Notícias

CDHU faz plantão de atendimento no Parque do Horto com apoio da Prefeitura

Centro Comunitario Parque do Horto original
 
      A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo) realiza, com apoio da Prefeitura, um plantão de atendimento neste sábado, 17, para facilitar a regularização de contratos e pagamentos dos mutuários da companhia na cidade.  
      O primeiro mutirão de regularização financeira acontecerá no Centro Comunitário do Parque do Horto (rua Dr. Nelson Facioli, 231), das 9 às 16 horas. Quem tem apartamento da CDHU poderá regularizar os pagamentos sem multas e sem juros, apenas o inicial. Será possível renegociar a dívida até o final do contrato. “Vamos poder ajudar nesta quitação através desta regularização, garantir mais tranquilidade e qualidade de vida para todos que moram em predinhos como os dos bairros Leporace, Parque Dom Pedro, City Petrópolis e Jardins Alvorada e Santa Bárbara”, explicou o prefeito Alexandre Ferreira.
      Durante o plantão, também serão oferecidos serviços de emissão de boletos; acordos e reacordos; orientações sobre transferências de financiamento; revisão das prestações e escrituras; e esclarecimentos de dúvidas.
      Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 0800 000 2348.

Expoagro 2025 começa a receber os Gados Nelore

Nelore na Expoagro original
 
      Nesta segunda-feira, 12, começaram a chegar ao Parque de Exposições 'Fernando Costa', mais de 100 cabeças de Gado Nelore e outras raças que irão participar de torneios leiteiros e do ranqueamento estadual da 54ª Expoagro. Alguns dos animais chegam a pesar mais de uma tonelada e contam com vários títulos em exposições nacionais.
      De acordo com a secretária de Inovação e Desenvolvimento, Lucimara Prado, a previsão é de um total de 340 cabeças somente da raça Nelore, algo inédito em Franca. Até quinta-feira, também é esperada a chegada dos cavalos da raça Mangalarga Marchador Paulista. “Estes cavalos vão participar do julgamento de pista que é o determinado pela raça e demais categorias. Terá também um ranqueamento de pista. Então a população já pode visitar e conferir de perto estes belos animais a partir do dia 15, 16 e 17. Vai ter também julgamento morfológico da raça na pista central. Nós teremos também a parte equestre, com a Prova dos 3 Tambores e Team Penning”, disse Lucimara.
      A entrada na feira é gratuita para toda a população e acontece nos dias 15, 16, 17, 18 e 23, 24 e 25 de maio. No último dia do evento, no domingo, acontece a tradicional Expocães, que reúne animais de várias raças e terá a apresentação dos cães da Polícia Militar.  “As famílias podem vir, nós vamos ter a praça de alimentação com espaço amplo e área para as crianças. Os portões vão estar abertos a partir das 8 horas até as 18 horas", explicou.
      Este ano terá também mais uma novidade, que é o espaço sustentabilidade. “Vamos ter doações de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente, orientação sobre descarte correto de lixo eletrônico, como computadores velhos, pilhas, baterias, etc..”, encerrou.
      Confira a programação:
 
12/05 – Entrada de Animais
14/05 – Pesagem Nelore
15 a 17/05 – Julgamento de Pista
15 a 17/05 – Exposição de Gado Nelore
16 e 17/05 – Mangalarga Paulista
16 e 17/05 – Team Penning e Provas Equestres
22 a 24/05 – Gado Gir e Cavalo Mangalarga Marchador
24/05 – Ranch Sorting
25/05 – Prova dos 3 Tambores
25/05 - Expocães

'Arrastão da Dengue' recolhe mais de 6 toneladas de materiais

Arrastao da Dengue 3 original
 
      A Prefeitura de Franca, através das Secretarias de Saúde e Infraestrutura, realizou mais uma edição do 'Arrastão da Dengue' neste final de semana. A ação de combate ao mosquito Aedes aegypti aconteceu no bairro Jardim Noêmia, Região Sul da cidade.
      Ao todo, foram recolhidos 6.470 mil quilos de materiais inservíveis. A iniciativa faz parte do plano de prevenção contra doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
      Desde o início do projeto, que começou em janeiro, já foram retiradas mais de 60 toneladas de materiais em diferentes bairros da cidade, como Aeroporto, Vera Cruz, Ângela Rosa, São Domingos, Luíza, Santa Terezinha, entre outros.
      A Prefeitura orienta que a população utilize os quatro Ecopontos para fazer o descarte de materiais recicláveis, móveis velhos e entulhos e, assim não acumular nada em casa para não se transformar em criadouros do mosquito da dengue.
      Os Ecopontos da cidade, funcionam de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, e aos domingos, das 8 às 14horas:
 
