Combate à dengue segue na Vila Industrial e Santa Rita

DENGUE 0402

Agente de saúde olha dentro de ralo em busca de focos do mosquito da dengue em residência na região Norte da cidade

As ações de combate ao mosquito da dengue em Franca não param. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais um arrastão no final de semana em busca de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti e também para orientar a população sobre a importância de se eliminar os focos do mosquito. No último sábado e domingo, uma equipe, formada por mais de 50 pessoas, percorreu bairros das regiões Norte e Oeste, O trabalho continua durante toda a semana ficando concentrado nos bairros Vila Industrial e Santa Rita.

Os agentes percorreram as ruas dos bairros Santa Terezinha, Redentor, Horto, Vilas São Sebastião, Santa Luzia, Conceição Leite, Raycos e adjacências. Os agentes olharam quintais em busca de possíveis criadouros do mosquito, como vasos de planta com água, pneus, garrafas e outros vasilhames. Outra ação preventiva foi o ‘fumacê’ (dedetização) nos bairros Bernardino Pucci e Vila Gosuen.

O secretário de Saúde pede a colaboração dos moradores para que deixem o agente entrar na residência para verificar a existência de possível criadouro. Caso, a pessoa fique na dúvida se o agente realmente trabalha para a Prefeitura pode entrar em contato pelos telefones: 3711-9408 e 3711-9402. Vale ressaltar que o agente está sempre uniformizado e com crachá.

SOS Dengue’

E nesta segunda-feira, 4, começou a funcionar o plano de ação da Secretaria de Saúde voltado para os pacientes que procuram atendimento nas Unidades de Saúde com suspeita de dengue. A partir desta semana, todas as 21unidades disponibilizarão uma sala reservada para hidratação. Antes o paciente precisava se deslocar até o Pronto-Socorro “Alvaro Azzuz”.

Segundo o secretário de Saúde, José Conrado Netto, serão disponibilizadas duas vagas no período da manhã e outras duas à tarde podendo ser atendimento agendado ou livre demanda. Na UBS, o paciente também poderá passar pelo médico que analisará a necessidade de se fazer exame e o tratamento. Com isso, a Secretaria de Saúde acredita que possibilitará o aumento no número de atendimento no Pronto-Socorro.

Ajuda extra

A Secretaria de Saúde também trabalha para conseguir ajuda extra na reforçar na empreitada de se combater o mosquito. Na próxima quinta-feira, o secretário de Saúde, José Conrado Netto, se reunirá com representantes de entidades como universidades, centros comunitários, igrejas, entre outros para pedir ajuda na orientação junto à população. O objetivo é montar um Comitê de Mobilização em que todo mundo se une por uma causa única. A reunião no Salão Azul, da Secretaria de Saúde, a partir das 19 horas. “Sem a ajuda de todos, não conseguimos combater o mosquito”, disse o secretário.