Prefeitura leva Saúde Bucal para os pequenos nas EMEIS

dentistanaescola01

Alunos de escolas municipais recebem orientação sobre a melhor forma de escovar os dentes

A Prefeitura de Franca está realizando, através de sua Secretaria de Saúde e Coordenadoria de Saúde Bucal, um trabalho profilático e educativo de fundamental importância em toda a rede de unidades de ensino básico da rede municipal. Mediante convênio com a Universidade de Franca, uma equipe de universitário dos terceiro e quarto anos do curso de odontologia está visitando as unidades de ensino e participando de sessões de orientações para as crianças, ensinando como fazer a escovação correta, limpeza da boca e alguns procedimentos, projeto chamado de extra-muros.

Nessa quinta-feira, as equipes universitárias sob a coordenação da professora Gizelda, estiveram nas Escolas ‘Frei Germano de Anecy’, no Parque Progresso e na Escola ‘Antônio Manoel de Paula’, no Jardim Aeroporto 2. A coordenadora municipal do Programa, Silvana Chagas, mencionou que estão na relação além das atendidas, 530 alunos da Emeb Paulo Freire, no Jardim Aviação; 270 da Antônio Manoel de Paula, no Aeroporto 2; 300 estudantes da Escola Christine Dezuani Dias de Oliveira, no Residencial Dourado; 280 da Frei Germano de Anecy e 280 da Fausto Alexandre Teodoro.

Na tarde dessa quinta-feira, na Emeb do Parque Progresso as crianças, com prévias autorizações dos pais, foram distribuídas em grupos para serem examinadas e ouvirem as explicações sobre higiene bucal. Silvana ressalta que esse estágio batizado de extra-muros, é um espaço de aperfeiçoamento dos estagiários no seu processo de formação, onde com monitores ao lado, realizam exames clínicos, demonstram como fazer a escovação dental, aplicação de flúor e até mesmo restaurações atraumáticas, entre outros procedimentos.

Participaram desse projeto de parceria entre a Prefeitura e a Universidade, 140 alunos do 3º e 4º anos. Os beneficiários são os estudantes na faixa etária de 6 a 10 anos.

Quando necessário, a Prefeitura fornece o transporte aos alunos da Unifran, e alguns materiais odontológicos. Trabalho segundo Silvana Chagas, de grande importância do ponto de vista preventivo e educativo, proporcionando diminuição de cáries dentárias, bem como melhora da mastigação, nutrição e outras funções orais e também recuperação da estética facial.