Carreta da Mamografia tem dia de grande procura

carretamulheresdepeito02

A Carreta Mulheres de Peito começou a atender nessa terça-feira no pátio do Pronto-Socorro "Álvaro Azzuz"

A presença em Franca do projeto Mulheres de Peito, parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo, teve nessa terça-feira, 11, primeiro dia de atendimentos. O movimento foi considerado bem acima do normal e por volta do meio-dia as 50 senhas distribuídas haviam se esgotado. Nessa quarta-feira, 12, excepcionalmente o horário de atendimento começará mais cedo, indo das 8 h às 17 h, mais uma vez com a limitação de 50 senhas. No sábado, 15, o atendimento será das 8 h às 12 h, com 25 senhas.

A partir da realização da mamografia, sendo detectado algum tipo de alteração no exame, a paciente será encaminhada para fazer o ultrassom. Do contrário será liberada. O secretário de Saúde, José Conrado Dias Netto, esteve no pátio do Pronto-Socorro nesse primeiro dia e disse que tudo transcorreu bem e a expectativa é que haja uma maior tranquilidade nos dias seguintes.

De acordo com o protocolo do programa ‘Mulheres de Peito’, para as mulheres entre 50 e 69 anos basta comparecer ao local e retirar a senha. As demais, na faixa de 35 a 49 anos devem solicitar um encaminhamento na Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa. A Carreta da Mamografia permanecerá em Franca até o dia 29 de junho, ressaltando os coordenadores que nos dois últimos dias (28 e 29), o atendimento será direcionado prioritariamente para aquelas mulheres que tiveram os exames com alteração.

Na quinta e sexta-feira o horário de atendimento será das 9 h às 19 h. O exame precoce salva vidas e os estudos mostram que as mulheres na faixa acima de 50 anos estão mais propensas a terem o câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso’, alerta o médico mastologista Luiz Henrique Gebrim, acrescentando que no entanto, mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença, daí a importância da prevenção.

A Carreta em Franca foi instalada no pátio de estacionamento do Pronto-Socorro ‘Dr. Álvaro Azzuz’, na Avenida Chico Júlio, na Vila Imperador.