Antigo Novo  Fotos Oficiais 

Prefeitura zera a lista de espera por espirometria

Tamanho da letra:

      A Prefeitura conseguiu nas últimas semanas, a partir de uma operação integrada da secretaria de Saúde com o CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), praticamente zera a lista de espera por exames de espirometria, realizando 328 procedimentos. Esse exame é indicado para todo paciente com algum tipo de insuficiência respiratória ou pulmonar e possibilitar um diagnóstico para o melhor acompanhamento médico.

     Essa espera decorria de vários fatores e datava de meados de 2016, quando o equipamento então existente foi danificado e a partir de então o serviço ficou comprometido. Passou a ser prestado durante um período via AME (Ambulatório Médico de Especialidades), que também deixaria mais tarde de prestar esse atendimento e a Prefeitura se viu obrigada a comprar os procedimentos na rede particular. Os investimentos feitos são da ordem de R$ 11 mil reais, somados a aquisição do equipamento e o custeio de cada exame prestado.

     No final do ano passado foram somados esforços e adquirido um equipamento ‘Espirômetro’ próprio e nas últimas semanas, com equipe própria do CEREST todos os quase 300 pacientes que aguardavam pelo exame começaram a ser chamados. Com isso, somado com os novos pacientes que tiveram a indicação do exame, via rede de UBS, NGA e mesmo Prontos Socorros e UPAS, esse número chegou a 328 pacientes, todos eles atendidos até a última semana.

     Com isso está zerada aquela lista de espera e todos os casos encaminhados estão tendo pronto atendimento. O CEREST em instalações próprias e novos, está instalado no bairro Cubatão, na rua Marechal Deodoro. O Espirômetro é utilizado para realização do exame que avalia a capacidade inspiratória e expiratória da pessoa, não é invasivo, tornando possível o diagnóstico de diversas complicações médicas, tanto as ligadas ao sistema respiratório como as ligadas a outras partes do corpo.

 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais