O propósito foi de alinhar algumas ações e apresentar números do Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT), elaborado por uma consultoria e com a participação do IPES (Instituto de Pesquisa do Centro Uni-Facef)
O propósito foi de alinhar algumas ações e apresentar números do Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT), elaborado por uma consultoria e com a participação do IPES (Instituto de Pesquisa do Centro Uni-Facef)
Através da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, dezenas de homens estão desde a semana passada mobilizados nos reparos e reconstrução de equipamentos que estavam danificados
A Prefeitura promove nesta quinta-feira, através de sua secretaria de Desenvolvimento e Divisão de turismo, com a finalidade de dar mais visibilidade as ações que estão sendo realizadas para o incremento da atividade turística na cidade, no auditório Fábio de Salles Meireles uma reunião de trabalho com agentes da área receptiva. Será partir das 9 h, precedido de um café da manhã com os atores que compõem a cadeia direta e indireta do turismo, em nossa cidade, formada por bares, hotéis, restaurantes, lojas de fábrica de calçados, lingeries e doces, profissionais de evento, entre outros.
Na oportunidade, será apresentado pela Divisão de Turismo o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo (PDDT), além da pesquisa de demanda turística, realizada pelo IPES- Instituto de Pesquisa do UniFacef, durante o ano de 2017. Esse é será um instrumento estratégico para análise e que servirá para nortear as ações que poderão ser ou não colocadas em práticas.
O Plano Diretor de Turismo contém inventário e diagnóstico dos atrativos turísticos (naturais, histórico-culturais, ambientais), Diagnóstico, Prognóstico contendo as diretrizes estratégicas para o Plano de Ação do Município. Além disso é um documento imprescindível para a obtenção do título de MIT - Município de Interesse Turístico, de acordo com Lei Complementar Estadual 1261/2015, que prevê o repasse de R$ 600.000,00/ano.
O Plano Diretor deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo prefeito Gílson de Souza, nos próximos dias, para avaliação e aprovação.
Demanda Turística
A pesquisa de Demanda Turística, por sua vez, permitirá aos empreendedores e investidores, conhecerem o perfil do visitante, definir ações e estratégias para atender às necessidades desse público. A Divisão de Turismo, apresentará ainda, um resumo das principais ações que estão sendo realizadas dentro do projeto Descubra Franca, como os roteiros de compras, a produção de material promocional, os cursos de turismo rural, a participação em feiras, e outras que estão sendo organizadas, como a rota na Trilha do Café, que prevê visitação as propriedades cafeeiras da cidade e região.
"O Turismo só acontece com o envolvimento de todos: poder público, iniciativa privada e comunidade. Precisamos mostrar que Franca tem um potencial turístico imenso, uma vez que somos a principal cidade da região, capital do calçado, do basquete, dos cafés especiais, e ainda estamos localizados numa das mais bonitas regiões do estado: a região turística Lagos do Rio Grande, rica em recursos naturais e que oferece diversas modalidades de turismo", afirmou Rosana Branquinho, diretora de Turismo.
Finalizando, o lembrete da Secretaria de Desenvolvimento que o encontro é aberto e todos que tiverem interesse no assunto, estão convidados a participar. Mais informações no tel. 3722-9482 com Rosana.
No evento os participantes conhecerão de perto o dia a dia do trabalho dos cafeicultores da região, através de uma visita guiada por técnicos, que falarão sobre os principais conceitos dessa cultura. Além disso, será realizada também uma colheita de grãos maduros que serão selecionados para as demais fases do processamento
No presente curso as aulas serão desenvolvidas no auditório da Secretaria de Saúde, nos dias 26 e 27 de abril, a partir das 13 h até às 16h30, com 100 vagas e 48 ainda disponíveis, para o público à partir dos 18 anos