Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Vigilância promove Semana de Combate aos Escorpiões

Tamanho da letra:

 escorpiao foto divulgacao original

      A Vigilância Ambiental do município está realizando a Semana de Enfrentamento do Escorpionismo, que vai até a próxima sexta-feira, 31, consistindo numa série de atividades, que visam levar orientações às pessoas sobre as inspeções nos locais em que os escorpiões estão sendo registrados. "Ter conhecimento sobre os hábitos e riscos, que representam esse animal é o primeiro passo para se prevenir de ataques", relata Caio Carvalho, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde.
    Para esta terça-feira, a partir das 8h, está programada uma inspeção geral no Parque Universitário, envolvendo todo o entorno da Universidade de Franca e parte de suas dependências, especialmente, bueiros e locais que contenham ralos. São áreas em que os escorpiões se escondem e se reproduzem, saindo à noite, em busca de alimentos. Neste setor da cidade, houve um maior número de ocorrências recentes.
    Além de vistorias em imóveis, de acordo com as demandas registradas na Vigilância Ambiental, para quinta-feira, está previsto um trabalho com a equipe do Programa 'Saúde em Ação', a partir das 8h, na UBS do Parque Progresso.
    Com essas atividades, durante a semana,  a Secretaria de Saúde visa ampliar a divulgação sobre o assunto, buscando alertar e mobilizar a sociedade para ações de prevenção de acidentes e conhecimentos em relação ao socorro rápido.
    Durante estes dias, as equipes da Vigilância Ambiental estarão realizando dentre as diversas atividades, a distribuição de cartazes impressos e material digital nas escolas, UBSs, Prontos-Socorros, UPAs e Hospitais Particulares; Ação de Orientação e Atendimento na UNIFRAN sobre aparecimentos de escorpiões.
Medidas de Prevenção
   Manter limpos quintais, jardins, sótãos, garagens e depósitos evitando acúmulo de folhas secas, lixo e demais materiais como entulho, telhas, tijolos, madeiras e lenha, bem como manter a limpeza de terrenos baldios;
• Ao manusear materiais de construção, usar luva de raspa de couro e calçado fechado;
• Rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas;
• Vedar soleiras de portas;
• Acondicionar o lixo em recipientes fechados para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento aos escorpiões, bem como colocar o lixo para coleta nos dias agendados para seu bairro;
• Examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los;
• Manter berços e camas afastados das paredes;
• Vedar ralos de pia, tanque e chão com tela ou válvula apropriada; manter caixa de gordura bem vedada; vedar frestas na saída de água de máquinas de lavar e tanquinhos; vedar frestas no encanamento de lavatórios que não usam sifão.
• não usar nenhum tipo de veneno na rede de esgoto, pois são ineficientes para o escorpião e causam o desalojamento deles.
O que fazer
   Ao encontrar um escorpião, a pessoa deve ligar na Vigilância Ambiental, pelos telefones (16) 3711-9408/9415. Será feito o registro de notificação e, posteriormente, será realizado o atendimento no local pela equipe. No caso de acidente, alguém ser picado, deve de imediato procurar atendimento médico com urgência, crianças até 10 anos direto na Santa Casa (ponto estratégico, local com soro antiveneno) e os demais no Pronto-Socorro 'Dr Álvaro Azzuz' e as UPAs das Regiões Sul e Oeste.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais