Dia D contra a gripe será neste sábado

vacina65

O Dia de Mobilização contra a gripe será neste sábado das 8 às 17 horas em todas as Unidades Básicas de Saúde

A Campanha contra a Gripe ganhará um reforço no próximo sábado, 4, com o Dia de Mobilização Nacional. A vacina será oferecida gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde das 8 às 17 horas. Poderão tomar a dose todos os grupos considerados prioritários e que ainda não foram imunizados. Desde o dia 10 de abril, quando começou a campanha, foram imunizadas 13,3 mil pessoas.

O médico pediatra Homero Rosa Júnior, da Vigilância Epidemiológica, afirma que é fundamental que todos tomem a dose. “A vacina visa proteger contra o vírus da gripe e outras complicações possíveis, dentre elas a pneumonia que se instala muito rápido. Fora outras doenças relacionadas como dor de garganta, sinusite, entre outras.”

Segundo o médico, neste ano felizmente nenhuma morte foi registrada no município devido a complicações pela gripe. “No ano passado foram contabilizados sete casos, inclusive gestantes e mulheres que morreram pouco depois do parto devido a uma pneumonia. É extremamente importante que quem não vacinou até agora que procure uma UBS o quanto antes.”

O Dia D é uma oportunidade para quem trabalha durante a semana e não tem condições de ir até uma UBS no horário de atendimento de segunda a sexta-feira. Deverão tomar a vacina: crianças (de 6 meses a 5 anos), idosos, profissionais da área de saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e professores.

Ao todo, 94 mil pessoas deverão ser imunizados até 31 de maio sempre de segunda a sexta-feira das 8 às 16 horas. É preciso levar a Carteirinha de Vacinação da criança.