UBS do Aeroporto recebe ‘Sábado da Mulher’

ubsaeroporto01

A secretaria municipal de Saúde inicia neste sábado, na Unidade Básica de Saúde do Jardim Aeroporto I, o programa batizado de ‘Sábado da Mulher’, no qual em um sistema de mutirão serão oferecidas 80 consultas ginecológicas das 7 h às 13 h, previamente agendadas. Isso significa, de acordo com a secretaria de Saúde, que as pacientes daquele bairro que estão na espera de uma consulta começaram a ser avisadas e orientadas a se apresentar em determinado horário no local.

Junto com a consulta ginecológica, havendo indicação do médico, será feito no próprio local o exame de Papanicolau e o encaminhamento com agendamento prévio, para exame de mamografia, disse o secretário da Saúde, Rodolfo Moraes Silva. Esse exame poderá ser feito na própria Secretaria ou então em um laboratório credenciado.

Expansão

O programa ‘Sábado da Mulher’ é uma iniciativa que objetiva fazer frente as necessidades daquelas regiões de maior demanda por consultas com ginecologistas. A proposta é expandir esse trabalho para outras regiões e na medida do possível com mais profissionais.

No Aeroporto I, cuja UBS fica ao lado da UPA, as 80 consultas previstas para o sábado serão atendidas por 3 médicos. Na medida do possível a Secretaria de Saúde pretende ampliar esse quadro e por consequência, o número dos atendimentos. Esses atendimentos iniciais são pré-agendados, onde as pacientes se apresentarão com horário mercado.