Prefeitura premia alunos no Concurso Cultural “Parceiros Da Saúde” (Prevenção e combate ao Aedes aegypti)

dengue
Em seu 6º ano de execução, a cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Secretaria da Educação, no Parque Francal, com a apresentação dos trabalhos produzidos por alunos e educadores ao longo do ano

     A Prefeitura de Franca celebrou na tarde dessa quarta-feira, através da Secretaria de Saúde e sua equipe de profissionais de I.E.C (Informação, Educação e Comunicação) da Vigilância Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação e Diretoria de Ensino, o momento maior do projeto do concurso cultural “Parceiros da saúde no combate ao Aedes aegypti”. Em seu 6º ano de execução, a cerimônia de premiação ocorreu no auditório da Secretaria da Educação, no Parque Francal, com a apresentação dos trabalhos produzidos por alunos e educadores ao longo do ano.

     Essa parceria tem como objetivo a promoção das crianças como agentes fomentadores da sociedade no combate ao Aedes aegypti, o mosquito causador da Dengue, Febre Chikungunya, Zika e Febre Amarela, além de alertar para os sintomas dessas doenças e a procura aos serviços de saúde, garantindo assim uma geração multiplicadora de conhecimento. Para que o projeto continue frutífero e prospero é necessário investir na Educação, objetivando incentivar e conscientizar a futura população adulta a terem atitudes de responsabilidade ambiental; esclarecer sobre sua corresponsabilidade no cuidado do espaço onde vive sua manutenção e limpeza.

     A educação é um processo contínuo que implica repetição e imitação, além disso, a educação em saúde e a mobilização social são as principais ferramentas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contra a reprodução do mosquito Aedes aegypti. O concurso possui três categorias: desenho, frase e produção textual. A categoria desenho fica reservada aos alunos matriculados na rede de ensino no 3º ano. Já a categoria frase é específica para os alunos do 4º ano e por fim, a produção é direcionada para os alunos do 5º e 6º anos.

     Os alunos vencedores desse ano estiveram com seus professores no auditório da Secretaria da Educação, para o ato de premiação e apresentação do que produziram em sala de aula a partir das orientações dos educadores e agentes das Vigilância Ambiental e Sanitária. Cerca de de 100 pessoas, entre alunos, pais, professores, orientadores e diretores de escola participaram da solenidade, sendo na ocasião distribuídos também calendários de 2019 ilustrados com os 12 desenhos selecionados no concurso. O secretário da Educação Edgar Ajax Filho e a coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Cássia Furini, saudaram alunos, professores e equipes da Vigilância pelo concurso e destacaram o papel de cada um como multiplicadores. Furini representou o secretário Rodolfo Moraes, que em razão de uma emergência não pode comparecer.

     A Secretaria de Saúde reforça que a equipe de educação da Vigilância Ambiental coloca-se a disposição para visitar as escolas oferecendo orientação, palestras, empréstimos de mascotes, disponibiliza-se também material educativo, em especial nesse período de chuvas constantes, em que o volume de água parada também aumenta. É preciso que todos se juntem e mantenham atentos e alertas. Informativos e cartazes poderão ser fornecidos e colocados nos estabelecimentos e as visitas com datas e horários das palestras devem ser agendadas. Os contatos devem ser feitos por cada unidade escolar e o agendamento através do email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os premiados

     Na categoria desenho foram contemplados e seus desenhos ilustram o calendário, David Fulber de Souza (Escola Lina Picchioni Rocha); Leonardo Nascimento Silva e Sofia Pereira Carrijo (Ana Rosa de Lima Barbosa); Isabela Ribeiro da Silva (Vanda Thereza de Senne Badaró); Geovanna Arruda de Moraes (Paulo Freire); Lorrayne Guimarães Baldoria (Sueli Contini Marques); Arthur Neves Sperandini (Rubens Zumstein); Emily Mara Carlos Moreira e Júlia Eduarda Felber (Suzana Ribeiro Sandoval);Júlia Vilas Bôas Redondo (Ana Rosa de Lima Barbosa); Ana Lívia Souza de Melo (Frei Lauro de Carvalho Borges e Laura Carrijo Leão (Caetano Petráglia). Na categoria melhor frase, João Vitor Andre Melo de Souza (Anor Ravagnani); categorias texto 5º e 6ºs anos, Yasmim Borges de Rezende (Christianne Dezuani Dias) e Isabelle de Souza Silva (Homero Alves).

Prefeitura Municipal de Franca

Todos juntos, governo e população, seguindo em frente Compartilhando e Avançando de bem com Franca.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais