Vigilância realiza levantamento de densidade larvária

Densid Larva 19 original

Equipes da Vigilância Sanitária estão nas ruas da cidade trabalhando no combate ao mosquito transmissor da dengue.

Equipes da Vigilância Sanitária estão nas ruas da cidade, realizando um trabalho estratégico que permitirá no decorrer dos próximos meses e no ano que vem, agir com mais precisão nas operações de combate ao mosquito transmissor da dengue. Trata-se do levantamento do Índice de Densidade Larvária (IDL), que é um instrumento que permite identificar nos diferentes bairros da cidade, indícios da presença do mosquito ou de larvas em ambientes com água parada.

Os agentes estão percorrendo todos os setores, a partir de um mapeamento prévio daquelas regiões com histórico de muitos registros de casos suspeitos e visitando os domicílios de quarteirão em quarteirão, cuja definição é realizada por sorteios aleatórios. Os agentes devidamente identificados, com uniforme e crachás, estão orientados a conversar com os moradores, explicar o propósito do trabalho e na medida em que são autorizados vistoriam as residências, varandas e mesmos quintais, coletando materiais.

Quanto detectam água parada com larvas fazem a coleta do material e passam a orientação ao morador sobre como proceder, além de outros cuidados como vistorias periódicas nas vasilhas, vasos e outros materiais. Os esforços vem sendo feitos para que esse levantamento em toda a cidade seja concluído até a próxima sexta-feira, sendo a partir de então, definida a estratégia das ações a serem realizadas.

Dengue e Zika em números

Dados divulgados nesta terça-feira pela Vigilância Epidemiológica, mostram o registro de mais de 8,6 mil casos notificados, requerendo atenção redobrada de cada morador e ações contínuas de prevenção e eliminação de criadouros. De chikungunya são 28 notificações até agora; dengue, 8.638, sendo 2.225 positivos autóctones; 110 positivos importados e 698 negativos. De zika foram 115 notificações, 113 negativos e dois aguardando resultado.