Palestras e plantios marcam Semana Ambiental e Dia da Árvore

plantio08
Nesta sexta-feira pela manhã, marcando a passagem do Dia da Árvore, duas atividades com plantio foram organizadas com grande participação da comunidade

     Os últimos dias foram de muita movimentação nas salas de aulas, nas áreas públicas, pátios de escolas e Unidades Básicas de Saúde, envolvendo as ações organizadas pela Secretaria de Serviços e Meio Ambiente, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente. Nesta sexta-feira pela manhã, marcando a passagem do Dia da Árvore, duas atividades com plantio foram organizadas com grande participação da comunidade.

     A primeira delas na praça existente nas margens da Avenida Moacir Vieira Coelho, no Jardim Redentor, próximo ao Centro de Convivência Lions Sobral, onde diversas pessoas que são atendidas naquele espaço participaram do plantio de mudas fornecidas pelo Jardim Zoobotânico. Segundo técnicos da secretaria de Serviços e Meio Ambiente essa praça está sendo muito bem cuidada e muitas mudas plantadas no ano passado, algumas frutíferas estão começando a produzir.

     Depois do Redentor a outra ação mobilizou estudantes e moradores do Jardim Paraty, na região Sul, próximo a uma APP e da Escola Municipal ‘Maria Antônio Stevanato Reis’. Ali também foram plantadas diversas espécies e existe um trabalho permanente de conscientização, organizado pelas educadoras da escola, no sentido da comunidade se manter sempre atenta e contribuir com a proteção da nascente ali existente e a vegetação natural. Na mesma região, estudantes da Escola Estadual ‘Ângelo Scarabucci’, estiveram fazendo uma operação limpeza recolhendo entulhos atirados indevidamente nas margens do ribeirão Espraiado.

     Mais à tarde, no Jardim Luiza outro grupo de estudantes da Escola Caetano Patrício, com o apoio das equipes da secretaria de Serviços e Meio Ambiente, auxiliaram no plantio de diversas mudas de árvores na praça construída onde até recentemente funcionava um depósito de entulhos. A programação da Semana continua até domingo, quando no período da manhã a partir das 9 h está programado um plantio de mais mudas no pátio da Escola Nicanor Cunha Xavier, no bairro Nova Franca, ação conjunta como Grupo Mulheres do Brasil/Verdejar.

Queimadas na pauta

      O assunto queimadas urbanas também fez parte da temática nesses últimos dias. Além de causar sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e diminuindo a fertilidade do solo, comprometem a qualidade do ar e, consequentemente, a saúde humana, contribuindo para a ocorrência de doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A poluição urbana causada pelas queimadas se agrava no período do inverno. Uma das regiões bastante afetadas pelas queimadas, em razão da existência de inúmeros terrenos vagos e de áreas de preservação permanente é a Região Norte. Os focos de incêndio na cidade são causados, na maior parte das vezes, pelos próprios moradores da região com o objetivo de limpar terrenos ou queimar resíduos existentes nesses terrenos. As principais dificuldades são a identificação e punição dos causadores desses incêndios.

     Durante essa Semana, para coibir as infrações ambientais, a Prefeitura em parceria com o Corpo de Bombeiros, organizou várias palestras nas Escolas Municipais sobre a importância da prevenção das queimadas urbanas. Iniciadas em 2016, essas palestras, ministradas pelo Cabo Rubim foram realizadas na E.M.E.B. Profª Ana Rosa Lima Barbosa, no Parque do Horto, com o objetivo de orientar os alunos e a população sobre os prejuízos que a queimada pode causar ao meio ambiente e a saúde das pessoas em geral.

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais