Secretarias iniciam Programa Saúde Visual

 pexels pavel danilyuk 5996696
     As secretarias de Educação e Saúde iniciam nesta semana, o Programa Saúde Visual na rede pública de ensino, atendendo crianças a partir de 5 anos até o quinto ano, que apresentem algum tipo de limitação visual. O universo de alunos é formado por mais de 17,7 mil pessoas, que estão matriculadas, sendo que cada escola fará a triagem preliminar, com profissionais capacitados, que encaminharão os nomes para a Secretaria de Saúde.
     Essa primeira fase já começou por duas unidades de ensino. O objetivo do programa, que ficou paralisado nos dois últimos anos, em razão da pandemia, é garantir que os estudantes não sejam prejudicados em seu aprendizado por dificuldades de visualização e compreensão do que é apresentado em sala de aula. Os professores no processo de triagem, além das observações cotidianas e queixas pontuais dos alunos, os submetem a testes com equipamentos similares aos utilizados pelas clínicas oftalmológicas.

 

Início de atendimentos
     Os primeiros atendimentos, com médicos oftalmologistas, foram programados para a próxima sexta-feira, 25, contemplando 64 estudantes que foram triados pela Escola Municipal ‘Profa. Emília Tarantelli'. Dois profissionais foram definidos pela Secretaria de Saúde e Centro Oftalmológico, um em cada turno, começando às 7h e 13h, para oferecerem esse atendimento, em uma viatura móvel que será levada até a escola.
      Na semana seguinte, sempre às sextas-feiras, está previsto o atendimento das crianças da Escola Municipal ‘Frei Germano de Annecy’, no Parque Progresso. Dessa unidade, serão atendidos 89 estudantes. Este ano, considerando que, na última edição, o programa foi iniciado pelas regiões Norte e Oeste, a triagem será feita primeiro nas escolas das regiões do central e Sul e depois as demais, Leste, Norte e Oeste.
     Além das consultas oftalmológicas, o Programa Saúde Visual nas Escolas proporciona também, a oferta gratuita de óculos para os alunos com maior vulnerabilidade social. Para isso, haverá necessariamente, um trabalho social das equipes para a verificação daquelas pessoas, que não têm condições de fazer a compra, de modo que o estudante não seja prejudicado em seus estudos.

Universidade Virtual de São Paulo abre inscrições para o Vestibular Anual

 pexels kampus production 5940721
     O Polo de Franca da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Virtual de São Paulo (UNIVESP), está com inscrições abertas a partir desta terça-feira, 22, para o Vestibular Anual de 2.022. 
     Estão sendo disponibilizadas 300 vagas para Franca, que serão divididas entre os três eixos básicos de ingresso, que são Licenciaturas em Letras, Matemática ou Pedagogia; Computação direcionada para Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, além de Negócios e Produção, para as áreas de Tecnólogo em Processos Gerenciais, Bacharelado em Administração e Engenharia de Produção. 
     Poderá se inscrever, o candidato que já tenha concluído o Ensino Médio e possua o histórico escolar, certificado de conclusão ou equivalente. O interessado que ainda estiver cursando o Ensino Médio, poderá participar do processo seletivo desde que, no ato da matrícula, comprove a conclusão do curso. 
     As inscrições serão realizadas através do site https://vestibular.univesp.br até às 23h59 do dia 25 de abril ou pelo link https://www.vunesp.com.br/UVSP2102. O candidato deverá escolher 5 opções de polos no momento da inscrição, em ordem de prioridade. Após a conclusão do preenchimento de dados, será cobrada uma taxa de R$ 45,00. 
     A prova será composta por questões objetivas e redação, sendo aplicada, presencialmente, no dia 22 de maio, às 13h, com duração máxima de 5 horas. A lista completa com os locais de aplicação do exame será disponibilizada a partir do dia 13 de maio, diretamente no site da Univesp.
     É de fundamental importância que o candidato leia as regras na portaria do vestibular, disponível pelo link https://documento.vunesp.com.br/documento/stream/Mjc3NzQ4MA%3d%3d

Equipe de Ribeirão Preto visita creches da Prefeitura

d69c2db7 e387 4725 88e2 0947c3c4b9da 
     Uma equipe formada por gestores e servidores, da Prefeitura de Ribeirão Preto, esteve na última quinta-feira, em Franca, com o objetivo de conhecer as instalações e obter mais informações sobre o trabalho feito pela Secretaria de Educação, com as creches da cidade. Inicialmente, os componentes do grupo foram recepcionados pela secretária Márcia Gatti, onde reafirmaram o propósito do contato e depois percorreram algumas unidades, acompanhados por um servidor designado.
     Segundo as informações, a equipe buscou conhecer o formato de gestão mantido pela Prefeitura de Franca, com as Organizações da Sociedade Civil, pois embora realize esse trabalho na cidade, o intuito é aprimorar o atendimento oferecido à população. De acordo com Augusto César Almeida, diretor de Planejamento e Gestão Administrativa da Secretaria de Educação, que acompanhou o grupo, eles estiverem em cinco unidades diferentes, onde conheceram as instalações e conversaram com as equipes gestoras dessas organizações sociais, obtendo informações sobre a  parceria com o Poder Público.
     O grupo visitante era composto pela secretária adjunta de Educação de Ribeirão Preto, Cláudia Maria Remonti, Beatriz de Oliveira Tártaro, do Departamento de Finanças, Júlio César Brandão, supervisor de Ensino e Kelly Regina Cruz, responsável pela Gestão das Unidades. 
     Kelly Regina Cruz destacou que todos ficaram impressionados com a estrutura das creches, muito bem cuidadas e um pessoal empenhado e comprometido, em todos os locais visitados. 

Educação recebe matrículas para o Programa 'Cursinho Popular'

cursinho 
       Os estudantes que pretendem aperfeiçoar seus conhecimentos, pensando nos vestibulares ao longo deste ano, têm ainda a oportunidade de participar do Projeto ‘Cursinho Popular’, com aulas noturnas de segunda a sexta-feira, no
Jardim Integração. Estão sendo oferecidas 70 vagas e a Secretaria de Educação informa que segue recebendo os cadastros dos interessados. 
       Os candidatos interessados em participar do projeto, deverão entrar em contato pelo telefone (16) 3711-9219, das 15h30 às 20h ou comparecerem à sede da Escola Municipal ‘Nair Rocha’, das 18h às 21h e iniciarem os estudos. É necessário que a pessoa apresente o RG, CPF original e cópia, uma foto 3x4 e a declaração de escolaridade.
       As aulas estão sendo ministradas das 19h às 22h30, na Escola Municipal ‘Nair Rocha’ (rua Padre Conrado, 1900, Jardim Integração).

Educação e Saúde mobilizam pais sobre orientações para vacina

pexels ono kosuki 5648387
 
 
     As Secretarias de Educação e de Saúde do município realizarão nesta quinta-feira, 10, das 18h às 18h50, uma reunião on-line, transmitida pelo canal do Youtube do Centro Municipal de Formação Continuada da Secretaria de Educação, com toda a rede de creches sobre a vacinação contra a Covid-19. Nesse sentido, as direções de todas as unidades foram orientadas a mobilizarem os pais das mais de 10.628 mil crianças atendidas para acompanharem as discussões sobre o tema, que contarão também com a participação dos educadores, professores e coordenadores.
     O encontro será coordenado pelas secretárias das respectivas pastas, Márcia Gatti e Waléria Mascarenhas, juntamente com o médico Homero Antônio Rosa Júnior, pediatra e médico da Vigilância Epidemiológica. A secretária de Educação orienta aos pais que não têm acesso à internet, para que procurem as unidades de seus filhos para acompanharem o evento.
     Para o médico Homero Rosa Júnior este é um momento oportuno de diálogo com os pais de alunos e profissionais da educação, onde poderão ser sanadas dúvidas sobre a imunização das crianças. Lembrou ser fundamental entender que as crianças também estão suscetíveis a doença, como já existem vários casos, podendo ter complicações futuras e a importância de se avançar o quanto antes nesse processo de vacinação. 
     Para a próxima semana, um segundo encontro está sendo pensado, direcionado a outro público, formado pelos pais de alunos da rede do ensino básico. Os números mais recentes da Vigilância Epidemiológica, indicam que pouco mais de 18,4 mil crianças entre 5 e 11 anos receberam a primeira dose, porém a segunda dose apenas 4,9 mil foram imunizadas.
     Ao final do encontro, o médico da Vigilância Epidemiológica estará à disposição para responder aos questionamentos dos participantes. 

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais