Prefeitura de Franca amplia atuação e garante mais recursos para a saúde

samucoletiva04

A cidade de Franca que atualmente atende através da unidade local do SAMU dez cidades, passará com a regionalização negociada com o Ministério da Saúde e com a prévia anuência das demais Prefeituras, a fazer o controle dos atendimentos em 22 municípios. Nessa reunião programada para o gabinete do prefeito de Franca estarão sendo anunciados os detalhes dessa regionalização do Serviço de Urgência e Emergência, através Tel. 192.

O Samu-Franca ampliará sua área de atuação e passará a assumir toda região. Além das 10 cidades que são comandadas hoje pela unidade, mais 12 municípios firmaram convênio com a Prefeitura de Franca e o Ministério da Saúde. O prefeito Gilson de Souza disse que é um avanço para melhoria do atendimento local e regional, sendo que no âmbito da cidade não vai alterar em nada. Abre-se a oportunidade de receber mais recursos para essa ação macro regional.

Na mesma linha, o secretário de Saúde, Rodolfo Moraes Silva, reforçou que para o cidadão francano não muda nada. A mudança será para melhor, pois terá mais recursos do Ministério e poderá pleitear mais verba para investir em viaturas e equipamentos. Assim, publica a Portaria, Franca assumirá a gestão do Samu nesses novos municípios, a saber:

Aramina

Buritizal

Ituverava

Guará

Igarapava

Ipuã

Miguelópolis

Morro Agudo

Nuporanga

Orlândia

São Joaquim da Barra

Sales Oliveira

É importante destacar que o Samu tem um atendimento ágil e com equipes extremamente preparadas, responsáveis pelo salvamento de muitas vidas. Seu tempo de resposta é muito rápido. As estatísticas do Samu em Franca mostram a importância deste serviço:

- 2 MIL ATENDIMENTOS TELEFÔNICOS POR MÊS

- 160 ATENDIMENTOS DE UTI MÓVEL

- 800 ATENDIMENTOS DE AMBULÂNCIA DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA

- 87 SERVIDORES ATUAM NO SAMU

- 440 MIL HABITANTES SÃO ATENDIDOS PELO SAMU HOJE NOS 10 MUNICÍPIOS JÁ CONVENIADOS CONOSCO

- R$ 560 Mil é o investimento mensal do Samu Franca. O Governo Federal repassa R$ 177,9 Mil para custeio. O restante é o município que assume.

Com essa expansão Franca dará todo suporte aos 12 novos municípios parceiros, a partir do know how e experiências da sua equipe. Eles já estão cadastrados, o convênio está aprovado pelo Ministério e está no aguardo da publicação da Portaria e liberação dos recursos para início do gerenciamento.

Paralelamente a esse gerenciamento ampliado, foi elaborado um projeto pleiteando recursos para ampliação da base em Franca e a Prefeitura está no aguardo da liberação pelo Governo Federal.

Console de depuração do Joomla!

Informação do perfil

Memória Utilizada