Prorrogada vacinação contra gripe H1 N1 (cidade registra segundo óbito)

vacinagripe05 Small

Está prorrogada até o dia 15 próximo a vacinação contra a gripe H1 N1 e o atendimento também continua sendo oferecido em toda a rede de UBS, das 10 h às 18 h. A situação agravante é que essa semana foi registrado o segundo óbito na cidade, envolvendo uma paciente de 48 anos, que veio a falecer na Santa Casa da cidade. Antes outra paciente morta em decorrência de complicações da gripe, envolveu uma outra mulher da cidade de Morro Agudo.

Devido a paralisação que ocorreu recentemente, a campanha das vacinas contra a gripe H1 N1 que de princípio terminaria no dia 1° de junho, foi prorrogada pelo Ministério da Saúde até o dia 15 deste mês. Estão sendo atendidos todos os grupos que estavam sendo vacinados anteriormente, que são crianças, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, idosos e professores.

A exemplo do que ocorre em todo o País, a cobertura na cidade está abaixo do esperado, em torno de 47 mil pessoas até o momento, perto de 62%. A meta é vacinar 90% da população alvo. Segundo o levantamento feito pela secretaria da Saúde, divulgado pela Vigilância Epidemiológica nesta terça-feira o momento foram vacinadas 37.88% das crianças, 39.73% das gestantes, 76.56% dos trabalhadores da saúde, 103.44% das puérperas, 71.91% dos idosos e 71.75% dos professores. Estes números em percentuais cresceram em vista os dados anteriores, porém é preciso que haja maior mobilização, especialmente dos pais ou responsáveis levando suas crianças aos postos mais próximos de casa.

Em Franca são as equipes estão vacinando em 14 UBS e 5 Núcleos do programa Saúde da Família.

Para mais informações, o tel é 3711- 9435.