Dia do Mineiro promete agitar Fernando Costa

 

Sambada de Reis 002
Todas as atividades estarão concentradas no Parque, inclusive o desfile das Companhias de Reis, Congada e Catira, o que inicialmente estava previsto para acontecer na Avenida Chico Júlio. A movimentação promete ser intensa o dia todo

 

 

     A expectativa é grande em torno das festividades deste domingo, dia 26, marcando a passagem do Dia do Mineiro, a partir das 10 h, no recinto do Parque de Exposições Fernando Costa. Todas as atividades estarão concentradas no Parque, inclusive o desfile das Companhias de Reis, Congada e Catira, o que inicialmente estava previsto para acontecer na Avenida Chico Júlio. A movimentação promete ser intensa o dia todo.

    Junto com esses atrativos a partir das 9 h, em um dos salões de dança do Parque, acontece mais uma edição do Café com Arte, em que a atração será o grupo Pássaro Verde. Na sequência terão as apresentações culturais com os grupos de Folias Reis, Congada e Catira, grupo de danças, homenagem ao personagem José Rodrigues da Silva, 91 anos, natural de São Roque de Minas e radicado em Franca há quase meio século.

     Haverá ainda, declamação de poesia pela escritora Perpétua Amorim e outras apresentações com o Trio Silverado, a dupla João Marçal e Marçal Neto e depois o cantor Rafael Lemos. A partir das 16 h subirá ao palco o Grupo de Dança Montana Country e na sequência os mineiros do Quartetto Sentinela, da cidade de Alfenas. Fechando a programação, a partir das 17h30 haverá espaço para mais cultura popular, com apresentação especial do Grupo Cangoma e por último a descontração promete tomar conta do Parque Fernando Costa com Sambada de Reis do Grupo Manjarra da Cia Mundu Rodá, do Circuito Cultural Paulista em parceria com Governo do Estado de São Paulo, APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte) e Prefeitura Municipal.

Sambada de Reis

     Sobre a ‘Sambada de Reis’, trata-se de um cortejo Cênico Musical que é um espetáculo-brincadeira referenciado na Dança Tradicional do Cavalo Marinho Pernambucano, carinhosamente batizado e apadrinhado pelos Mestres Inácio Lucindo do Cavalo Marinho Estrela do Oriente de Camutanga (PE) e Aguinaldo da Silva do Cavalo Marinho Estrela do Ouro de Condado (PE). O espetáculo-brincadeira busca uma identidade própria compartilhando do espírito de celebração, da festa e do rito, contribuindo nesta nova organização cênica para a difusão de aspectos pouco conhecidos da brincadeira tradicional e das figuras mascaradas da cultura popular brasileira.

Sinopse

     Ao som de instrumentos como a rabeca, bombos de corda, bages e mineiro, integrantes e folgazões comemoram o grande baile oferecido pelo Capitão Marinho. Nesse sapateado brasileiro a forte pisada, a leveza e a graça dos movimentos dos brincadores se unem compondo variados desenhos coreográficos e jogos ritmados com o público. No decorrer da festa o Capitão Marinho compra de Seu Ambrósio - um vendedor ambulante de brincadeiras - uma série de figuras e máscaras para integrar a sua festa. Uma vez compradas, bonecos gigantes e figuras mascaradas como o “Soldado”, “Mateus”, o “Mané Pequenino”, a “Margarida” e o “Boi”, aparecem para contar suas curiosas histórias no grande baile oferecido em homenagem ao Capitão Marinho.

     A festa se completa com a participação do público que não fica indiferente à passagem do colorido cortejo e se une à brincadeira para festejar, formando uma roda para cantar e dançar os cocos de despedidas.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais

 

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco