram instaladas faixa elevada com o objetivo duplo de inibir os excessos e garantir a travessia mais segura aos pedestres, na Avenida Tristão de Almeida, no Distrito Industrial. Nesse local, ocorreram recentes atropelamentos e os levantamentos mostravam que o excesso de velocidade era uma constante.

     Neste começo de semana um outro local contemplado com lombofaixa foi na Avenida Santa Cruz, nas imediações do Centro Esportivo do Sesi e um residencial de apartamentos populares. Em determinados períodos do dia, as reclamações dos moradores eram sobre a dificuldade em fazer a travessia devido ao fluxo de veículos, na maioria em velocidade incompatível com o local.

    A Secretaria de Segurança reforça também que existe o emplacamento limitando a velocidade em todas as vias, variando de 30 Km/h a 60 Km/h de acordo com a  necessidade de estabelecimentos nas imediações (escola, abrigos de idosos, hospitais e outros). Em cada local com travessia elevada é feito o reforço de sinalização, com faixas zebradas em destaque e placas verticais alertando sobre o dispositivo existente adiante.

Procon contabiliza mais de 8,5 mil atendimentos no 1º Semestre

 

procon Medium

     Com duas unidades em funcionamento em Franca, sendo um na Alameda Vicente Leporace, 4655, Parque dos Pinhais, e outro no centro da cidade (vizinho ao restaurante Bom Prato), na rua Ouvidor Freire, esquina com a rua General Carneiro, o Procon/Franca   contabilizou 8.546 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, tanto nas unidades quanto com as equipes que atuam nas ruas em visitas a estabelecimentos, incluindo outras ações de campo. Os dados constam de relatório concluído no meio dessa semana e entregue ao secretário de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli pelo diretor do órgão em Franca, o advogado João Vicente Miguel.

     São números expressivos que servem, por um lado, para dimensionar a importância e credibilidade que o órgão de defesa do consumidor tem junto à população e, por outro, mostra que ainda há muito o que fazer para melhorar a relação entre consumidores e fornecedores.

     De acordo com os números, dos milhares de atendimentos prestados, a maior incidência fica por conta das reclamações contra instituições financeiras, com 2.645 registros. Entre esses, grande parte envolve cobranças abusivas de créditos consignados, especialmente envolvendo pessoas idosas e aposentadas. Também merece destaque as queixas relacionadas à aquisição de produtos diversos que apresentam defeitos ou não são entregues conforme promete o fornecedor, somando mais de 1,7 mil casos.

     O diretor João Vicente observou que esse número poderia ter sido ainda maior, não fosse uma interrupção forçada no atendimento diário no mês de março, por conta do período em que o sistema informatizado e ligado com a Fundação Procon Estadual-SP, ficou inativo em razão de serviços de adequações e manutenção. Mesmo assim, o dirigente reiterou o empenho e compromisso de toda a equipe em oferecer serviços de qualidade e orientações que garantam os direitos dos consumidores.

 

Abuso

    A aproveitando a oportunidade, o Procon volta a alertar familiares de idosos para que fiquem atentos, principalmente com relação ao golpe do “colchão milagroso”, numa alusão livre ao produto que uma empresa sediada em Minas Gerais está oferecendo. Trata-se de comercialização de um colchão que está gerando diversas reclamações em virtude dos preços abusivos e das promessas de curas milagrosas de toda ordem, com “vendedores” indo de porta em porta oferecendo o produto e, às vezes, até precedido de contato telefônico com o consumidor.

    De acordo com os reclamantes, esses vendedores ofertam facilidades para parcelamento do valor e, muitas vezes, já apresentam documentos para que os idosos assinem autorizando débito em conta. A orientação do Procon é para que, em casos suspeitos, o consumidor faça contato imediatamente com a Polícia, pelo 190, ou ligue para o Procon no fone (16) 3721 4757 ou se dirija a um dos endereços informados acima. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. 

Mudanças no trânsito na Rua Francisco Marques já estão em vigor

 

     Está em vigor desde a manhã dessa terça-feira, 4, as mudanças implementadas em um trecho da rua Francisco Marques, próximo ao pontilhão da Vila São Sebastião, restringindo uma das conversões de acesso à rodovia Cândido Portinari (condutores que faziam o sentido bairro – cidade, logo após a travessia do pontilhão, tinham a opção de convergirem à esquerda com destino a rodovia. Isso retardava a liberação do tráfego no sentido cidade – bairro).  Outra mudança é no semáforo que funcionava em três tempos e passa a operar com apenas dois, diminuindo tempo de espera e, consequentemente, agilizando o fluxo dos veículos nas duas pistas da rua. As alterações foram precedidas de avaliação técnica e testes feitos previamente em horários de fluxo normal de veículos e, principalmente, na hora do rush.

     Com o impedimento da conversão, quem desejar acessar a Rodovia Cândido Portinari precisará seguir adiante pela rua Francisco Marques e realizar o contorno na rotatória existente na altura das ruas Dr. José Diniz Moreira e Corifeu e Azevedo Marques. Para orientação aos motoristas, houve reforço da sinalização, tanto de solo como aérea, e colocação de obstáculos no local onde era permitido fazer a conversão.

     O secretário municipal de Segurança e Cidadania Orivaldo Donzelli, esclareceu que mantém equipes no local, monitorando o comportamento dos motoristas frente às mudanças, ressaltando que nos testes prévios os resultados foram positivos e espera que as ações melhorem o fluxo de veículos no local.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais