Antigo Novo

Saúde mobilizada na Campanha contra Poliomielite

 IMG 7421
     A Secretaria Municipal de Saúde, seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que lançou a Campanha de Vacinação contra Poliomielite, está com suas equipes oferecendo esse atendimento, através da rede de UBS, ESFs e a partir desta terça-feira, visitando as Creches-Escolas. De alguma forma, a secretaria já vinha realizando a imunização desde as últimas semanas, em sua programação de rotina mantida pelas Unidades Básicas, oferecendo a vacina contra a Poliomielite e outras doenças. 
     A partir desta terça-feira, 9, uma programação complementar foi elaborada para atender também as crianças nas Creches-Escolas,  localizadas nas abrangências das Unidades Básicas de Saúde. A vacina é destinada para crianças com menos de 5 anos de idade. Entre esta terça-feira e o dia 12, sexta-feira, haverá equipes atendendo nas creches das regiões de UBS dos Jardins Paulista, Aeroporto I, Leporace e Santa Clara.
     Nestas repartições, a vacinação também está disponível, das 8h às 16h. Na cidade, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, existem em torno de 20,8 mil crianças nessa faixa etária de idade e muitas delas precisam atualizar a carteira de vacinação. 
     O Ministério da Saúde, com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação, objetiva alcançar a cobertura igual ou maior que 95% para a vacina Poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
 
 
Vacinas do calendário de rotina
     Dentro do rol da vacinação de rotina, estão previstas conforme o Calendário Nacional, as vacinas: BCG, Hepatite B, Poliomielite 1,2,3 - VIP inativada, Poliomielite 1 e 3 - VOP atenuada, Rotavírus humano G1P1, DTP+Hib+ HB (Penta), Difteria, tétano, Pertussis (DTP), Pneumo 10 valente, Meningo C, Febre Amarela, Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV),  Hepatite A, Varicela,  Papiloma virus humano 6,11,16,18 (HPV), Meningo ACWY, , Influenza, Tetraviral, Tríplice Viral,  VOPb e VIP .
     Estão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19, em andamento nas UBS. 
     As vacinas contra a  Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.  No caso de Franca, a Secretaria aguarda orientação e envio das doses pelo Governo do Estado para dar início a vacinação contra a Covid, em crianças menores de 5 anos.
     A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.
 
 
Poliomielite
     Para a campanha contra a Poliomielite o grupo alvo são as crianças menores de 5 anos de idade, totalizando no país, mais de 14,3 milhões, sendo que as crianças menores de um ano deverão ser vacinadas, conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a quatro anos deverão ser vacinadas, indiscriminadamente, com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.
 
 
Onde se vacinar em Franca
     Para a vacina Poliomielite e as de rotina, os pais ou responsáveis devem comparecer das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira, nas UBS Ângela Rosa, São Sebastião, Guanabara, Planalto, Paulista, e Luiza. Nos 4 ESFs (Estratégias Saúde da Família), nos Jardins Palma, Paineiras, Esmeralda e City Petrópolis, a vacinação está sendo feita em horários diferentes, das 10h às 12h e das 13h às 16h.
 

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais