
A Secretaria Municipal de Saúde informou que continuará com a vacinação nesta quarta-feira, 31, exclusivamente, para a segunda dose das pessoas com 77 anos ou mais, observando que os atendimentos serão feitos de acordo com as datas anotadas no cartão de vacinação, por ocasião da aplicação da primeira dose. Essa vacina que está sendo aplicada é a Coronavac, respeitando o intervalo de 28 dias, entre a primeira e a segunda dose. A Secretaria comunica também, que segue aguardando orientações sobre o envio de novos lotes de vacina pelo Governo do Estado para anunciar as etapas seguintes, para complementar o atendimento das pessoas com 69 anos ou mais e abaixo dessa faixa etária.
Estarão disponíveis, 6 postos de vacinação, sendo 5 Unidades Básicas de Saúde: do Leporace, Brasilândia, Estação, Ângela Rosa e Paulista, funcionando das 7h30 às 13h e o posto Drive Thru, no Poliesportivo, das 8 às 17h. As pessoas devem apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovação da primeira dose.
Uma outra orientação da Secretaria de Saúde, é que o atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e esclarece que, as pessoas não precisam procurar os locais de atendimento fora do horário estabelecido.
O cronograma de vacinação, contendo os públicos alvos, horários e postos de atendimento disponíveis, pode ser consultado, diariamente, de acordo com a disponibilidade das doses, pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19e também nas páginas oficiais da Prefeitura, nas redes sociais, sendo Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).
Confira a relação dos postos de atendimento para a segunda dose dos idosos com 77 anos ou mais, conforme a data anotada no cartão:
Unidades Básicas de Saúde - 7h30 às 13h
UBS Leporace
UBS Brasilândia
UBS Estação
UBS Ângela Rosa
UBS Paulista
Drive Thru - 8 às 17h
Poliesportivo
Segunda Dose
Os profissionais de saúde da linha de frente, que ainda não receberam a segunda dose da vacina, poderão comparecer na UBS do Jardim Paulista, a partir das 13h até às 17h, munidos de um documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose.
Após imunizar nesta segunda-feira e aplicar todas as doses recebidas pelo Governo do Estado, destinadas a primeira dose da vacina para os idosos com 69 anos ou mais, a Secretaria de Saúde anuncia para terça-feira, 30, o início do atendimento, exclusivo, da segunda dose para as pessoas com 77 anos ou mais.
Ao todo serão 9 postos de vacinação, sendo 7 Unidades Básicas de Saúde: do Leporace, Brasilândia, Aeroporto 1, Horto, Estação, Ângela Rosa e Paulista, funcionando das 7h30 às 13h e os 2 postos Drive Thru, no Poliesportivo e Franca Shopping, das 8 às 17h. As pessoas devem apresentar um documento de identidade com foto, o CPF e o cartão de vacinação para comprovação da primeira dose.
Segundo a Secretaria de Saúde, o atendimento será prestado mediante a distribuição de senhas e orientou que não há necessidade das pessoas procurarem os locais de atendimento fora do horário estabelecido.
A Prefeitura aguarda o recebimento de uma nova grade de vacinas nesta semana para prosseguir, vacinando os públicos alvos definidos para a imunização.
O cronograma de vacinação, contendo os públicos alvos, horários e postos de atendimento disponíveis, poderá ser consultado, diariamente, de acordo com a disponibilidade das doses, pelo site da Prefeitura, no link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19 e também nas páginas oficiais da Prefeitura, nas redes sociais, sendo Facebook (https://www.facebook.com/prefeituradefranca) e Instagram (@prefeituradefranca).
Confira a relação dos postos de atendimento para a segunda dose dos idosos com 77 anos ou mais:
Unidades Básicas de Saúde - 07h30 às 13h
UBS Leporace
UBS Brasilândia
UBS Aeroporto 1
UBS do Horto
UBS Estação
UBS Ângela Rosa
UBS Paulista
Drive Thru - 8 às 17h
Poliesportivo
Franca Shopping
Segunda Dose
Os profissionais de saúde da linha de frente, que ainda não receberam a segunda dose da vacina, poderão comparecer na UBS do Jardim Paulista, a partir das 13 às 17h, munidos de um documento de identificação com foto, CPF e o cartão de vacinação para comprovar a primeira dose.
A Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em facilitar para às pessoas, que fazem uso de medicação de uso contínuo, àquelas voltadas aos pacientes da Atenção Básica (UBS e núcleos de Estratégia da Família), realizando a distribuição mais perto de sua casa, através das 23 farmácias montadas nesses locais. Nesse período de pandemia, em que a orientação é evitar todo tipo de aglomeração e manter o distanciamento social, com essa medida, as autoridades da área estão buscando evitar o acúmulo de pacientes no NGA-16, onde por uma questão de hábito, muitos deles se dirigem para retirar remédios que podem ser encontrados nas UBS e demais postos.
A informação transmitida às pessoas que fazem uso de medicamentos oferecidos pela rede pública, que somam mais de 300 itens, é que antes de se deslocarem de onde residem até o NGA-16, primeiro, procurem a UBS mais próxima de sua casa ou o núcleo de Estratégia da Família (ESF). Ao todo são 23 UBS/ESFs, a Casa do Diabético, Centro de Saúde e o próprio NGA.
Confira a relação das UBS e Saúde da Família e os horários de atendimento para a retirada de medicamentos:
Das 8h às 17h
Ângela Rosa
Parque Leporace
Vila São Sebastião
Horto/Miramontes
Paulistano
Progresso
Aeroporto 3
Estação
Guanabara
UPAs Anita e Aeroporto
Das 7h às 16h
NGA-6
Centro de Saúde I
Casa do Diabético
Das 13h às 17h
UBS Paulista
Santa Clara
Luíza, ESFs City Petrópolis e Jardim Palma.
Das 8h às 12h
Brasilândia
Planalto
Santa Terezinha
Paineiras
ESF Esmeralda
Psicotrópicos
São 9 farmácias em UBS e Centro de Saúde, além do NGA-16, onde podem ser retirados psicotrópicos, a saber:
Ângela Rosa
Leporace
São Sebastião
Horto/Miramontes
Paulistano
Progresso
Aeroporto 3
O decreto municipal n° 11.217 de 19 de março, assinado pelo prefeito Alexandre Ferreira, que dispõe sobre as medidas restritivas da Fase Emergencial do Plano São Paulo, permanece em vigor até a próxima terça-feira, dia 30. Esse alerta foi reforçado nesta sexta-feira, 26, pelas autoridades sanitárias municipais, pedindo a colaboração das pessoas, mantendo os cuidados com a higiene pessoal, o distanciamento social e respeitando às normas que restringem o funcionamento das atividades no comércio em seus vários segmentos.
A Vigilância Sanitária está atuando com firmeza, levando orientações e buscando sensibilizar às pessoas a respeitarem as medidas restritivas do decreto municipal.
Recomendações
O prefeito Alexandre Ferreira segue trabalhando, junto com as instituições médicas da cidade e o Estado, no sentido de viabilizar novos leitos, seja de enfermaria, com os seis novos abertos no Pronto-Socorro Municipal ‘Dr. Álvaro Azzuz’, como as 10 novas unidades de UTI-SUS, que estão previstas para serem instaladas no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Porém, o prefeito tem sido enfático, ao afirmar que a alternativa de novos leitos não é o bastante, pois é preciso contar com estrutura física, de medicamentos que estão no limite, além de profissionais de saúde.
Diante desse quadro, o apelo geral das autoridades é para que as pessoas fiquem em casa, neste final de semana, evitando sair e quando houver necessidade, que cumpram os protocolos sanitários de prevenção a Covid-19, com o uso de máscara, álcool gel e evitem aglomerações. O objetivo é evitar um colapso pela falta de leitos, tanto de enfermaria como de UTI, em seus limites em toda a rede.