Campanha Outubro Rosa mobiliza equipes de Unidades de Saúde

Out Rosa 08 10 
     A Secretaria de Saúde, através das equipes de Atenção Básica, está organizando as agendas dos enfermeiros para a solicitação de exames de mamografias de rastreamento e agendamentos de Papanicolau, aliados a um trabalho de decoração dos ambientes de atendimento. As ações são parte da Campanha Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama.  
     O propósito das equipes da Secretaria de Saúde é aproveitar as ações com os grupos que realizam acompanhamento de pacientes e organizar atividades pontuais, especialmente palestras com médicos e enfermeiros, onde esses profissionais terão oportunidade de compartilhar orientações sobre como fazer a prevenção correta. Também serão distribuídos informativos com os cuidados a serem observados.
     A programação preparada para os próximos dias terá como foco as abordagens  sobre câncer de mama, prevenção e também a maneira de obter o diagnóstico precoce.  Durante esta semana, uma reunião com as diretoras de todas as Unidades Básicas e Ambulatórios, serviu para definição do que poderá estar sendo organizado até o final do mês, de modo a despertar a atenção das mulheres para o assunto. 
     Ainda de acordo com o setor de Atenção Básica, cada coordenação de UBS deve estabelecer um ‘Dia D”, em que o assunto será exposto a todos os usuários que buscarem atendimento. Na UBS do Jardim Guanabara, as equipes realizam ações do dia ‘D’ durante essa semana, com o apoio das equipes de estagiários de enfermagem.
     Na UBS da Estação, além da rotina diária dos atendimentos, a equipe está preparando para o dia 21, ações em dois períodos do dia. Pela manhã, será com o grupo de atividades físicas dos idosos no Clube Internacional  e à tarde, será na recepção da UBS, de modo a envolver todos os pacientes que passarem pela repartição.
     Os números mais recentes a nível de Brasil, apontam que em 2019 foram estimados 59.700 novos casos de câncer de mama. Nesse sentido, observa o secretário municipal de Saúde, Lucas Souza, o Outubro Rosa tem uma grande importância para promover a saúde preventiva da mulher e reverter esse quadro preocupante da doença, cuja incidência,  muitas vezes, acontece em virtude da falta de informações claras.
     Com as reuniões periódicas nas UBS,  as equipes farão a entrega de folhetos com orientações, a partir da próxima semana, onde o objetivo é fortalecer essa conscientização das mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama, principalmente,  para que as pessoas  que não conhecem a doença e saibam como diagnosticá-la precocemente.
     Nesse aspecto, a solicitação das mamografias de rastreamento (avaliação das mulheres, mesmo sem nenhum sintoma da doença), será importante para o tratamento preventivo.

Prefeitura Municipal de Franca

Prefeitura de Franca: Trabalho e compromisso com você.
logo ipv6br fundo transparente facehost

Contato

  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 (16)3711-9000
 Rua Frederico Moura, 1.517 - Cidade Nova - Franca/SP - Cep: 14401-150 CNPJ:47.970.769/0001-04 - I.E: isento

Redes Sociais