Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Ação Social

Prefeitura prepara Semana de Valorização da Pessoa Idosa

 Prefeitura Interno original

       Com uma população idosa acima 36,3 mil pessoas, com 60 anos ou mais, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Franca realiza a partir do próximo dia 25, a Semana Municipal de Valorização da Pessoa Idosa, com o tema ‘EnvelheSER: Orgulho de quem Sou”. O evento será coordenado pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa (Comupi), com o apoio da Secretaria de Ação Social.
      A programação, com palestras de especialistas e apresentações culturais, seguirá até o dia 29, sendo que o dia 1º de outubro é comemorado O Dia Mundial da Pessoa Idosa. A participação é gratuita e aberta as comunidades envolvidas com todos os Centros de Convivência de Idosos da cidade e demais pessoas da cidade, independente de vínculos com essas instituições.
      A abertura solene está programada para às 14 horas, do dia 25, no plenário da Câmara Municipal, com apresentações artísticas dos Corais CCI VOSF, Alegria de Viver e da Folia de Reis do CCI Lions (Jardim Redentor). Na mesma oportunidade, serão homenageados também personalidades locais com a entrega do ‘Prêmio Valores da Maturidade-2023', por suas atuações em defesa ou atendimento da causa da pessoa idosa. Entre os homenageados estão Elenir Rodrigues Cintra Malta, de 66 anos, Neuza Marin Barbosa Bícego, 62 e Antônio Geron, um dos ícones do vôlei adaptado de Franca que, com seus 93 anos, segue participando.  
      
Outras atividades
      A programação contempla para o dia 26, no horário entre 8h e 11h30, a palestra com a geriatra Juliana Faleiros do Nascimento sobre ‘Riscos e Prevenção de Quedas’, no teatro da Fundação Judas Iscariotes, seguida de apresentação cultural da Oficina de Memória do Ambulatório de Geriatria ‘Estação de Trem’.
      A partir das 13h30, haverá o momento Intergeracional com alunos do CEDE (Escola Estadual David Ewbank) e Dança Circular com o CCI Lions e Sebastiana Barbosa, na Estação, na própria escola (rua Alberto de Azevedo, 1279). Ouras atividades estarão ocorrendo com Canto Coral, Danças Circular e Inclusiva no CCI Avelina, localizado no Jardim Aeroporto 3, das 13h30 às 16h. Na quarta-feira, 27, tem ações a partir das 8h, no CCI Lions e à tarde, no Centro Dia Inês Mendonça, respectivamente, no Centro e no Jardim Luíza, Região Norte.
      Dia 27, quarta-feira, haverá a partir das 8h, ‘Manhã do Bem-Estar’ com orientações sobre saúde, no CCI Lions, no Jardim Redentor. Entre os serviços gratuitos constam corte de cabelo, aplicação de Reiki, massagens, aferição de pressão arterial e glicemia, Barras de Access, palestra sobre benefícios previdenciários e aula de Zumba do CCI Alegria de Viver. Também haverá orientações sobre direitos dos idosos, com alunos do Centro Jurídico Social da Unesp. À tarde, a programação segue no Centro de Convivência Ignês Mendonça (Av Abrahão Brickman, 2361, Jardim Luíza).
      Para quinta-feira, 28, as atividades começarão com uma ‘Caminhada’ no entorno da praça central da cidade, com prestação de serviços de saúde móvel pela Clínica Vivre e a partir das 12h30, no Residencial Sênior Clínica (rua Dr. Luiz Coelho, 2388, Vila Aparecida), haverá o ‘Forró Inclusivo’, com dança e muita música.
      Fechando a programação da Semana, na sexta-feira, haverá apresentação da Orquestra de Viola do CCI Lions (Redentor), no período da manhã, bem como reunião ordinária do Conselho da Pessoa Idosa, na sede da Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1750). No período da tarde, a partir das 14h, terá o tradicional Baile da Amizade do CCI e SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do Centro e Região Leste, preparado pela Fundação Judas Iscariotes, com o tema ‘Havaiano’.
      O local escolhido para esta confraternização é o Green Hall, na Rodovia Rio Negro e Solimões, próximo a Morada do Verde.

Conselheiros são empossados na Ação Social

 CONSELHEIROS original

        A quinta-feira, 14, ficou marcada pela Cerimônia de Posse de 1/3 dos conselheiros que passam a integrar o CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) para o biênio 2023-2025. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Ação Social.
      Com caráter permanente, sendo deliberativo e com composição paritária entre governo e sociedade civil, o Conselho Municipal de Assistência Social de Franca é composto por 18 membros, sendo 9 representantes dos órgãos governamentais municipais e 9 representantes da sociedade civil, e, cada membro do conselho tem seu respectivo suplente.
      Na quinta-feira, foram empossados três titulares e três suplentes das Entidades e Organizações de Assistência Social ou dos serviços e projetos socioassistenciais e três representantes titulares e três suplentes da Unidade Municipal da Assistência Social, conforme Portaria Municipal 247, publicada no Diário Oficial do Município do dia 13 de setembro.
      Logo após a cerimônia de posse, teve início a 16ª Reunião Ordinária do Conselho Municipal de Assistência Social, onde uma das pautas discutidas, foi a recomposição da Mesa Diretora do CMAS para 2023-2024, que estabeleceu Éder Furtado Ribeiro (Secretaria de Ação Social) como presidente, Luciana Braga da Silva (representante de usuários da Assistência Social) para a vice-presidência, primeira secretária Aline Tatiane Silva de Assis (trabalhadores da Assistência Social) e Jandira de Almeida Ramos (Secretaria de Ação Social) como segunda secretária.
      A secretária da pasta, Gislaine Liporoni Peres, participou da cerimônia representando o prefeito Alexandre Ferreira. A próxima reunião ordinária, que é aberta à comunidade, será no dia 28 de setembro, às 8 horas, na Secretaria de Ação Social.
 

Ação Social e FUSSOL promovem oficina de salgados para mulheres

 Oficina de Salgado original

          A Secretaria de Ação Social e o FUSSOL (Fundo de Solidariedade de Franca) realizaram nesta terça-feira, 12, a primeira oficina gratuita de produção de salgados para mulheres atendidas pela Política de Assistência Social.
      O objetivo é garantir a profissionalização e a obtenção de renda a estas mulheres em situação de vulnerabilidade. Neste primeiro momento, dez mulheres participaram do curso no Espaço da Cozinhalimento, inaugurada neste ano, em prédio anexo ao Parque dos Trabalhadores.
      Para garantir a participação de todas, a Secretaria de Ação Social organizou o transporte e o acompanhamento das alunas durante as aulas, que serão encerradas na próxima semana, com a entrega de certificados e ensinamentos para produção de salgados fritos e assados.
      Esta ação compõe um conjunto de estratégias de atenção às mulheres realizadas pela Prefeitura de Franca.
 

Eleição para conselheiros tutelares será em 1º de outubro

 Conselho Tutelar Fachada original

          O CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente) divulgou mais informações sobre a eleição de conselheiros tutelares em Franca.
      Há 33 candidatos na disputa pelas 20 vagas disponíveis (sendo 10 titulares e 10 suplentes) nos dois conselhos de Franca, instalados na Vila Flores e Jardim Milena. A votação ocorrerá no dia 1° de outubro, das 9 às 17 horas, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Franca, na avenida Nazira Aidar,100, Jardim Redentor.
      Podem votar todos os cidadãos inscritos na 46ª e 291ª Zonas Eleitorais de Franca. O eleitor deve apresentar, no ato, documento oficial de identidade, com foto, título de eleitor ou comprovante de votação.
      A votação ocorrerá por meio de urnas eletrônicas. Os conselheiros tutelares eleitos serão empossados em 10 de janeiro de 2024 e terão mandato de quatro anos até 9 de janeiro de 2028.
      O edital completo está disponível no link  https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/diario-oficial/documentos/2352-23082023.pdf.
 

Campeonato Inclusivo mobiliza público atendido pelos Serviços Socioassistenciais

 Campeonato Inclusivo original

     A Secretaria de Ação Social ampliou o número de atendimentos oferecidos às pessoas com deficiência.
   Neste mês,  foi promovido um Campeonato Inclusivo, através de parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes, prestadora de serviços na condição de gestora das Residências Inclusivas e Terapêuticas. O Campeonato envolveu jogo da memória,  damas, dominó,  cacheta e sinuca. Todos os jogos foram acompanhados pelas equipes, garantindo, convivência, momentos de lazer e recreação, despertando em cada participante o espírito coletivo e de desenvolvimento da mente.
      Para a secretária Gislaine Liporoni, de Ação Social, foi gratificante perceber a alegria destas pessoas, com os momentos de integração que foram proporcionados, o que representa valorização da pessoa, contribuindo com o seu bem-estar e melhor qualidade de vida. Foram realizados jogos nos períodos da manhã e a tarde, com as pessoas assistidas no Lar de Ofélia, Residências Terapêutica e Inclusiva na Vila Europa e Distrito Industrial.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais