Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Nova viatura é entregue para o Samu

Tamanho da letra:

       Em cerimônia realizada na manhã dessa sexta-feira, 7, a Prefeitura colocou em operação uma nova viatura do Samu, padrão suporte básico, que recebeu do Ministério da Saúde. O prefeito Gilson de Souza, o secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, as equipes da unidade e diversas outras autoridades prestigiaram o ato realizado na sede do Samu aa Alameda Vicente Leporace, Parque dos Pinhais. Totalmente equipada e permitindo melhores condições de trabalho para os operadores de emergência, as chaves foram simbolicamente passadas pelo prefeito e secretário de Saúde à diretora técnica do Samu, Renata Dônega e equipe.

    Em suas falas tanto secretário como o prefeito enalteceram o trabalho diferenciado realizado pelos socorristas, desde o atendimento das dezenas de chamadas diárias no telefone 192 aos demais procedimentos que precedem o deslocamento para o atendimento. Também prestigiou a solenidade o vereador Claudinei da Rocha, representando a Câmara de Vereadores, sargento Ricordi, o Corpo de Bombeiros, entre outros representantes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Santa Casa de Misericórdia, entre outros.

      Com 28 anos de Prefeitura e seis de Samu, o médico Eduardo Olivieri, em nome da equipe, externou sua felicidade com esse veículo zero, observando que a frota estava envelhecida e isso acaba comprometendo o trabalho. “Agora temos quatro ambulâncias novas e isso aliado ao esforço de todos, que é uma característica própria do grupo, melhora a eficiência dos serviços oferecidos, lembrando que são veículos que rodam 24 horas e sempre em situação de ‘stress’ constante, velocidade acima do normal, ou seja, no ambiente próprio das urgências e emergências”.

Estrutura

     Atualmente o Samu-Franca conta com 4 Unidades de Suporte Básico de Vida e uma Unidade de Suporte Avançado de Vida. As USB, contam com uma equipe composta por um condutor/socorrista e um técnico de enfermagem, devidamente treinados, e a USA conta com uma equipe composta por um condutor/socorrista, um médico e um enfermeiro, a qual é equipada se equiparando a uma Unidade de Terapia Intensiva.

      A USB ( Unidade de suporte básico ) é indicada para situações de urgência , onde a vida do paciente está em risco e deve ser atendido por equipe

     Existem dois tipos de ambulâncias no Samu. Uma a unidade básica (USB) e outra Avançada ( USA) A básica é equipada com cilindros de oxigênio, pranchas, talas que são usadas em situações que seja necessário imobilizar partes do corpo do paciente. Além de materiais que possibilitam que o paciente receba um primeiro atendimento de qualidade, Na Unidade básica, sempre vão um condutor/socorrista e uma técnica de enfermagem.

    Ao contrário da Unidade Avançada, é composta por um médico, uma enfermeira e um condutor socorrista. A unidade alfa é acionada quando o médico entende que a situação do paciente é uma emergência (onde a vida do paciente depende diretamente do atendimento). Além de possuir todos os equipamentos da unidade básica, a alfa ainda pode ser caracterizada como uma UTI móvel. “Além dos materiais básicos como oxigênio, colares cervicais e materiais para imobilização, na unidade alfa nós possuí desfibrilador manual e ventilador mecânico. O desfibrilador tem várias funções, ele pode ser usado também como marca-passo e monitorador. Ele é usado em situações que o paciente apresenta uma parada e não possui pulsação”.

Objetivos

    A finalidade do Samu é o atendimento de ocorrências de urgência e emergências (onde a vida do paciente está em risco). Tais ambulâncias são reguladas por uma equipe médica, onde os mesmos triam as ligações e determinam a gravidade e qual unidade será empenhada de acordo com a gravidade.

     A abrangência do Samu 192 Franca, compreende em torno de 600 mil habitantes, delimitando desde Rifaina até Patrocínio Paulista. A cidade de Patrocínio Paulista conta uma base descentralizada, com uma viatura de Suporte Básico de Vida, a qual é regulada pelo Samu de Franca. São atendidas em média de 80 a 100 ocorrências por dia, onde a regulação médica decide de acordo com a gravidade e disponibilidade de viaturas sempre pautados em Protocolos de Atendimentos de Urgência geridos pelo Ministério da Saúde. Além disso, o Samu 192 faz o serviço de regulação médica intermunicipal de leitos de urgências (Pronto Socorro Álvaro Azzuz, Pronto Socorro Infantil Dr Janjão, UPA Anita, Aeroporto e Santa Casa de Franca) sendo mediador e facilitador dessas transferências.

 

 

 

 

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais