Nesta quinta-feira, 9, o Terminal de Ônibus "Ayrton Senna da Silva", localizado no Centro, se tornou um ponto de vacinação contra a gripe. Equipes da Secretaria de Saúde estiveram no local das 9 às 17 horas para aplicar doses da vacina contra a Influenza. Pessoas de todas as idades acima de 6 meses puderam receber o imunizante.
Alba Machado trabalha próximo ao terminal e não desperdiçou a oportunidade de tomar a vacina. “Eu fiquei sabendo que teria a vacina aqui e aproveitei. Eu trabalho o dia todo e ir até uma Unidade de Saúde, as vezes, é complicado. Aqui foi uma mão na roda”, disse.
Cícera da Silva, de 68 anos, desceu de ônibus no terminal e viu a equipe de saúde. “Eu vim me informar e fiquei sabendo que estavam aplicando a vacina da gripe e resolvi tomar para me proteger. Ótima a iniciativa”, afirmou a aposentada.
A campanha de vacinação contra a Influenza, que teve início no final de março, já imunizou mais de 27 mil pessoas.
Segundo a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, a estratégia de utilizar o terminal de ônibus como ponto de vacinação, visa atingir um público mais amplo, especialmente, àqueles que têm dificuldades em acessar as unidades de saúde durante o horário comercial. Ela destacou que muitas pessoas estão ocupadas durante o dia e não conseguem buscar a imunização, tornando o terminal uma opção conveniente para receber a vacina.
Somente no período da manhã, 250 pessoas foram imunizadas. “Um resultado muito positivo. Podemos estudar a possibilidade de novas ações como esta”, disse.
Além do terminal, a vacina contra a Influenza está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) dos Jardins Ângela Rosa, Aeroporto I e III, Brasilândia, Estação, Parque Progresso, Santa Clara, Guanabara, Horto, Leporace, Paulistano, Santa Terezinha, Paulista, Planalto, São Sebastião e Jardim Paraty. A aplicação é feita das 8 às 19 horas. Já nos postos das ESFs (Estratégia de Saúde da Família), o imunizante pode ser encontrado no Parque das Esmeraldas, Paineiras, Luíza, City Petrópolis e Palma, das 10 às 12 horas e das 13 às 16 horas.