- City Petrópolis: Avenida São Pedro, 1.200 – Tel: (16) 3030-2985
- Jardim Portinari: Avenida Hotto Paiva, 1.341 – Tel: (16) 3030-7557
- Parque das Esmeraldas: Rua Geraldino Augusto Machado, 411 – Tel: (16) 3030-7020
- Jardim Luiza: Avenida Ida Zero Zaninelo, 2.501 – Tel: (16) 3030-7492

Prefeitura atualiza sistema de acesso à informação

Portal da Transparencia original
 
      A Secretaria de Administração e Recursos Humanos iniciou a atualização do sistema de solicitações do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que visa assegurar o direito fundamental de acesso e transparência a todo e qualquer dado, ato, documento ou registro da administração pública, conforme estabelece a LAI (Lei de Acesso à Informação).
      O objetivo é garantir mais agilidade e transparência nas respostas aos cidadãos, trazendo um sistema ainda mais otimizado através do link www.franca.sp.gov.br/esic . Agora, o usuário deverá fazer um cadastro, preenchendo nome completo e e-mail. Após a confirmação, o interessado poderá escrever a solicitação, que tem prazo para ser respondida.
      Também é possível fazer a solicitação presencialmente de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, no Paço Municipal, na cabine destinada ao SIC, no Setor de Protocolos, localizado na rua Frederico Moura, 1517, Cidade Nova.

Educação firma parceria para projeto de incentivo à leitura

Cantinho da Leitura original
 
      A Secretaria de Educação está com um novo projeto de incentivo à leitura, proporcionando aos alunos um ambiente acolhedor e estimulante que reforça a importância dos livros e do hábito de ler. Trata-se do ‘Cantinho da Leitura’, implementado com alunos da EMEB “Profª. Dorotea Paulino Ferro”, no Jardim Paulo Archetti.
      O projeto é em parceria com o Instituto Algar. Ao todo, 678 alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental foram beneficiados com a atividade, que traz uma formação de relação positiva com os livros, estimulando a imaginação, a criatividade e o raciocínio crítico dos estudantes.
      Para tornar o ‘Cantinho da Leitura’ realidade, foi realizada uma obra em parte da EMEB “Profª. Dorotea Paulino Ferro”. Desde a semana passada, os estudantes têm acesso ao espaço com o professor de sala de aula, dependendo do seu planejamento, e podem utilizá-lo também no momento da Sala de Leitura.
      A importância da leitura vai além do simples ato de decifrar palavras. É, para Márcia Gatti, secretária de Educação, uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. “Espaços como o Cantinho da Leitura proporcionam momentos de prazer, descobertas e convivência com o universo literário, contribuindo para a formação de leitores críticos e apaixonados pelos livros”, ressaltou.
      A diretora da escola, Vanessa Vilela Castro Andrade, contou que os alunos aprovaram o espaço e estão usufruindo. “Vivemos uma época em que os livros têm sido trocados pela tecnologia, então sentimos a necessidade de resgatar o gosto pela leitura, e sabemos que o ambiente influencia neste processo.”
      Além do ‘Cantinho da Leitura’, a Prefeitura tem outros projetos que estimulam os alunos com os livros, como o ‘Estúdio Literário’, que funciona na sede da Secretaria de Educação. O ambiente tem equipamentos para gravação, com câmera profissional de alta resolução, microfone condensador, kit de iluminação, painel de fundo 3D portátil, projetor multimídia, tela de projeção e notebook, sendo utilizado para a gravação de vídeos, envolvendo os conteúdos de leitura, procedimentos, capacidades e comportamento de leitor, que são fundamentais para o desenvolvimento da competência leitora, além de milhares de livros.

'Café com Afeto' acolhe pacientes que precisam de atendimento psicológico

Grupo Cafe com Afeto original
 
      O Projeto “Café com Afeto” tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que moram na região da UBS São Domingos/ Paineiras. Trata-se de um grupo que, por meio de rodas de conversa, aborda diversos temas como autoestima, bem-estar, saúde mental, autocuidado e também assuntos sugeridos pelos pacientes. Além do encontro, os profissionais fazem dinâmicas e, logo após, um café para confraternização.
      Vanessa Pereira Silva, diretora da UBS, ressalta que o projeto, que tem parceria com alunos do curso de Medicina do Centro Municipal Universitário de Franca (Uni-Facef) tem ajudado as pessoas que necessitam de atendimento psicológico. “Quando notamos o aumento no número de atendimentos com psicólogo, logo organizamos este grupo para que os pacientes pudessem expressar o que estão sentindo e tem dado certo, pois as pessoas podem compartilhar suas vivências acompanhadas pelos profissionais. É o início de uma terapia”, disse.
      A dona de casa, Maria das Dores, que entrou recentemente para o grupo, disse que participa de outros projetos oferecidos pela Prefeitura, como atividade física e encontra no 'Café com Afeto', oportunidade para falar dos sentimentos. “Eu fiquei sabendo destas palestras e resolvi participar, porque eu sei que é muito bom. Faz bem para a saúde e para a mente. Está sendo maravilhoso”, comentou
      Durante os encontros, os profissionais identificam os pacientes que necessitam de prioridade no atendimento. “Quando é observado algum caso com necessidade de um atendimento mais rápido, já conversamos com o psicólogo da unidade para priorizar a triagem e, se necessária é agendada consulta médica”, explicou Vanessa.
      Ana Carolina Garcia Brás, enfermeira e docente no curso de Medicina e de Enfermagem do Uni-Facef, destacou que a equipe realiza várias dinâmicas e discute temas importantes para que as pessoas se sintam bem e confiantes. “A criação do grupo veio em uma hora muito oportuna, pois tem havido uma demanda crescente em saúde mental, não só neste território, do Paineiras/São Domingos, mas como um todo, principalmente, após o contexto da pandemia da Covid”, disse.
      Os encontros acontecem na primeira quinta-feira de cada mês, às 9 horas e têm duração de uma hora e meia. Para participar, basta  procurar a UBS São Domingos/ Paineiras. Não é preciso que a pessoa esteja fazendo algum tipo de acompanhamento.
      A UBS São Domingos/ Paineiras fica na rua Maria Aparecida Veríssimo, s/nº e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Com apoio da Cultura, artistas fazem 1º Ciclo de Formação em Contação de Histórias

composicao livro com livro aberto original
 
      Quem gosta de literatura tem uma opção gratuita de oficina a partir deste mês. Com o apoio da Secretaria de Esporte e Cultura, através da Política Nacional Aldir Blanc (Governo Federal), tem início no dia 12, às 19 horas, o 1º Ciclo de Formação em contAÇÃO de Histórias, idealizado pela produtora e curadora Thayse Guedes, em parceria com a AVOA Produções Culturais.
      O projeto é gratuito e haverá encontros on-line e presenciais, sendo necessário ter mais de 16 anos para participar. As inscrições poderão ser feitas através do link https://linktr.ee/cia.avoa . A primeira oficina, das 19 às 21 horas em 12 de maio, será "Diálogos Sobre Mediação de Leitura", com Higina Marques, que abordará a função social da leitura e estratégias de mediação de leitura para o público infantil. Também trará características do mediador de leitura e pontes entre a mediação e a narração de histórias.
      De 14 de maio a 2 de julho, ocorrerá a oficina "Quem Conta um Conto, aumenta um ponto", com Larissa Matos, no Quintal ACT (Rua Gonçalves Dias, 1877, interfone 2, na Estação). Sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas, o curso pretende partilhar com os participantes experiências de formação na arte de ouvir e contar histórias. A formação terá 16 horas de duração e será composto por 8 encontros, dentro do período de 2 meses. Abordará a literatura na perspectiva do universo da contação de histórias, aspectos teóricos e práticos e a união de elementos da cena, que possam contribuir para a criação de uma narrativa. Ao final do curso, será realizada uma mini mostra, com o conteúdo produzido pelos participantes.
      Já Marina Kaluf, terceira agente cultural participante da iniciativa, ministrará a oficina “Acessibilidade Cultural”, para abordar técnicas e estratégias para promover a inclusão de pessoas com deficiências físicas e intelectuais. Através de atividades práticas e reflexões sobre a acessibilidade no contexto cultural, esta vertente do ciclo de formação busca fortalecer o compromisso dos profissionais em tornar o acesso à cultura um direito universal, promovendo ambientes que valorizem a diversidade e ampliem o alcance das manifestações artísticas. A oficina também será on-line, no dia 19 de maio, a partir das 19 horas.
      Mais informações poderão ser obtidas pelas redes sociais da Companhia AVOA, por meio do link https://www.instagram.com/cia.avoa .

Subcategorias

Prefeitura Municipal de Franca

logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais